Bem vindo ao blog do Tiny

Febraban registra intermitências

Febraban registra intermitências

01.06.2018 por Daniela Borsoi em Emprendedorismo

Clientes relataram problemas na hora de pagar boletos registrados na Febraban. Veja qual foi o retorno desta nova plataforma de cobrança.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nova plataforma de cobrança, está em vigor desde julho de 2017. As mudanças começaram em boletos com valor superior a R$ 50 mil, mas a partir de 21 de julho, devem ser incluídos boletos a partir de R$ 0,01. De acordo com a Febraban, em setembro este processo chegará ao fim, com a inclusão de boletos referentes a cartão de crédito e de doações.

A ferramenta permite a identificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador, facilitando o rastreamento dos pagamentos e permitindo o pagamento de boletos, mesmo vencidos. O próprio sistema verifica as informações em cada transação. Se os dados do boleto coincidirem com os da plataforma, a operação é validada – Época Negócios

Por outro lado, a mesma ferramenta tem registrado intermitências em seu funcionamento, reconhecido pela própria Febraban. Ao tentar pagar o boleto, o site retorna o erro 0301 Pagamento não permitido, e diversas pessoas não conseguiram concluir o pagamento, mesmo sendo boleto registrado.

Algumas empresas estão dando outras opções para que o cliente consiga pagar, como cheque, depósito, inclusão de outro boleto… mas isso acaba gerando mais custos e retrabalho para a empresa.

A Febraban esclarece que, para o funcionamento dos boletos, as empresas precisam cadastra-los na base do sistema da NPC (Nova Plataforma de Cobrança), antes de emitir o boleto impresso”, ressalta a federação. O processo é o seguinte: o emissor do boleto (empresa) envia as informações para serem inseridas e registradas na nova plataforma pelas instituições financeiras, espera a confirmação do registro do boleto, e, somente após a validação, emite e envia o documento ao pagador – Época Negócios

Caso o pagador não tenha conseguido quitar o boleto registrado na NPC, a Febraban orienta que procure o banco emissor do boleto, que poderá receber o valor mesmo com o documento vencido. Se não estiver registrado, o consumidor pode procurar o emissor para quitar o boleto.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/