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Gestão, trabalho remoto e crise econômica

Gestão, trabalho remoto e crise econômica

22.05.2020 por Paulo Henrique Marques de Azevedo Junior em Emprendedorismo

Veja como um software de inteligência de negócios pode auxiliar sua empresa em momentos de crise. Post escrito pela Gestão Max.

Um software de inteligência de negócios agrega diversas ferramentas que auxiliam o gestor a tomar decisões, com base em: 

  • Conhecer de forma rápida e fácil a situação atual da empresa, em vários aspectos
  • Prever e se antecipar a mudanças de mercado, com relação a clientes e produtos

E como a inteligência de negócios pode ajudar num momento de crise econômica e necessidade de mudança na forma como trabalhamos? É o que vamos abordar nesse artigo.

Gestão e trabalho remoto

O trabalho remoto vinha se tornando realidade em várias empresas, mas agora com a necessidade do isolamento social, imposta pela pandemia do coronavírus, essa prática tornou-se obrigatória em alguns casos.

Nesse momento a tecnologia ganha ainda mais destaque no auxílio da administração empresarial. Empresas que utilizam softwares gerenciais na nuvem, como o Tiny, já tem a vantagem de possuir acesso remoto a todo o controle operacional da empresa.

Além do controle operacional, que é essencial para qualquer empresa, existem softwares que ajudam a entender os resultados da empresa, permitindo a definição de melhores estratégias futuras. 

Essa é a função dos softwares de inteligência de negócios, ou business intelligence (BI). Um software de inteligência de negócios analisa os dados operacionais gerados pelas vendas da empresa, para indicar oportunidades e alertar problemas antes que eles aconteçam.

O BI é focado em ajudar no crescimento do faturamento das empresas. Através de gráficos, tabelas, textos e e-mails de alerta, o gestor fica a par do que está indo bem na empresa e o que precisa de correção de rumo.

É importante que o software de inteligência de negócios forneça as informações de forma online, assim o administrador tem acesso aos resultados consolidados da empresa, ou grupo de empresas, de qualquer lugar e dispositivo.

Crise econômica

Além da nova realidade do trabalho remoto, o administrador também tem o desafio da crise econômica causada pela desaceleração da economia.

Para navegar por esse período tempestuoso é necessário entender muito bem a situação do mercado, onde a crise está mais evidente e onde há oportunidades ou – ao menos – maior estabilidade.

Um software de inteligência de negócios, pode ajudar o gestor a analisar o desempenho da empresa em várias frentes: Produtos, Análise regional das vendas, Clientes e Performance de vendedores. 

O BI pode identificar quais os produtos ou grupos de produtos estão com maior tendência de queda, ou crescimento nas vendas, possibilitando previsão mais apurada das vendas e correto planejamento de compras, administração do estoque, precificação e necessidade de promoções.

Na análise geográfica, o BI detalha onde estão as maiores oportunidades, que cidades ou estados estão demonstrando vitalidade econômica e quais os produtos com maior procura regional.

O BI pode indicar ainda que horas ocorrem mais vendas, analisando vendas totais ou grupos de produtos.

Definição de Perfil do Cliente

Para quem vende para outras empresas (B2B) é vital saber quais as características das empresas que estão comprando mais, identificando seu ramo de atuação, tempo de abertura, capital social, faixa de funcionários, entre outros atributos.

De posse desse perfil de cliente ideal, a gerência pode enviar para os vendedores quais os clientes que devem receber mais atenção, inclusive os inativos que possuam maior potencial de voltarem a comprar.

Um software que contém os dados públicos da receita federal, tratados para serem usados como ferramenta de prospecção, pode indicar quais empresas, das 20 milhões de empresas cadastradas em seu banco de dados, as com maior potencial para serem novos clientes.

Softwares tradicionais de BI nem sempre possuem esse módulo de prospecção, sendo necessário buscar ferramentas específicas. Porém, uma ferramenta integrada tem como vantagem o cruzamento e alimentação das informações de forma automática.

Gestão dos Vendedores

A gestão dos vendedores talvez seja o aspecto mais complicado nesse momento. Não é possível acompanhá-los de perto e ainda por cima é necessário que eles mantenham as vendas, num momento de baixa do mercado.

Mais uma vez a tecnologia pode ajudar nesses dois aspectos: gerenciar os vendedores em trabalho remoto constante e manter as vendas em tempo de crise.

Alguns sistemas de inteligência de negócios, como o Gestão Max,  possui algumas ferramentas específicas para a gerência comercial, entre elas:     

Indicação dos clientes que estão para comprar

Com essa ferramenta o vendedor potencializa sua produtividade, ao saber quais os clientes estão no momento de fazer novo pedido. 

O sistema deve analisar diariamente todo o comportamento recente de compras dos clientes, utilizando inteligência artificial. Com isso o vendedor economiza tempo

Pedido padrão e potencial do cliente

O vendedor pode ainda receber um pré-pedido, indicando os produtos e quantidades prováveis do cliente pedir.

Comparações, pontos fracos e pontos fortes

O gestor pode comparar a performance dos vendedores, sabendo quais os pontos fracos e fortes da cada um. Qual vendedor retém mais clientes, qual conquista mais clientes entre outras comparações.

Com o uso de histórico de contatos o gestor ainda pode saber quantos clientes o vendedor entrou em contato, como estão as negociações e quais os próximos passos do vendedor.

Conclusão

Bons softwares de inteligência de negócios podem ajudar o gestor a entender melhor a situação atual da empresa, bem como definir correções de rumo.

Conhecer quem é seu cliente, como e quando ele compra, o que ele compra, quando ele irá comprar de novo, são informações vitais para manter ou ampliar a lucratividade.

O software Gestão Max, parceiro da Tiny, alia todas essas funções de análise e prospecção de clientes.