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Cobrança recorrente e os benefícios de oferecer assinaturas

Cobrança recorrente e os benefícios de oferecer assinaturas

15.02.2021 por Galax Pay em Emprendedorismo

Entenda o que é cobrança recorrente e quais são os benefícios de oferecer esse tipo de serviço aos clientes.

A cobrança recorrente está mais presente no dia a dia do que é percebido. Contas como água e luz, por exemplo, são emitidas de forma recorrente e muitas vezes nem nos damos conta disso. 

Com os novos hábitos e costumes sociais criados, a recorrência passou a ser ainda mais presente, com o surgimento dos clubes de assinaturas. 

Os serviços por assinatura podem oferecer opções mais personalizadas e que se adequem perfeitamente ao interesse de seus consumidores. Além disso, há também uma grande praticidade por trás destes serviços.

Abriu-se então uma grande oportunidade para as empresas que estão focadas na satisfação e no conhecimento mais intenso de seus usuários. Para entender mais sobre a recorrência e os seus benefícios, continue a leitura. 

O que é a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é um meio de pagamento realizado em períodos predeterminados. Com essa modalidade, um serviço é contratado e os valores de pagamento são gerados durante todo o tempo de uso. 

Existem duas opções de periodicidade na recorrência e as condições podem variar de uma pra outra. São elas:

  • Determinado: é estabelecido um tempo para que a cobrança seja feita e após o vencimento, a empresa não pode continuar a fazer os débitos.
  • Indeterminado: o cliente paga enquanto utilizar o serviço e necessita entrar em contato caso queira suspender as cobranças. Geralmente, há uma periodicidade mínima para esses casos.

Atualmente, a forma de cobrança recorrente mais utilizada é através do débito automático no cartão de crédito. O cliente passa os dados do cartão dele para a empresa, que faz a captura do valor exato da mensalidade na data combinada. 

A grande diferença da recorrência para o parcelamento tradicional, é que o limite do cliente fica disponível, mesmo com as cobranças constantes do serviço. O valor de cada parcela é cobrado de forma individual.

Os serviços oferecidos por meio dessa modalidade de pagamento, também pode ser conhecido como assinatura, e está presente em diversos segmentos do mercado, como educação, TV por assinatura, streaming, academias, estacionamentos particulares e muitos outros.

Entendendo agora como é o funcionamento básico da recorrência, veja os benefícios que ela traz para o seu negócio!

Benefícios de oferecer assinaturas

O nome mais difundido dos serviços contratados por meio da recorrência, são assinaturas. Podemos nos lembrar dos clubes de assinaturas que entregavam gibis, revistas, jornais, ou do pagamento de mensalidades oferecidos por escolas, que também funcionam por esse meio. 

Devido a diversidade de possibilidades para a aplicação das assinaturas, existem diversos benefícios, sendo que boa parte deles se aplica ao negócio, independente de seu segmento. Confira quais são.

Comodidade para o cliente

O oferecimento de assinaturas além de beneficiar a empresa também é vantajoso para o cliente. Devido o débito ser feito diretamente no cartão, ele não terá a necessidade de ir ao local efetuar um novo pagamento, ou terá diversos valores a serem pagos em diferentes locais. 

Uma vez que a cobrança é realizada no cartão, o cliente terá apenas que realizar este pagamento.

Previsão de faturamento

Será possível fazer uma estimativa dos pagamento que ainda serão recebidos, utilizando como base os contratos e os períodos estabelecidos. 

O cliente firma o compromisso de executar o pagamento do mês seguinte, não fica totalmente dependente dele ir à empresa realizar os pagamentos, assim é possível ter uma maior previsibilidade. 

Com essas estimativas, é possível direcionar valores mais assertivos para se programar em relação a futuros investimentos, planos de divulgação, entre outras melhorias necessárias ao seu negócio.

Recebimento facilitado

Como a cobrança é feita de forma direta, não acontecem esquecimentos ou atrasos no pagamento.

A responsabilidade do pagamento não fica inteiramente nas mãos do consumidor. Quando o compromisso é firmado é muito difícil que ele não seja cumprido. 

Os riscos anulados pela garantia de recebimento proporcionado pelo cartão, deixa o relacionamento até mais saudável entre empresa e consumidor, já que a situação constrangedora de ficar cobrando ou enviando recados para o cliente é evitada.

Gestão facilitada

O sistema de assinaturas oferece as opções de gestão facilitada. Assim é possível ter controle de quantos produtos estão sendo disponibilizados, quantos contratos ainda existem, as datas de envio e o que cada plano exige a poucos cliques de distância.

A adequação a um sistema de gestão facilitada para a cobrança recorrente evita erros, economiza o tempo e exibe relatórios mais completos em um curto período de tempo. 

Além disso a gestão facilitada muitas vezes permite colocar um comparativo de planos lado a lado, como o exemplo a seguir:

Planos por assinatura
Exemplo de comparativos nos planos por assinatura.

Essa possibilidade de colocar lado a lado os planos e suas particularidades aumentam as chances de atendimento das expectativas do cliente, além de facilitar o atendimento específico de cada plano. 

Integração com operadoras de cartão

O oferecimento de assinaturas, com o auxílio de um sistema, permite a integração com algumas operadoras de cartão. 

Este processo diminui o risco de fraudes. Você consegue receber das variadas bandeiras de cartão de crédito, pois são utilizados os intermediadores de pagamento, que tornam a integração mais simples e segura. 

Alguns sistemas de cobrança recorrente conseguem integrar com as principais operadoras do mercados, sendo elas: Cielo, Bin, Global Payment, Getnet e Rede. Outros sistemas podem ter ou não tantas variações e possibilidades. 

Como já dito, o risco de fraudes diminui significativamente, já que as integradoras realizam a análise de risco durante o momento de aprovação de um cartão. Caso não sejam percebidos pagamentos fraudados, ou passe algum outro tipo de fraude, os intermediadores assumem o prejuízo.

Contatos mais duradouros

O cancelamento dos serviços por assinaturas, exigirá que o cliente entre em contato para desistir e esteja sujeito a multas caso o faça antes do período mínimo. Essa é uma oportunidade para entender o que levou ao cancelamento e tentar reverter a situação. É possível transformar uma situação negativa em uma oportunidade!

O sistema de cobrança recorrente oferece vários benefícios e facilidades possibilitando uma melhor forma de se relacionar com os clientes. 

Facilite as cobranças de seu negócio através da recorrência.