“Superar o ano de 2020 nos trouxe fortalecimento”

Gustavo Lopes Camargo, Sócio da Empório do Celular

Narração por Magdiel Silveira, da Tiny

“O maior aprendizado que levo de 2020 é valorizar o bem-estar de quem trabalha com a gente”

A Empório do Celular nasceu em 2014 com a vontade do Gustavo em oferecer soluções completas para reparo de dispositivos móveis. A marca se tornou referência e hoje possui loja virtual própria, marketplaces e loja física onde comercializa peças e presta serviços de manutenção.


“Nós estávamos com diversos planos para 2020, entre eles a expansão das vendas em marketplaces, a ampliação da loja física e o aumento do time de vendas corporativas. Mas com a pandemia, infelizmente nem todas as ideias puderam ser colocadas em prática e foram substituídas por outras ações. Somos considerados categoria essencial, então não fomos obrigados a fechar na quarentena. Mesmo assim, ficamos em casa algumas semanas para proteger os funcionários. Aos poucos, utilizamos escalas de horários com apenas algumas pessoas na empresa para manter o negócio funcionando. O faturamento da loja física e do corporativo caíram e o que segurou a empresa foram as vendas online para o consumidor final, que cresceram nesse período. 

Nós já começamos 2020 enfrentando a pandemia. Temos um escritório da Empório do Celular na China para facilitar as negociações, já que nossos produtos são importados. Entre o final de dezembro e início de janeiro, toda a China estava fechada. Inicialmente, nosso estoque não foi impactado porque sempre compramos em novembro para ter estoque suficiente até janeiro. Sabemos que o período é tradicionalmente mais complicado para as importações. Mas no decorrer de 2020, sentimos grande impacto pela falta de matéria-prima da China e pela inflação nos produtos.

Coisas boas também aconteceram em 2020. Apostamos no atendimento remoto, profissionalizando duas pessoas da equipe para que pudessem oferecer suporte técnico para quem precisasse. Nós ligamos para os clientes, acompanhamos a instalação e ajudamos no que for preciso para que o cliente possa consertar seu próprio dispositivo móvel. Isso nos aproximou muito das pessoas ao longo do ano e é gratificante. Também facilitamos os serviços de reparos na cidade de São Paulo. Um motoboy busca os dispositivos para assistência técnica na casa das pessoas e devolve em até 3 horas e meia. Ficamos felizes por ampliar a loja física, que era uma de nossas metas para o ano. Além dos reparos, agora temos estoque para comercializar peças, inclusive para lojistas. 

O maior aprendizado que levo de 2020 é valorizar o bem-estar de quem trabalha com a gente. Nesse período, vimos o quanto cada um se sacrificou para estar presente e colaborar com o negócio. Sou grato por esse ano, que em meio a uma pandemia precisamos contratar mais pessoas para a equipe e nos mantivemos estáveis e saudáveis. Superar o ano de 2020 nos trouxe fortalecimento e estamos preparados para o que está por vir no próximo ano. Desejo muita saúde para que todos possam enfrentar sempre seus desafios. Vimos o quanto isso realmente importa.”



Gustavo Lopes Camargo, Sócio da Empório do Celular


quando transformar é preciso

Buscamos histórias inspiradoras que nos fazem acreditar em um mundo melhor.

Obrigado por acreditar que, mesmo com todos os desafios, é possível transformar.

“É gratificante perceber a evolução em meio ao caos”

Priscila Cortez, da Maria Tangerina

ler história

“Se você realmente acredita, uma hora o jogo vira”

Thiago Falchetti Dos Santos, da Fotolux

ler história

“Ser organizada e planejada vale a pena”

Camila Lemos, da Proa

ler história

“Tentamos fazer o nosso melhor e os resultados deste esforço nos impulsionam e motivam”