Bem-vindo ao blog do Tiny

5 maneiras de economizar tempo e dinheiro usando uma ferramenta de BI integrada ao seu ERP

5 maneiras de economizar tempo e dinheiro usando uma ferramenta de BI integrada ao seu ERP

29.03.2021 por Matheus Muller Duarte Enokida em Emprendedorismo

Entenda como a Ferramenta de BI da Gestão Max integrada ao Tiny ajuda analisar os dados da empresa para melhore tomada de decisão.

O que é BI (Business Intelligence)?

Business Intelligence é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio, com o objetivo de oferecer suporte à tomada de decisões.

Entenda o que é BI em 1 minuto.

Um software de BI tem o papel de pegar todos os dados gerados pelo ERP e analisar de forma aprofundada, gerando painéis completos e gráficos fáceis de entender, facilitando a tomada de decisão. Além disso, o sistema mantém um histórico dos dados de cada mês, facilitando comparativos.

Parceria entre Tiny e Gestão Max pode ajudar seu negócio

Como economizar tempo e ganhar dinheiro na prática com um BI?

Agora que você entendeu ou relembrou o que é BI, vamos ver 5 maneiras que o BI pode lhe ajudar a economizar tempo e ganhar dinheiro.

1. Pare de amassar dados e passe a analisar informações

Quanto tempo você leva exportando relatórios para planilhas, fazendo análises e montando apresentações? E se você gastasse esse tempo analisando os dados ao invés de ter todo esse trabalho operacional?

Essa é uma das grandes vantagens de ter um BI integrado ao ERP. Automaticamente a ferramenta irá extrair os dados, fazer todas as análises necessárias e disponibilizar em Dashboards simples de serem visualizados, apenas aquilo que realmente importa.

O BI fará você parar de gastar tempo com o que pode ser feito automaticamente. Você deixa de fazer um trabalho operacional e passa a analisar os dados para tomar decisões mais assertivas.

Você economiza tempo deixando de fazer manualmente o que pode  ser feito automaticamente e investe tempo naquilo que você faz melhor: decidir sobre o seu negócio. Assim, você ganha dinheiro analisando as informações e tomando as melhores decisões.

2. Chega de esperar o mês acabar pra saber como estão indo as métricas da empresa

De quanto tempo você precisa para ter todas as análises necessárias que lhe deem uma visão geral da sua empresa? Não dá pra esperar o mês acabar para olhar o que aconteceu e tomar decisões, não é mesmo?

Com uma ferramenta de BI integrada ao ERP, você tem todas as análises necessárias para sua gestão atualizadas diariamente. Assim, você poderá saber como vão as vendas, como estão as metas, quais vendedores estão performando melhor, quais clientes precisam de atenção e muitas outras informações.

O BI diminuiu o tempo de análise para que você tome as decisões na hora certa e consiga ajustar os trilhos mesmo com o trem em movimento. Não espere a próxima estação para ver que vagão precisa de manutenção.

Você economiza tempo reduzindo a distância entre a realidade dos dados e o momento em que você está olhando para eles e ainda ganha dinheiro decidindo na hora certa, antevendo situações delicadas e ajustando os caminhos antes mesmo de dar problema.

3. Deixe de olhar inúmeros relatórios

Cruzar informações nem sempre é fácil usando relatórios, não é mesmo? Você precisa visualizar e tratar vários relatórios para chegar em algumas poucas conclusões. 

Vejamos um exemplo: como fazer para saber de quanto em quanto tempo um cliente compra da sua empresa e quais os itens que ele mais compra? Dificilmente você terá isso em um relatório apenas, mas em Dashboards interativos é totalmente possível.

Usando uma ferramenta de BI integrada ao ERP, várias informações já estarão cruzadas para que você tome ações de correção, ajustes e prevenção.

O BI cruza informações em uma base de dados inteligente e totalmente preparada para essa finalidade, extraindo os mais diversos insights.

Você economiza tempo parando de olhar para vários relatórios e tentando cruzar os dados sozinho e ganha dinheiro com as ações que serão tomadas baseadas na interpretação eficiente e inteligente dos seus dados.

4. Pare de achar, tenha certeza

Quem são seus melhores clientes? Os mais fiéis? O que eles compram? O que eles poderiam comprar, mas não compram? 

E quem são seus melhores vendedores? Quem vende mais? Quem aproveita melhor a carteira de clientes? Quem explora melhor o mix de produtos?

E a meta de vendas: como você define? No feeling ou baseado em dados?

Talvez você tenha a resposta para todas essas perguntas na ponta da língua, isso é incrível! Mas e se não tiver? E se as respostas que você tem estão defasadas?

O BI vai lhe deixar 100% atualizado de todas as situações da empresa e responder estas e outras perguntas referente ao cenário atual, para que você não ache nada sobre os números, mas tenha absoluta certeza de como as coisas estão caminhando.

Você economiza tempo não precisando parar para responder todas essas perguntas e outras mais e ganha dinheiro porque estará 100% antenado às situações e à realidade do seu negócio.

5. Ele trabalha pra você

Se mesmo depois dessas 4 vantagens você estiver pensando que BI é uma ferramenta muito legal, mas é que preciso acessá-la para visualizar os dados, quero te contar uma coisa.

Uma das grandes vantagens na economia de tempo e dinheiro que um BI integrado ao ERP oferece, é que ele trabalha por você. Como? Enviando alertas diários e mensais por e-mails ou por aplicativos no seu smartphone

Você terá na palma da sua mão insights preciosos sobre os seus dados sem precisar fazer nada e poderá tomar decisões rápidas e assertivas com aquilo que receber. 

E não só você! Sua equipe de vendas por exemplo – seja interna ou em campo – poderá receber informações fundamentais sobre metas e clientes, que vão muni-los de ferramentas preciosas para o trabalho de vendas.

Você economiza tempo porque nem precisa acessar um sistema, ele mesmo te envia as informações mais relevantes. Você ganha dinheiro porque essas informações vão lhe ajudar a tomar decisões rápidas ou lhe dar sugestões de ações a serem tomadas que talvez na correria do dia a dia você nem pensasse.

Concluindo

Se você entendeu que um software BI lhe ajuda a parar de perder tempo com aquilo que pode ser feito automaticamente e que isso vai ajudar a alavancar os resultados, transformando informações relevantes em dinheiro, está mais do que na hora de sua empresa contar com uma ferramenta integrada ao ERP. 

Há várias ferramentas disponíveis no mercado, o importante é entender quais os benefícios e qual se encaixa melhor na realidade da sua empresa. O BI da Gestão Max, parceiro da Tiny, poderá lhe ajudar e parar de perder tempo e alavancar os resultados do seu negócio!