Bem-vindo ao blog do Tiny

App para máquina de cartão: o que é e quais as vantagens de utilizar?

App para máquina de cartão: o que é e quais as vantagens de utilizar?

07.10.2020 por Laika em Emprendedorismo

O App para máquina de cartão pode ser uma boa alternativa para não perder vendas. Conheça algumas vantagens e como utilizar.

As formas de pagamento estão se ajustando conforme o avanço da tecnologia e necessidades dos consumidores. Existe um crescimento na utilização de cartões de crédito e débito pelas famílias brasileiras. Em 2019, foram realizadas compras com cartão de crédito, débito e pré-pago no valor de R$ 1,84 trilhão. Esses números subiram 18,7% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Diante disso, a opção de app para máquina de cartão de crédito e débito traz praticidade para os empreendedores, onde os smartphones absorveram a função das máquinas de cartão.

Essa mudança possibilita mobilidade, principalmente para quem trabalha com delivery e vendas diretas. No entanto, o empresário deve ter um celular que suporte o programa para atender à demanda. Sua implantação é simples e ágil.

Deseja entender mais sobre esses apps? Então, leia o artigo a seguir e confira mais detalhes sobre o assunto.

O que é um app de máquina de cartão?

O app para máquina de cartão é um software que é instalado no celular, tanto no sistema IOS quanto no Android, visando o recebimento dos valores de vendas e de prestação de serviços. Essa modalidade surgiu devido às dificuldades que os pequenos e médios empreendedores tinham de lidar com a burocracia, além das taxas cobradas pelas empresas de máquinas tradicionais de cartão de crédito e débito.

Dessa forma, o sistema foi criado para ser uma alternativa econômica e simples para os comerciantes e prestadores de serviços realizarem suas vendas com segurança em qualquer lugar e hora, sem precisar ter uma máquina de cartão de crédito.

Como funciona esse app de máquina de cartão?

O app é simples e intuitivo de ser usado, porém, para recebê-lo é preciso contratar o serviço de pagamento. Há diversos disponíveis no Brasil, como Sumup, Minizinha, (PagSeguro), Cielo, etc. Logo, é indicado pesquisar e optar por um que tenha o perfil de seus clientes e ficar de olho nas taxas das transações e nas condições de recebimento do dinheiro das vendas. Ainda, é preciso seguir alguns passos como os apresentados abaixo.

Tenha um celular smartphone

Mesmo que a maioria das pessoas no Brasil possua um celular, não são todos que têm a funcionalidade de baixar apps para pagamentos móveis. Dessa maneira, quem for utilizar esse app necessita de um smartphone com sistema operacional IOS ou Android. Não é preciso ser o melhor smartphone, já que os aplicativos de pagamentos, geralmente, são leves.

Todavia, o software deve ser compatível com seu aparelho para que consiga realizar suas vendas. Também, é possível usar um tablet, sobretudo, porque a tela é maior e oferece mais conforto visual em relação ao celular.

Adquira uma conexão confiável de internet

Uma boa conexão de internet é indispensável para que os dados da transação e a autenticação sejam transmitidas e autorizadas. Logo, ela deve ser de 3G, 4G ou Wi-Fi e precisa ser contratada para o dispositivo móvel onde o app for utilizado. Entretanto, a conexão precisa ser estável e de confiança para que seus dados e vendas não sofram interrupções, rejeitando a negociação.

Abra uma conta bancária

Você vai precisar registrar uma conta bancária para receber seus pagamentos tanto na pessoa física ou jurídica. Sendo assim, abra uma conta-corrente ou poupança e informe os dados dela quando for configurar o aplicativo. Ainda, tem empresas que não exigem essa condição, porque permitem o cadastro sem conta bancária, pois elas abrem uma conta para você na própria operadora, como é o caso da PagSeguros. Dessa maneira, receberá um cartão de débito, que também pode ser usado para saque.

Envie documentos de comprovação da atividade comercial

Usualmente, as empresas de máquinas fazem essa exigência, ou seja, se for solicitado é recomendável que envie os documentos que comprovam sua atividade comercial, para que não fique limitado nas operações.

Quais são as vantagens desse app para um negócio?

Esses apps oferecem inúmeras vantagens para os profissionais autônomos e também para pequenos e médios empresários fazerem suas negociações no dia a dia. Independentemente do lugar e da hora, proporciona uma grande liberdade e ajuda a aumentar as vendas, pois é mais uma opção de pagamento para o seu cliente.

Se tornou imprescindível ter máquina para cartão em qualquer estabelecimento comercial ou mesmo para os autônomos. Assim, se deseja melhorar seu faturamento, ofereça o serviço. Confira os benefícios de investir no aplicativo.

Oferece parcelamento 

Com o uso do app, a empresa consegue oferecer novas possibilidades de pagamento, como débito em conta e parcelamentos atrativos com o crédito. Isso, incentiva a compra e a fidelização de seus consumidores.

Traz conforto e tranquilidade

Você consegue oferecer novas condições de pagamento ao cliente quando o app é levado até ele. Dessa maneira, não há necessidade do consumidor se deslocar. O seu negócio traz essa comodidade ao cliente, o que facilita a comercialização e oferece uma boa experiência de compra.

Obtém competitividade no mercado

Devido à alta competitividade no mercado, é necessário buscar diferenciais para poder se destacar. O uso do aplicativo propicia essa diferenciação frente aos seus concorrentes que não oferecem pagamento via cartão.

Concluindo

A modernização dentro das empresas provenientes de apps para máquina de cartão proporcionou ao mercado segurança nas vendas, tanto para o empresário quanto para os clientes. Oferece menos riscos de não receber o pagamento do cliente ao se comparar com o carnê, por exemplo, aumento do ticket médio, maior controle financeiro, entre outros fatores.

Portanto, tenha empatia e pense no que é mais importante para seu cliente. Imagine ele desejando comprar um produto seu, mas não o faz porque seu negócio não trabalha com cartão. Para evitar isso, o aplicativo é uma boa alternativa de iniciar a modernização do seu negócio.

O que você acha de usar o app para máquina de cartão e ampliar seu faturamento? Comente aqui se ficou com alguma dúvida que nós vamos te ajudar.