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O que é uma vitrine virtual e como montar a sua?

O que é uma vitrine virtual e como montar a sua?

19.03.2021 por Laika em E-Commerce

Oferecer produtos online é uma forma de alcançar mais consumidores. Entenda o que é uma vitrine virtual e saiba como montar a sua.

A vitrine de uma loja física é um elemento importante para atrair clientes, mostrar as novidades e refletir a identidade da marca. Mais do que um espaço para apresentar as ofertas, pode ser utilizada de forma estratégica para alavancar vendas.

No online a concepção não é tão diferente. A exposição dos produtos pode ser adaptada para uma vitrine virtual, com fotos do produto, descrição e a exibição de informações sobre preço ou condições da compra.

Você tem uma vitrine virtual para sua loja? Fizemos este post com algumas dicas e ideias que podem te ajudar na criação da vitrine. Continue a leitura.

O que é uma vitrine virtual?

A vitrine virtual é uma das partes mais importantes do e-commerce, pois é nela que os produtos são expostos para que os clientes conheçam os itens disponíveis. É a página online onde serão exibidos os produtos da sua loja que estão à venda, apresentando fotos, preço e características do produto, ou seja, é através da vitrine virtual que o seu e-commerce apresenta seus produtos e a sua marca aos consumidores.

Para que uma vitrine virtual seja atrativa, existem algumas estratégias que serão abordadas nesse texto. Já adiantamos que é sempre importante valorizar os itens que você quer vender e incluir elementos de identidade da marca para fortalecer a comunicação.

Como montar uma vitrine virtual?

Fotos de qualidade e descrição completa. Esta é a junção perfeita para começar a pensar na elaboração da sua vitrine virtual. O fato é que o conteúdo visual possui um grande poder de venda (tanto no online quanto offline) e essa questão não pode ser ignorada nos seus anúncios.

Lembre-se que nem sempre a imagem convence por si só. A loja precisa informar o cliente sobre as características do produto e sobre as condições de venda. Esse é um ponto fundamental, que vai trazer mais segurança e transparência em seus processos.

Confira algumas dicas para que você possa criar vitrines virtuais atrativas para o seu cliente e que convertam em vendas:

Capriche nas fotos

Lembre-se que o cliente não está conferindo os produtos pessoalmente. Por isso, as fotos devem ter excelente qualidade. A resolução deve permitir a ampliação da imagem para conferir todos os detalhes, trazendo vários ângulos da mercadoria.

Uma outra forma de apresentar os produtos é através de vídeos que mostrem a forma de uso, por exemplo. Quanto mais informações úteis forem passadas para o consumidor, maiores serão as chances de venda.

Tenha um layout responsivo

Ter um e-commerce responsivo (ou seja, que se adapta a diferentes tamanhos de telas) é essencial para que o cliente tenha uma boa experiência.

Por exemplo, o seu anúncio não exibe todas as informações quando o seu cliente o acessa em telas maiores e menores? A imagem fica com baixa qualidade em telas maiores? Isso prejudica a experiência do seu cliente com a vitrine virtual. Lembre-se que, mesmo que o cliente utilize um desktop ou um smartphone pequeno, a vitrine deve ser organizada, informativa e ajudar na decisão de compra.

Em uma página responsiva, cada informação inserida é adaptada para todos os tamanhos de tela, melhorando a experiência do usuário.

Organize os banners e os pop-ups

Os banners (aquelas propagandas maiores que aparecem no site) e os pop-ups (janelas com outros conteúdos que se abrem durante a visita a um site) devem estar organizados e não podem prejudicar a experiência do consumidor.

Se, ao visitar a sua loja virtual, a pessoa encontrar um layout poluído e cheio de chamadas que dispersam a atenção, há grandes chances de que ele desista da compra.

Isso ocorre porque a experiência no site acaba sendo um pouco desagradável, o que pode afastar os clientes.

Escolha bem as cores

As cores usadas na vitrine devem trazer a sua identidade visual e valorizar o seu produto, mas não devem prejudicar a leitura ou confundir o seu consumidor.

Por exemplo, um fundo totalmente escuro, pode deixar a página cansativa para os olhos, dificultar a leitura das informações e não valorizar as fotos. Mas isso depende muito do nicho de atuação, pois o fundo escuro pode ficar interessante em uma vitrine virtual de roupas para motociclistas, por exemplo.

Então, procure aplicar tons que valorizem o site e a sua marca. Faça testes e converse com profissionais que entendem do assunto para escolher as melhores cores para seu site.

Cuide do tempo de carregamento da página

Você já entrou em um site que demorou tanto para carregar as fotos, que acabou desistindo? Isso não pode acontecer no seu e-commerce. Use elementos leves, que não comprometam o tempo de carregamento da página, em qualquer dispositivo. Conte com a ajuda de um profissional experiente para ajudar a montar a página da sua loja com atenção nesse ponto.

Quais são as principais estratégias para uma vitrine virtual?

A vitrine não deve ser só bonita, ela precisa ser convidativa e estar alinhada aos objetivos do seu negócio, valorizando os produtos desejados conforme a necessidade. Além disso, trata-se de uma ferramenta que deve caminhar junto às estratégias de gestão, estar em acordo com os produtos em estoque e com suas métricas de venda.

Para a organização e categorização da vitrine virtual, podem ser utilizados alguns critérios, como:

Produtos por faixa de preço

Agrupar produtos que tenham a mesma faixa de preço é uma estratégia interessante para lojas com itens em que o valor tem um peso muito grande na decisão de compra, ou com produtos com grande variação nesse critério.

Por exemplo, um cliente busca uma TV e não encontra o modelo exato que queria. Mas, decidiu pela compra de outra televisão, porque estava na mesma faixa de valores que ele estava disposto a pagar. Neste caso, se a loja disponibiliza opções parecidas ao se tratar de preço, pode fechar uma venda.

Produtos relacionados aos mais procurados ou mais vendidos

Uma das formas de encontrar os produtos desejados em um site é utilizar o campo de busca. Você pode aproveitar e criar uma vitrine com todos os produtos que são mais buscados em sua loja e facilitar o processo de compra do consumidor. O Google Analytics é uma ótima ferramenta para ajudar nesse trabalho. Veja os produtos que tiveram mais acessos e combine com outros itens que podem ser complementares, o que pode elevar o ticket médio das vendas.

Da mesma forma, a exibição dos produtos mais vendidos pode ser configurada automaticamente na plataforma escolhida para complementar a vitrine virtual.

Você também pode aproveitar o banner para aplicar essa estratégia, usando esse elemento para destacar o produto com maior volume de vendas. Assim, o cliente consegue encontrar o item rapidamente e a partir daí, pode ser direcionado para outras mercadorias relacionadas.

Por volume de estoque

Organizar a vitrine virtual por volume de estoque é uma maneira de destacar as mercadorias que a loja possui em grande quantidade. Imagine que sua loja conseguiu uma grande promoção ao comprar produtos de um fornecedor, mas o valor apenas seria repassado se a empresa comprasse uma grande quantidade. Aproveite a oportunidade para aumentar a margem de lucro e dê destaque a eles na vitrine virtual.

A organização por volume também estimula a venda de itens que estão parados, sem giro. Dessa forma, evita mercadorias paradas no estoque e também a perda do valor investido. Uma boa maneira de chamar a atenção para esses produtos é fazer combinações com itens de bastante procura ou oferecer bons descontos para impulsionar a venda desses produtos.

Conclusão

A loja virtual é uma parte importante do seu e-commerce. É através dela que você apresenta os seus produtos e a sua marca aos consumidores. Construí-la de forma estratégica, alinhada aos objetivos do seu negócio, pode trazer bons resultados.

Vimos que alguns cuidados precisam ser tomados para o sucesso dessa estratégia, como a categorização de produtos, precificação adequada, layout, fotos e descrições dos produtos.

A vitrine virtual é o cartão de visitas do seu e-commerce e deve gerar uma boa experiência ao consumidor para aumentar as chances de conversão.