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Como aplicar usabilidade no e-commerce?

Como aplicar usabilidade no e-commerce?

26.11.2021 por Laika em artigos-tiny, E-Commerce

Uma boa usabilidade faz muita diferença em um e-commerce. Entenda o que é e como deixar seu site ideal para converter mais vendas.

Quando se fala em usabilidade no e-commerce, a ideia é bastante simples: tornar o seu e-commerce mais fácil e natural de usar. Afinal, se você não faz isso, o seu cliente acaba tendo dificuldades para realizar o que deseja e pode até desistir da compra.

Por outro lado, aprimorar a usabilidade no e-commerce permite melhorar a experiência do público e até aumentar as chances de fidelizar essas pessoas.

A seguir, você irá aprender como colocar a usabilidade entre as prioridades do seu e-commerce para melhorar os seus resultados.

O que é usabilidade?

O termo usabilidade se refere à facilidade que o usuário tem para interagir com algum produto ou serviço. Ele se aplica a uma grande variedade de ferramentas, indo desde as físicas até as virtuais.

Você provavelmente já utilizou alguma solução desnecessariamente complexa ou difícil de aprender. Esses casos de ferramentas com pouca usabilidade ainda existem, mas podem ser abandonadas pelas pessoas em favor de alternativas mais intuitivas.

Por outro lado, uma boa usabilidade oferece uso rápido e natural, sem que o usuário enfrente barreiras ou dificuldades.

No caso do e-commerce, o foco está em tornar o acesso da sua loja o mais fácil possível para potencializar seus resultados e converter mais vendas. Isso se dá por meio de uma série de ajustes focados em tornar suas páginas mais intuitivas e o processo de compra mais eficiente.

Por que é importante focar na usabilidade no e-commerce?

Para começar, a usabilidade ajuda a simplificar processos e deixar os caminhos mais claros para os clientes, evidenciando elementos de comando, como botões de compra, mudança de páginas ou links relevantes, que vão deixar a experiência mais tranquila e fluída.

Além disso, a concorrência no e-commerce está maior. Isso faz com que os clientes tenham múltiplas opções para escolher em qual e-commerce vão finalizar a compra. Dessa forma, qualquer problema com o seu site pode ser suficiente para perder esse público.

Ações focadas em usabilidade no e-commerce também são capazes de otimizar os seus resultados. Elas encurtam o caminho do seu cliente até a finalização da compra, o que faz muito bem para as suas estratégias de venda.

Como aplicar usabilidade no e-commerce?

Tudo pronto para focar as suas ações na usabilidade no e-commerce? Para isso, é importante reservar tempo e recursos para realizar os ajustes certos na experiência da sua loja virtual, desde o layout dela até os seus processos de compra.

Então, conheça a seguir os passos essenciais para aprimorar a usabilidade no seu e-commerce e entregar uma experiência de maior qualidade aos seus clientes.

Entenda as intenções do seu público

Para que seja possível aprimorar a usabilidade no seu e-commerce, primeiro você precisa entender as intenções do seu público. Esse processo envolve pensar como elas no contexto da sua loja virtual.

Ou seja, o foco está em considerar o que mais estão buscando. Isso é importante porque todos os ajustes que você fará a seguir se baseiam nesse conhecimento. Então, também é um passo que você deve repetir com frequência.

Para fazer isso, você tem diversas ferramentas à sua disposição. Por exemplo, você pode fazer uma análise com um grupo de pessoas que se encaixa no perfil do seu público-alvo, usar as redes sociais para identificar padrões de comportamento ou até mesmo se basear em estudos já publicados no seu mercado.

Organize a disposição dos produtos

O principal intuito de um e-commerce é facilitar o acesso do público aos seus produtos, certo? Então, uma das suas prioridades deve ser a organização das categorias. Você deve pensar no caminho que seu cliente percorrerá até encontrar os produtos e realizar a compra que deseja.

Uma das formas de fazer isso é analisar lojas virtuais conhecidas. Assim, você conseguirá entender como essa organização funciona e, até mesmo, se inspirar em algumas técnicas.

É interessante lembrar que tais lojas seguem um padrão ao qual o cliente já está acostumado e certamente é resultado de muitos testes de usabilidade. Por fim, lembre-se de adaptá-lo à realidade do seu negócio.

Implemente uma navegação intuitiva

Falar em usabilidade no e-commerce é tornar o uso da sua loja mais fácil. Ou seja, pessoas de diferentes perfis e níveis de experiência com a web devem chegar até onde desejam sem dificuldades.

Para isso, você precisa de uma navegação intuitiva. Evite menus complexos demais, telas com escolhas confusas e esconder categorias em áreas que ninguém pensa em explorar. Em vez disso, priorize os elementos mais importantes no seu layout tendo em mente as intenções do seu público.

Otimize todas as etapas de compra

Se comprar no seu e-commerce é algo longo e complicado, poderá comprometer suas vendas. Então, se o seu objetivo é melhorar a usabilidade no e-commerce para aproveitar os benefícios disso, é preciso voltar a sua atenção também para as etapas de compra.

Leve em consideração se não existem passos demais até a finalização do checkout. Há casos em que as lojas exigem dados demais, têm telas em excesso ou fazem o cliente esperar por causa do carregamento de página lento. Evite tudo isso ao encurtar o caminho até a compra para impactar positivamente a experiência.

Conclusão

A usabilidade no e-commerce precisa estar entre as suas prioridades se você deseja obter bons resultados com a sua loja virtual. Afinal, ela vem para ajudar a melhorar a experiência do cliente e permite que o público alcance seus objetivos de forma intuitiva.

É importante facilitar as compras dos seus clientes no e-commerce. Portanto, vale a pena se dedicar a fazer os ajustes necessários na sua experiência de compra tendo a usabilidade como foco principal.

Dessa forma, os seus clientes terão mais facilidade para comprar de você e os seus resultados serão aprimorados como consequência. Por fim, esse é um esforço que deve ser contínuo, sempre acompanhando as tendências e mudanças de comportamento do público.

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