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Por que o review de produtos pode aumentar suas vendas no e-commerce?

Por que o review de produtos pode aumentar suas vendas no e-commerce?

29.03.2022 por Laika em E-Commerce

Conseguir review de produtos pode ser uma boa estratégia para auxiliar nas vendas. Veja algumas dicas e coloque em prática no seu negócio.

Review de produtos é um fator que influencia positivamente na experiência e jornada do consumidor, especialmente se ele está buscando por mais informações sobre um determinado item.

Isso acontece porque o review pode trazer informações que auxilie o potencial cliente a tomar a decisão de compra. Segundo a pesquisa feita pela Spiegel Research Center, a probabilidade de compra de um produto com cinco comentários é 270% maior em comparação com aqueles sem nenhum comentário.

Consequentemente, as vendas do seu negócio podem ser potencializadas com bons reviews. 

O que é o review de produtos dentro do e-commerce?

Review é uma análise sobre um produto ou serviço. Ela pode ser feita pelos consumidores e influenciadores que recebem um item para fazer avaliações e compartilhar sua opinião com seu público.

Essas análises podem ser publicadas em diferentes canais, como em redes sociais, blogs, canais no YouTube, entre outros. No entanto, é comum que o próprio e-commerce dedique uma seção da página do produto especialmente para reviews.

Normalmente essas avaliações no e-commerce incluem informações como:

  • nome do cliente que adquiriu o produto – também pode oferecer a opção de comentário anônimo;
  • forma de avaliação por estrelas (de 0 a 5 estrelas);
  • texto contendo a opinião do comprador sobre o produto;
  • data da publicação da avaliação.

Por que é importante ter o review de produtos?

A disponibilização de reviews proporciona benefícios que estão diretamente ligados à decisão de compra dos consumidores. Entenda-os a seguir.

Traz credibilidade ao produto

Antes de realizar a compra, os potenciais clientes procuram opiniões de quem tem ou já teve o mesmo item em mãos. Assim, eles terão mais confiança de que o produto condiz com sua descrição, se ele é de qualidade e sua marca original. Segundo a Brightlocal, 83% dos clientes confiam mais em empresas com conteúdo gerado pelos próprios consumidores — o que inclui reviews.

Detalha suas características e soluciona dúvidas

Por mais completo que seja o cadastro e mais bem detalhada seja a foto de um produto, ainda existirão especificidades que não estarão presentes no texto. Há pessoas que buscam mais informações sobre aquilo que querem comprar por meio dos reviews, como:

  • se um sapato calça um número maior ou menor que o normal;
  • a elasticidade de um tecido e como se ele molda no corpo;
  • em quanto tempo determinado produto gera resultados;
  • o sabor de um alimento.

Clientes podem ter dúvidas que são apenas solucionadas por quem já adquiriu um produto. Por exemplo, se ele pretende adquirir um móvel, ele pode buscar no review informações sobre a facilidade de montagem, quais ferramentas foram necessárias etc.

Como criar estratégias para conseguir review dos seus produtos?

De nada adiantaria adicionar o recurso de reviews em seu e-commerce se os clientes não utilizam a ferramenta. Além disso, apenas disponibilizar reviews não será suficiente para que eles utilizem essa funcionalidade na prática.

Por isso, a seguir trouxemos as melhores táticas para que você consiga fazer com que seus clientes escrevam reviews.

Saiba o que perguntar aos seus clientes

Primeiro, você precisa saber exatamente quais informações serão solicitadas quando entrar em contato com o seu cliente.

Isso evita que o consumidor traga informações diferentes das que você deseja. Por exemplo, é possível que o cliente envie um review sobre a credibilidade do seu e-commerce, mas seu objetivo é conseguir uma análise do produto.

Para evitar essa confusão, anote o que você perguntará ao cliente, o que engloba:

  • Qualidade do produto: o produto é de alta qualidade ou não?
  • Características dos produtos: as características do produto são condizentes com a descrição no site?
  • Experiência com o produto: as suas expectativas foram satisfeitas ou não?
  • Recomendação: o cliente recomendaria o produto para outra pessoa ou não?

Peça o review por e-mail

Enviar e-mails é uma ótima forma de pedir para que seus clientes façam o review de um produto. Conforme um estudo da DMA, 99% dos consumidores checam suas caixas de entrada diariamente. Por isso, é provável que elas vejam o e-mail.

Programe seu e-mail para que ele seja enviado no tempo certo, prazo que dependerá das características de cada item. Há produtos que podem ser analisados em um tempo mais curto pelo cliente, como roupas. Enquanto outros levarão mais tempo,como cremes e shampoos.

Faça o convite junto do produto

Você pode elaborar uma mensagem, imprimir e anexá-la a uma carta junto ao produto pedindo para que o review seja feito. Essa é uma boa estratégia para que o cliente pense em publicar sua opinião enquanto está com o item nas mãos.

Peça informações sobre sua experiência em geral

Além de perguntar sobre o produto, você pode solicitar informações sobre a experiência do consumidor em relação a diferentes aspectos do seu negócio, como:

  • atendimento: se o atendimento foi rápido, cortês e se o atendente fez o possível para solucionar suas dúvidas no primeiro contato;
  • portal do e-commerce: se o site é fácil, agradável e intuitivo para navegar, bem como se a descrição do produto foi suficiente ou precisa de mais informações;
  • interação com a empresa: diz respeito à interação entre o cliente e sua marca, como os conteúdos e e-mails enviados.

Essas informações são úteis para que você consiga melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce.

Explique como o cliente pode fazer review

Muitas vezes, os clientes desejam escrever reviews, mas não sabem como fazê-lo. Por isso, é relevante que o e-mail ou convite também ensine como o cliente pode fazer o review na prática.

No caso do e-mail, você pode incluir diretamente o link para o review do produto, facilitando todo o processo. A seção de reviews normalmente fica logo abaixo do produto ou há um botão escrito “o que achou do produto?”.

O review dos clientes pode potencializar suas vendas

A performance do site e a experiência do usuário no seu e-commerce pode influenciar no review de produtos, isso inclui tempo de carregamento de páginas, disposição da vitrine virtual, facilidade de navegação nos menus, cadastro dos produtos, entre outros aspectos. Se o consumidor tiver uma boa experiência, por exemplo, é mais provável que ele escreva um bom review do produto.