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4 passos para aumentar a visibilidade dos produtos na internet

4 passos para aumentar a visibilidade dos produtos na internet

20.08.2019 por Camilla de Oliveira Lima em E-Commerce

Descubra como aumentar a visibilidade dos seus produtos na internet em apenas quatro passos e turbine as vendas online.

A internet representa um oceano de oportunidades para quem é lojista. Alto número de potenciais clientes, tráfego qualificado, grande abrangência e baixos custos de investimento são só algumas das vantagens do modelo. No entanto, justamente por ser tão interessante para o comércio, o e-commerce está se tornando um ambiente de concorrência acirrada. E é por isso que as marcas precisam investir em estratégias que ajudem a ganhar visibilidade dos produtos online para se destacar frente as demais.

O problema é que nem sempre é fácil identificar e priorizar as ações que realmente geram aumento de vendas. Pensando nisso, listamos quatro fatores essenciais para quem quer impulsionar a visibilidade dos produtos na internet. Use as dicas como ponto de partida para você otimizar a estratégia de vendas da sua loja e comece a ver as métricas subirem!

Como aumentar a visibilidade dos produtos em 4 passos

1. Fazer um excelente cadastro de produto

Muitos lojistas subestimam a importância do cadastro de produtos na internet e dedicam pouca atenção a essa etapa da operação. No entanto, esse é um erro grave, que prejudica o desempenho da empresa. Isso porque a qualidade dos anúncios influencia diretamente o posicionamento dos produtos nos buscadores e, consequentemente, impacta as taxas de conversão.

Para você ter ideia, apenas 13% do público retorna a lojas que apresentam informações confusas ou insuficientes sobre os produtos. Por outro lado, a otimização dos cadastros pode aumentar em até 30% a taxa de conversão dos anúncios, conforme revela a pesquisa E-commerce Quality Index (EQI) 2019.

Com isso em vista, quem deseja ganhar visibilidade na internet precisa caprichar no cadastro dos produtos. Veja a seguir quais são os elementos fundamentais de um anúncio de qualidade:

  • Títulos otimizados: É por meio do título que os clientes encontrarão o produto da sua marca. Por isso, crie títulos objetivos e completos. Eles devem ter entre 20 e 100 caracteres, de preferência.
  • Descrições completas: A descrição deve apresentar as informações mais relevantes sobre o produto, esclarecer dúvidas comuns do público e ser cativante. Segundo a pesquisa EQI 2019, uma boa descrição deve ter entre 300 e 1700 palavras.
  • Imagens de qualidade: O ideal é que o anúncio tenha no mínimo três imagens. Utilize fotos de qualidade que mostrem diferentes ângulos e usos do produto. Dica extra: o uso de vídeos tende a aumentar a taxa de conversão.
  • Categorização adequada: Definir a categoria correta da mercadoria cadastrada é importante para que o cliente encontre o produto com facilidade. O item deve fazer parte de pelo menos uma categoria.
Fotos de qualidade permitem maior visibilidade dos produtos no e-commerce

2. Trabalhar com produtos de alta demanda

Escolher os produtos certos para vender é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Apesar de mercadorias de nicho terem uma relevância cada vez maior para o varejo, os produtos de alta demanda continuam sendo uma importante fonte de vendas para as empresas. Por terem grande saída, tais mercadorias têm baixo risco de ficarem paradas nos estoques.

Portanto, inclua no portfólio alguns dos itens mais buscados pelo público do seu segmento. Isso aumentará o tráfego do site e, consequentemente, o faturamento da marca. Algumas dicas para identificar os produtos de alto potencial são acompanhar a concorrência e pesquisar muito sobre mercado, tendências e categorias em ascensão. Ferramentas como Google Trends podem ajudar você nessa missão.

3. Investir em divulgação nas redes sociais e mídias pagas

Aproveitar o potencial de redes sociais e campanhas pagas contribui diretamente para o ganho de visibilidade no e-commerce. Além de fortalecerem a presença da marca (branding), essas modalidades facilitam o alcance de novos clientes. O estudo Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil demonstra que 91% das marcas estão presentes nas redes sociais e que 50% delas fazem uso de campanhas pagas.

Por meio das redes sociais, as lojas estreitam o relacionamento com clientes e fazem ações de divulgação gastando pouco. Como resultado, elas conseguem atrair novos clientes, fidelizar o público e aumentar os resultados gastando pouco.

Já no caso das mídias pagas como Google Ads, a grande vantagem é o ganho exponencial de visibilidade. Outro benefício é a possibilidade de segmentar as campanhas e criar uma comunicação personalizada para cada público, fator decisivo para o aumento das taxas de conversão. No entanto, investir em campanhas pagas exige um planejamento cuidadoso para evitar o mau uso da verba.

4. Diversificar os canais de venda

Um das falhas mais cometidas no varejo é a dependência de um único canal de venda, seja ele online ou offline. Nesse caso, as lojas ficam vulneráveis às instabilidades dos canais e reduzem muito sua abrangência. Imagine uma empresa que conta apenas com loja física: se por alguma razão o movimento de clientes diminuir, as vendas cairão drasticamente.

Por isso, diversificar os canais de venda é a estratégia mais segura para as lojas físicas e virtuais. Um bom ponto de partida são os marketplaces, que funcionam como grandes vitrines online e têm altíssima visibilidade. O potencial desse modelo é inegável: em 2017, as vendas em marketplaces representaram 18,5% do total realizado no comércio eletrônico, de acordo com o 37º relatório Webshoppers.

Aumente os canais de venda para alcançar mais consumidores.

No entanto, o primeiro passo para decidir em quais marketplaces investir é identificar onde está o público-alvo da sua marca. Canais já consagrados no mercado – como Mercado Livre e Americanas, por exemplo – são excelentes opções. O Olist também é uma solução muito indicada, já que permite que lojistas anunciem em mais de 10 marketplaces de forma simples e centralizem a gestão em uma interface única.

Ganhar visibilidade online pode ser mais fácil do que você imagina

Embora a concorrência na internet seja cada vez maior, obter destaque no e-commerce não precisa ser tão difícil quanto parece. Com ações simples, como um bom cadastro de produto, as lojas podem otimizar a operação e conquistar visibilidade online.

O fundamental é ter dedicação, visão de negócio e curiosidade para estudar o mercado. Junto a isso, é importante acompanhar as tendências do varejo – como a expansão dos marketplaces, por exemplo.

Use as dicas deste post para aperfeiçoar a estratégia do seu negócio e comece a aproveitar as oportunidades que estão disponíveis no varejo. Boas vendas.