Bem-vindo ao blog do Tiny

Facilite o recebimento de suas vendas recorrentes

Facilite o recebimento de suas vendas recorrentes

01.10.2021 por Galax Pay em E-Commerce

Entenda com a Galax Pay como as vendas recorrentes podem trazer benefícios financeiros para o seu negócio.

Recorrência é a grande tendência entre os negócios digitais – e muitos já praticam sem sequer perceber. O problema é que realizam isso sem uma plataforma de pagamento recorrente para uma melhor gestão.

Segundo o relatório da Subscription Economy Index, negócios com a recorrência cresceram mais de 350% entre os anos de 2012 e 2019. Entre essas empresas, é comum a presença de um sistema de venda recorrente.

Mas o que é recorrência? Por que esse modelo faz tanto sentido com o seu negócio? Prossiga com a leitura do artigo e entenda como a cobrança recorrente já é parte do seu DNA!

O que é a recorrência e como ela funciona num negócio digital?

Negócios com a recorrência apresentam uma tendência a crescerem de maneira sustentável e escalável.

A recorrência se trata de um modelo de cobrança comumente usado em assinaturas, mensalidades e planos. Nela, o cliente realiza pagamentos periódicos para ter acesso a um produto ou serviço.

É basicamente uma compra realizada com frequência, onde o cliente recebe um produto ou serviço conforme continua pagando. A cobrança recorrente é realizada todo mês, trimestre, semestre ou ano, entre outros períodos.

É o mesmo que parcelamento?

Não, o parcelamento não é um pagamento recorrente, pois ele se trata de um valor único que é pago em prestações. Já a recorrência cobra um valor mensal (ou outro período) para o acesso do cliente aos serviços ou produtos.

Esse valor é cobrado unicamente na parcela do mês e só será cobrado novamente se o cliente renovar o plano, mensalidade ou assinatura. Dessa forma, a cobrança recorrente não compromete o limite do cartão de crédito, por exemplo.

O pagamento recorrente se encaixa no meu negócio digital?

Sendo sincero, qualquer negócio com recorrência nas vendas pode aplicar a cobrança recorrente. Ela se encaixa com a natureza dessas empresas e até mesmo aprimora o modelo de vendas frequentes.

Alguns exemplos comuns são:

  • Clubes de assinatura de livros, de vinhos, de receitas, entre outros;
  • Conteúdo por assinatura, como Netflix e Spotify;
  • Academias com planos e assinaturas;
  • Universidades e cursos;
  • Estacionamentos com mensalistas;
  • Planos de saúde;
  • Empresas SaaS;
  • Comércio com venda recorrente dos seus produtos.

Dessa forma, pode ser que a sua empresa já pratique a recorrência no dia a dia, apenas não possui uma plataforma de pagamento recorrente.

Por que é tão vantajoso adotar a cobrança recorrente na sua empresa?

Negócios com a recorrência costumam ter um crescimento escalável. Isso ocorre pelas inúmeras vantagens que a cobrança recorrente possui. E quais são?

Aprimora o seu número de vendas

No pagamento recorrente, é adotado um preço mais acessível para o acesso ao produto ou serviço, que seriam mais caros se obtidos de forma avulsa. Isso gera uma percepção de valor agregado que chama a atenção de mais clientes.

Dessa maneira, é natural um aumento no número de vendas e também na quantidade de clientes fiéis.

Gera maior previsibilidade financeira para o seu negócio

Pela natureza dessa forma de pagamento, é possível ao empreendedor ter maior previsibilidade financeira. Você sabe o quanto vai receber nos próximos meses e pode até ter melhor noção sobre o faturamento anual.

Claro que depende de você continuar estimulando o cliente a renovar a assinatura, mensalidade ou plano.

É possível um menor risco de inadimplência

A cobrança recorrente pode ser automática se for realizada numa plataforma de pagamento online. Com uma cobrança enviada automaticamente, é menor a chance do cliente não pagar a conta.

Além disso, se a cobrança for realizada no cartão de crédito, todo mês ela surgirá na fatura do cliente. Dessa maneira, o pagamento se torna garantido.

Se torna mais prático de mensurar os resultados

Através de uma plataforma de pagamento online, é possível obter relatórios e dashboards acerca da saúde financeira do seu negócio. Por exemplo, você tem acesso a:

  • Quantidade de clientes recentes;
  • Quantidade de cancelamentos;
  • Tempo de permanência dos clientes;
  • Receita mensal recorrente.

Com esses dados em mãos, torna- se mais fácil tomar as melhores decisões para o negócio.

Como ter uma melhor gestão de cobranças para a recorrência da sua empresa?

Muitas empresas já emitem de forma recorrente as suas cobranças, apenas não se atentam a isso. O problema disso é que acabam não sabendo realizar a melhor gestão de cobranças.

A melhor opção para quem já realiza vendas recorrentes é adotar uma plataforma de pagamento online. Numa plataforma, é possível automatizar as cobranças e garantir diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, boleto e Pix.

Além disso, ela serve como um sistema de gestão, onde pode gerir os clientes e as cobranças de maneira intuitiva. Para acompanhar, há diferentes relatórios e dashboards para guiar as decisões do seu negócio.

Use a plataforma de pagamento recorrente para ter uma melhor gestão de cobranças

Adotar a recorrência sem uma plataforma para gestão de cobranças complica muito. Afinal, você terá de lidar com todas as cobranças sem a vantagem da automatização, correndo o risco da inadimplência e da imprevisibilidade financeira.

Tendo uma plataforma de pagamento recorrente confiável, seu negócio pode crescer de forma saudável e escalável. Estude as melhores opções do mercado e deixe nos comentários as dúvidas restantes.