Bem-vindo ao blog do Tiny

Como empreender com artesanato

Como empreender com artesanato

24.09.2020 por Carolina Vianna em Emprendedorismo

Confira algumas dicas da Oblige para quem quer empreender com artesanato.

Empreender com artesanato pode ser uma opção para quem deseja abrir um negócio próprio. O segmento abrange várias áreas como decoração, acessórios e restauração de objetos.

Portanto, se você tem dúvidas se trabalhar com artesanato vale a pena, confira alguns motivos para começar a empreender e também ideias de nichos para escolher.

Motivos para empreender com artesanato 

Antes de conhecer algumas ideias para empreender com artesanato, vamos trazer alguns dos motivos que levam o empreendedor a escolher por este segmento, como investimento inicial, divulgação e flexibilidade.

Baixo investimento inicial

Os empreendedores precisam obter informações sobre seus equipamentos de antemão. Eles precisam saber quais são os materiais e ferramentas necessários para começar a trabalhar, sendo um deles fácil, comum e acessível: a cola.

E no caso dos artesanatos, esse investimento inicial é mais baixo, pois são materiais fáceis de serem encontrados em lojas de aviamentos, supermercados e lojas de construção.

Por exemplo, se você deseja confeccionar lembrancinhas para festas, os materiais reciclados, como os rolinhos de papel higiênico e garrafa pet, podem ser transformados em porta balas de aniversário infantil ou até enfeites para mesa do bolo.

Além disso, se você tiver uma operação pequena, não precisará se preocupar com o aluguel de salas comerciais, depósito específico para ferramentas, equipamentos de custo elevado e salário de funcionários. O trabalho pode ser realizado em casa e você mesmo pode confeccionar o produto, sem precisar contratar um funcionário.

Facilidades na divulgação 

As redes sociais podem se tornar uma vitrine online. Você pode criar um perfil profissional para divulgação dos seus produtos ou serviços. Dessa forma, você compartilha o produto, cria uma descrição detalhada, pode informar o preço e ainda fazer promoções de produtos que tem em estoque.

Outra ideia é escolher um marketplace ideal e ou criar uma loja virtual, que podem ajudar no crescimento da sua empresa de artesanato ou serviços através do maior alcance de pessoas. Um diferencial dessas plataformas é que elas oferecem diversos recursos, inclusive opções de logística para que você possa vender para pessoas de qualquer canto do país.

Flexibilidade de horário

Quem trabalha com artesanato, muitas vezes começa suas atividades de forma paralela ao seu trabalho fixo, trabalhando em casa, sem necessidade de alugar um espaço comercial.

Se você optar por trabalhar somente com artesanatos, será preciso criar uma rotina de organização de tempo para as atividades, que pode ser adaptada conforme o crescimento do negócio.

Neste caso, você poderá trabalhar no final do dia, de madrugada, nos finais de semana e entre os intervalos de outras atividades, podendo flexibilizar seu tempo conforme necessidade. Além disso, pode escolher por quantas horas vai trabalhar: oito horas costumeiras solicitadas por empresas ou doze horas por dia se estiver com muitos pedidos, por exemplo. 

A maioria das atividades envolvem checagem de materiais, controle de estoque de produtos, cuidados com as finanças e tempo para divulgação. Sendo assim, você mesmo poderá otimizar o seu tempo, criando uma rotina para realizar cada tarefa, tudo de acordo com sua disponibilidade.

Nichos para empreender com produtos artesanais

No mundo dos artesanatos você vai encontrar muitas opções, desde os itens para serem usados em eventos, até aqueles que são essenciais para nosso dia a dia.

Por isso, criamos uma lista de ideias para começar o seu negócio através dos personalizados para festas e lembrancinhas, objetos de decoração e também as bijuterias.

Personalizados para festas e lembrancinhas

As opções como personalizados para festa e lembrancinhas de eventos, estão no topo da lista de itens para aniversários, casamentos, eventos religiosos, formaturas, entre outras ocasiões.

Os itens de papelaria, peças em mdf e reaproveitamento de material reciclado são algumas das ideias que podem se transformar em personalizados para festas e lindas lembrancinhas.

Esses materiais podem ser encontrados em lojas de aviamentos, e caso precise, você pode imprimir algumas peças em gráficas, que são acessíveis também para pessoa física. 

Artesanato para decoração

Outra opção de artesanato que dá super certo são os objetos de decoração, que podem ornamentar ambientes internos e externos.

Alguns materiais como plásticos, vidros personalizados e madeira podem ajudar a criar belos objetos para casa, com apenas cola instantânea universal. Essas colas possuem um bico aplicador que ajudam na colagem de objetos pequenos, mas não anula a utilidade na hora que colar vasos grandes de vidro ou decorações de porcelana.

Também é comum encontrarmos pessoas que montam vasos com suculentas, que são excelentes para presentear. Estes são produtos bastante procurados para enfeitar a casa e a mesa de trabalho, por exemplo.

Bijuterias artesanais

As bijuterias são acessórios que complementam na hora de produzir um look, e, por esse motivo, se tornam uma ótima oportunidade para empreender.

O estilo das bijuterias artesanais vai depender do público que queira abranger, podendo criar brincos, pulseiras, colares e demais opções com materiais fáceis de encontrar em lojas de aviamentos, como por exemplo alicates com ponta fina, pedrarias e colas para aplicação desses detalhes.

Concluindo

Se você quer empreender confeccionando artesanatos, uma dica é sempre escolher o nicho conforme uma demanda de mercado. Para isso, você pode conversar com amigos próximos, avaliar o comércio do seu bairro e até realizar uma pesquisa online. Com estas informações, você fica mais seguro de estar empreendendo com o nicho certo.