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Guia rápido para aumentar suas vendas pelo WhatsApp

Guia rápido para aumentar suas vendas pelo WhatsApp

15.06.2021 por Laika em E-Commerce

Vender pelo WhatsApp pode ser uma boa alternativa para melhorar o faturamento da empresa. Veja algumas dicas.

Há um grande crescimento no uso do WhatsApp pela população segundo os dados da consultoria Kantar, que pesquisou mais de 25 mil consumidores em 30 países (incluindo o Brasil) e concluiu que a pandemia de COVID-19 impulsionou o uso do aplicativo em mais de 40%. Esse fenômeno constitui uma oportunidade para que os empreendedores aumentem suas vendas pelo WhatsApp.

O negócio usufrui de algumas vantagens quando utiliza esse aplicativo, como o contato personalizado com seus clientes, maior engajamento dos consumidores — 57,86% deles visualizam as mensagens em menos de um minuto, segundo estudo da Universidade Bar-Ilan, de Israel —, gratuidade de uso e a possibilidade de categorizar clientes.

Por isso, pensamos neste conteúdo para te motivar a dar o primeiro passo. Este guia rápido o ajudará a iniciar suas vendas pelo WhatsApp, além de trazer estratégias que poderão alavancar as vendas.

Iniciando as vendas pelo WhatsApp

Neste tópico estão as primeiras etapas para que você comece a utilizar a ferramenta adequadamente.

Configurar um WhatsApp Business

Baixe o aplicativo do WhatsApp que traz funcionalidades específicas para negócios e está disponível gratuitamente na Play Store (para Android) e App Store (para iOS). Abra o programa, toque em “Concordar e Continuar” e permita acesso a contatos, fotos e arquivos.

Após, insira e confirme o número de telefone comercial da empresa, que pode ser um telefone fixo ou móvel. Caso as mensagens sejam perdidas ou o dispositivo seja trocado, é possível fazer backup (cópia de segurança) de todas as mensagens a partir do número de telefone informado.

Há outras informações que podem ser editadas no perfil para trazer mais credibilidade ao negócio, como:

  • localização da empresa;
  • tipo do negócio;
  • segmento;
  • e-mail para contato (é recomendável colocar o e-mail de atendimento ou suporte);
  • link para o site oficial da empresa;
  • breve descrição dos produtos ou serviços oferecidos.

Estruturar mensagens prontas

O WhatsApp Business permite a inclusão de mensagens prontas que são enviadas automaticamente aos clientes em determinadas situações. Para isso, acesse o menu de três pontos no canto superior direito e acesse “Ferramentas Comerciais”. Há três tipos de mensagens que podem ser editadas:

  • mensagem de ausência: enviada quando o negócio está fechado ou não há atendentes disponíveis;
  • mensagem de saudação: usado no primeiro contato que a empresa tem com o cliente;
  • respostas rápidas: mensagens que geralmente respondem à maioria das dúvidas dos clientes.

Para responder aos seus clientes no WhatsApp com ainda mais agilidade no dia a dia, é possível definir atalhos para localizar as respostas rápidas definidas, poupando seu tempo. Assim, ao digitar o atalho (até 25 caracteres) ou palavra-chave (até 15 caracteres) a resposta será incluída na tela e você pode enviá-la ao seu cliente.

Mas saiba que existem certas limitações que podem impedir que essas respostas sejam incluídas, são elas:

  • há um limite de 50 respostas rápidas;
  • todos os atalhos devem começar com “/”;
  • não se pode incluir caracteres especiais (como # e !);
  • cada espaços no começo e final dos atalhos são removidos;
  • só podem ter 3 palavras-chave para cada resposta rápida.

Usar etiquetas para o funil de vendas

Pode-se adicionar uma etiqueta à conversa para classificar o cliente. O WhatsApp Business traz algumas etiquetas prontas, como “Novo Cliente”, “Novo Pedido”, “Pago”, entre outros, mas é possível criar etiquetas no menu “Ferramentas Comerciais”.

Esse recurso pode ser utilizado, por exemplo, para definir em qual etapa do funil de vendas cada cliente se encontra, facilitando a identificação de consumidores novos, que já se engajarem com a marca ou já são fidelizados.

Implementar o WhatsApp Business API

API é uma interface que faz com que diferentes sistemas se integrem, trocando informações automaticamente. O WhatsApp Business disponibiliza uma API que permite conexão com outros sistemas para ampliar suas funcionalidades, como o uso de Chatbots, inteligência artificial que comunica automaticamente com o cliente, possibilitando que o atendimento fique disponível por 24 horas.

Utilizar a API acrescenta um selo de conta verificada no contato da marca, informando aos clientes que se trata de marca autêntica. Isso evita que os consumidores desconfiem que se trata de fraude ou tentativa de golpe.

O Tiny ERP é parceiro do ZapCommerce, uma plataforma que possibilita vender por aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct. A utilização dessa solução traz mais vantagens às vendas pelo WhatsApp, você pode conferi-las neste conteúdo.

Estratégias para colocar em prática

Com o WhatsApp Business pronto, a seguir estão algumas estratégias que podem ser usadas com a ferramenta para ajudar nas vendas.

Prospectar clientes

Pelo fato do WhatsApp ser a plataforma de comunicação mais utilizada no Brasil — usada por 91,7% dos brasileiros de acordo com a pesquisa Digital 2021: Brasil —, podem existir grupos relacionados ao nicho de mercado de seu negócio. O gestor pode entrar nesse grupo e se comunicar diretamente com seu público, mostrando como seus produtos ou serviços atenderão sua necessidade.

No entanto, é importante que o responsável pela atividade (quem entrará no grupo) seja convidado pelos membros, fazendo com que a interação com o prospects (indivíduo que entrou em contato com a empresa) que seja mais espontânea.

O vendedor ainda pode criar grupos relacionados ao universo da empresa e divulgar nas redes sociais. O público poderá acessar o grupo, conhecer a marca e discutir sobre produtos ou serviços de seu interesse. Além de engajar leads (pessoas que interagiram com a marca), a empresa poderá observar sobre o comportamento, gostos e opiniões dos possíveis clientes.

Qualificar e nutrir clientes

A empresa pode enviar diferentes materiais diretamente para seus leads (processo chamado de nutrição) pelo WhatsApp, como imagens, vídeos (arquivos no formato “.mp4” ou YouTube) e PDFs contendo eBooks, infográficos etc.

Com a ajuda da etiqueta que pode ser inserida em cada contato, pode-se identificar em qual estágio do funil cada lead se encontra e compartilhar os conteúdos adequados.

Enviar propostas pelo WhatsApp

Com o envio periódico desses materiais, o lead será nutrido até apresentar interesse em adquirir produtos ou serviços da empresa, tornando-se uma oportunidade. Esse é o momento ideal para enviar uma proposta de venda. Se o contato não fizer a compra no momento, a marca pode continuar nutrindo a lead ou enviar promoções em momentos oportunos — como durante a Black Friday.

Conclusão

O aumento do uso do WhatsApp pelos brasileiros criou uma oportunidade para que empresas usem essa plataforma para alcançar, conhecer e nutrir seu público até que se tornem efetivos clientes. No entanto, é fundamental que o WhatsApp Business seja baixado e devidamente configurado conforme as dicas listadas, assim a empresa consegue prestar um atendimento de qualidade e transmitir credibilidade aos clientes.

A empresa também deve aproveitar das estratégias de vendas explicadas para potencializar as vendas pelo WhatsApp, mas elas também são efetivas em aplicativos de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, Instagram Direct e Telegram.

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