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Como anunciar em redes sociais?

Como anunciar em redes sociais?

03.06.2020 por Bume em Emprendedorismo

Veja algumas dicas do Bume sobre como anunciar nas redes sociais e ter mais sucesso nas conversões em vendas.

Quer saber como anunciar em mídias sociais, ganhar mais seguidores e aumentar as chances de convertê-los em clientes?

Trata-se de um recurso de mídia paga, no qual você promove uma publicação, com base na sua segmentação do público, e consegue alcançar um número ainda maior de pessoas — que talvez nem tomassem conhecimento da sua marca somente com as publicações orgânicas.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para que você consiga colocar isso em prática na sua estratégia de redes sociais e alcançar resultados mais promissores para o seu negócio. Vamos lá?

Defina os objetivos da sua campanha

Definir o objetivo da sua campanha é fundamental para que ela tenha sucesso na rede. Isso influencia até na hora de fazer as análises, já que métricas específicas vão mostrar se ele foi alcançado ou não. 

Entre as opções, estão:

  • divulgação, importante e muito bom para quem quer ganhar mais seguidores e aumentar o alcance da marca;
  • engajamento, para quem quer ter melhores resultados com as publicações;
  • conversão, para quem quer incentivar o público a comprar seus produtos;
  • anunciar um lançamento.

Com base nisso, você já consegue planejar a sua comunicação, o conteúdo do anúncio e até mesmo a CTA, para que a publicação esteja alinhada com o seu objetivo e a sua estratégia.

Observe os seus conteúdos orgânicos

Por meio da análise das métricas das redes sociais, você consegue identificar quais conteúdos publicados de maneira gratuita geram mais engajamento. Se você quer saber como anunciar em mídias sociais com mais eficácia, precisa levar isso em consideração na hora de planejar suas campanhas.

Veja quais são os posts mais curtidos, compartilhados e comentados, por exemplo, e identifique o que eles têm de comum. Isso já vai dar um bom insight para entender o que tem mais chances de fazer sucesso com o seu público-alvo.

Faça uma segmentação adequada dos anúncios

A segmentação é importante para o negócio por vários motivos. De modo geral, ela permite que você ajuste a sua comunicação e as suas campanhas para que elas alcancem e se comuniquem diretamente com o público que você quer alcançar.

Na hora de fazer os anúncios para as redes sociais, é fundamental que você conheça o perfil dos clientes que deseja alcançar e use as características para fazer a segmentação correta. Entre elas, estão:

  • a localização;
  • o comportamento;
  • os interesses;
  • a faixa etária.

Sem esse trabalho, existem grandes chances de que você desperdice parte do dinheiro. Afinal, as publicações pagas vão chegar até pessoas que não têm interesse no que você faz e, portanto, não serão impactadas pelo anúncio.

Aposte em imagens de alto impacto

Se você quer mesmo chamar e prender a atenção das pessoas para a mensagem que quer passar, precisa usar uma imagem que vai gerar impacto. Isso vale especialmente para as redes sociais que têm as fotos em destaque, como é o caso do Instagram.

Se a imagem utilizada já não traz destaque, é provável que alguns usuários não cheguem a ler o texto, não visitem o seu perfil e a concluir qualquer outra ação que você espera com a campanha.

Crie uma legenda criativa

Assim como a imagem, a legenda também precisa gerar impacto, de forma que os usuários sintam a necessidade de adotar alguma ação. Nesse caso, vale a pena caprichar no copywriting para despertar o interesse de quem se deparar com o anúncio.

Entre os pontos que precisam ser explorados, estão:

  • a escrita persuasiva;
  • os gatilhos mentais;
  • o storytelling (contar histórias que impactam o público);
  • a experiência do público e dos seus clientes.

Tenha em mente que o seu texto precisa atrair a atenção, ser interessante e incentivar as pessoas a adotarem alguma ação, que pode ser seguir a página, compartilhar algum conteúdo e até mesmo visitar o site para conhecer os produtos.

Planeje um conteúdo marcante e que cative o seu público-alvo. Afinal, se a comunicação não for convincente, quais serão as chances de essas pessoas comprarem seus produtos? É aí que a sua estratégia para aumentar o volume de vendas pode ir por água abaixo.

Pense nos dispositivos móveis

A maior parte dos usuários das redes sociais acessam essa plataforma por meio de seus smartphones. Isso quer dizer que os anúncios que você veicular em sua conta serão visualizados por esses dispositivos.

Portanto, na hora de pensar na arte, nas fotografias e nos textos usados na imagem, lembre-se que eles são vistos pela maioria em telas menores. Então, certifique-se de que tudo ficará claro e legível para todos que receberem o anúncio.

Evite usar muito texto na imagem

Evite ocupar um espaço que seja superior a 20% da imagem com textos. Em geral, algumas plataformas — como Facebook e Instagram — barram anúncios que extrapolam esse limite. Quando isso acontece, você acaba tendo um retrabalho e, dependendo do investimento feito na arte, um gasto ainda maior para fazer as alterações necessárias.

O foco está sempre voltado para levar uma experiência melhorada para os usuários. Portanto, pode até ser que você veja algum anúncio que não respeita essa regra rodando por aí. Porém, não vale a pena correr o risco, pois as chances de isso acontecer são muito baixas e podem prejudicar o seu planejamento.

Faça uma CTA de impacto

Por fim, você também precisa pensar em uma Call To Action (chamada para ação) que seja atrativa e convincente o suficiente para que as pessoas façam o que você espera. Na hora de planejá-lo, leve em consideração qual é o objetivo da sua campanha.

Afinal, não faz muito sentido colocar uma CTA voltada para seguir a página sendo que o seu objetivo é aumentar as vendas, concorda? Nesse caso, o ideal é redirecionar para a sua loja virtual.

Conclusão

Entender como anunciar em mídias sociais é fundamental para que você consiga um bom retorno sobre o investimento empregado nesse tipo de campanha. Quanto mais eficaz forem as suas ações, melhores serão os retornos alcançados — tanto para as finanças quanto para o engajamento das suas páginas.

O que achou do conteúdo? Aproveite para conhecer o Bume e entender como ele pode ajudar a melhorar a gestão das suas redes sociais!