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Como preparar a loja virtual e aumentar as vendas no Natal

Como preparar a loja virtual e aumentar as vendas no Natal

06.12.2021 por Laika em E-Commerce

As vendas no Natal são de alta importância para o e-commerce. Veja como preparar sua loja para que ela esteja pronta para receber os consumidores.

Enquanto enfeites natalinos vão tomando conta dos estabelecimentos comerciais e das ruas, as lojas virtuais tomam fôlego após a data mais movimentada do ano, a Black Friday, e começam a definir estratégias para vendas no Natal. Isso ocorre porque as possibilidades de ganho são promissoras, pois grande parte dos consumidores recebe o 13° salário e presenteiam amigos e parentes na véspera de Natal.

Como aumentar suas vendas no Natal?

Com abordagens certeiras, seu e-commerce tem a chance de atrair o público interessado, bem como aumentar seu faturamento para fechar o ano com chave de ouro. Como essa data ainda apresenta grande apelo para as pessoas, é possível conseguir resultados comerciais consideráveis.

Continue lendo e aprenda como preparar o seu site para garantir boas vendas no Natal.

Crie conteúdos que convertem em vendas

O marketing de conteúdo é fundamental para atrair potenciais compradores em qualquer período do ano, mas durante a véspera de Natal ele se torna ainda mais necessário. Para aproveitar a data, publique materiais no blog e nas mídias sociais, abordando temas que podem chamar a atenção do seu público-alvo.

Avalie as estatísticas do Google para identificar os assuntos mais procurados. Considere as buscas mais frequentes dessa época, como “presente de amigo secreto” ou “presente de Natal para crianças” e crie conteúdos breves e chamativos para atender a essas demandas de consumo. Inclua termos-chave nos títulos, nos textos e nas URLs para brigar pelas primeiras posições nos resultados de busca.

Se a sua loja virtual oferece mercadorias ótimas para presentear crianças, por exemplo, coloque alguns itens como sugestão no artigo do blog ou em vídeos. Mas faça isso com moderação para que a publicidade não fique agressiva.

Traga o Natal para a sua loja

O espírito natalino pode estar presente na apresentação do seu site, como árvores de Natal, sinos, guirlandas, etc. Customize o e-commerce com cores quentes e brilhantes para chamar a atenção do público logo de cara. Insira banners sobre a data na página inicial e personalize seu logo com uma roupa de Papai Noel, por exemplo.

O segredo é não ter exageros, para que a experiência do usuário seja agradável. Logo, priorize uma navegação simples, comunicação clara e velocidade de carregamento. O objetivo é simplificar a navegação, garantindo que o público encontre rapidamente os produtos e retorne no futuro.

Prepare o estoque para o fim do ano

É importante que o produto chegue no endereço dos consumidores a tempo do Natal, pois as pessoas gostam de fazer compras com antecedência para presentear sua família e amigos na data. Logo, o lojista precisa garantir a eficiência do estoque e da logística para que tudo funcione da melhor forma possível.

Presentear é uma tradição do Natal e nada mais inconveniente do que deixar de entregar presentes porque não chegaram antes da data. Esse é um erro que pode comprometer a reputação do seu site de vendas.

Portanto, analise o nível do estoque, negocie com fornecedores e estude o prazo de entrega das transportadoras. E, caso algum produto não possa ser entregue até o Natal, esclareça durante a venda.

Invista em mídia digital paga e segmentada

Que tal aproveitar a força de grandes marcas da internet como Google, Facebook e Instagram para impulsionar as vendas do seu e-commerce? Invista em mídia paga direcionada ao seu público-alvo. Para isso, escolha os canais de marketing compatíveis com o perfil dos seus clientes.

Depois, elabore as peças publicitárias com temática natalina e segmente para grupos de consumidores específicos. Por fim, acompanhe os resultados para saber se as estratégias estão agradando ou não.

Ofereça boas condições de pagamento

É preciso cuidar das formas de pagamentos do seu site. A entrada do Pix aumentou o leque de possibilidades, mas precisa ser bem trabalhado para garantir segurança, praticidade e instantaneidade para o público. Além disso, também é importante oferecer bons parcelamentos, especialmente para itens mais caros.

Cartão pré-pago, carteira digital, gift cards, pontos de fidelidade, diversos tipos de pagamentos e vantagens podem ser oferecidas. O objetivo é evitar o abandono de carrinho na hora do checkout. Facilite a vida dos clientes e veja suas vendas aumentarem.

Estipule metas de vendas

Defina quanto seu e-commerce pretende lucrar, quantos acessos deseja ter e o ticket médio para o Natal. Ao considerar essas metas, você descobre se as abordagens e otimizações estão sendo eficientes ou se necessitam de ajustes.

Para potencializar o cumprimento das metas estipuladas, crie uma lista de presentes sugeridos e ofereça mercadorias relacionadas de acordo com o perfil de busca de cada cliente. Disponibilize também um painel comparativo entre produtos similares dentro do seu site.

Faça uma lista de contatos interessados

Levante dados de acesso na sua loja virtual, estude os históricos de tráfego dos natais anteriores e o interesse de clientes em comprar presentes de Natal nas mídias sociais. Reúna o contato dos consumidores mais assíduos — por meio de dados cadastrais — e crie campanhas de e-mail diretas e personalizadas.

Em muitos casos, as pessoas só necessitam de um gatilho para fechar negócio. Ofereça promoções, descontos exclusivos e até brindes para aumentar o tráfego orgânico e fomentar mais vendas.

Cuide da performance da plataforma de e-commerce

Um detalhe que não pode passar despercebido é a estabilidade da plataforma de e-commerce durante o aumento do tráfego. Confira possíveis falhas, como carregamento das páginas, bugs, checkout, entre outros detalhes que julgar importante.

Erros como esses fazem total diferença no faturamento e nas vendas. Imagine que um visitante acessa o site e as imagens do produto não carregam. Provavelmente, ele deixará sua loja virtual e partirá para a concorrência.

Além disso, mantenha contato constante com a plataforma de e-commerce para garantir suporte adequado em momentos de pico de acessos, resolvendo problemas com agilidade e eficiência. Também invista em recursos de segurança e confiabilidade por meio de selos, garantias, reviews de clientes, notas para os produtos adquiridos, entre outros.

Conclusão

Preparar a loja virtual para o Natal é uma tarefa simples, caso seja realizada com antecedência. Assim, você terá grandes chances de aumentar suas vendas e fidelizar clientes por meio de uma experiência agradável e instantânea. Tenha foco nos anseios e demandas do seu nicho de mercado para obter sucesso com a sua loja virtual.