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Google My Business: veja como pode te ajudar a vender mais

Google My Business: veja como pode te ajudar a vender mais

27.12.2019 por Laika em Emprendedorismo

Você sabe o que é e como funciona o Google My Business? Essa é uma ferramenta importante para aumentar a presença da sua empresa online. Saiba como ela funciona aqui.

A presença online é fundamental para qualquer negócio que deseja sucesso de mercado, e há muitas ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendedores, como sites, blogs, páginas em redes sociais etc. No entanto, o serviço que deve ser utilizado para melhorar a busca da empresa nos motores de busca é o Google My Business, ou Google Meu Negócio.

Essa é uma ferramenta gratuita que está se tornando mais popular e tem o objetivo de fazer com que as empresas sejam encontradas facilmente pelos usuários.

Quer saber como ela funciona? Continue lendo este conteúdo para entender seu conceito, como ela ajuda seu negócio a vender mais e, no fim, como utilizá-la na prática. Boa leitura!

O que é Google My Business e como ele funciona?

O Google My Business ou Google Meu Negócio, em português, foi lançado em junho de 2014 e permite que uma empresa seja encontrada quando as pessoas pesquisam por ela em ferramentas de busca, especificamente pelo Google.

Esse instrumento apresenta as informações mais relevantes do negócio para seus clientes, como descrição, horários, localização, telefone e outros dados que forem inseridos pelo empreendedor. Além disso, a empresa terá presença em outros serviços interligados ao sistema de busca, como o Google Maps.

Como funciona na prática: ao efetuar uma busca no Google sobre uma marca, um produto ou um serviço, aparecerão caixas com as informações sobre a empresa ou sugestões de negócios próximos à localidade do usuário. Esses dados foram cadastrados por meio do serviço Google My Business.

Ressalta-se que as informações aparecerão independentemente do dispositivo em que a pesquisa foi feita, seja um computador de mesa, tablet ou smartphone.

Como o Google My Business ajuda a empresa a vender mais?

O Google Meu Negócio é um requisito para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado, já que, sem essa ferramenta, dificilmente, seu negócio será encontrado pelos clientes no ambiente online. Porém, ela ainda traz benefícios tanto em curto quanto em longo prazo. Veja quais são eles a seguir.

Aumento da visibilidade

Basicamente, a presença do negócio é aumentada de três formas diferentes. A primeira delas é conhecida como Local Pack, que exibe três resultados de lojas ou páginas bem referenciadas e que são próximas à localização do usuário que está fazendo a busca.

Os negócios que não têm boas classificações ou que são distantes não aparecerão na lista, mas o internauta pode clicar em “Outros Endereços” para visualizar mais opções de estabelecimentos.

A segunda forma de visibilidade é denominada Local Knowledge Panel. Trata-se do resultado obtido quando a pesquisa é feita de forma mais direta ou pelo nome da empresa. À direita da página, serão apresentados três pontos de venda (se houver) e informações acerca do estabelecimento.

A terceira presença consiste na localização do estabelecimento no Google Maps. Se o usuário clicar na marcação criada no mapa, ele também obterá informações sobre o negócio.

Melhor ranqueamento dos resultados

Conseguir um ranqueamento no Google consiste em garantir que a página da sua empresa aparecerá nos primeiros resultados quando forem procuradas palavras-chave relacionadas ao negócio. Isso aumenta o número de visitas e vendas orgânicas ao seu site, o que expande o faturamento sem a necessidade de gastar com anúncios.

O ranqueamento depende de inúmeros fatores, mas é possível afirmar que o Google My Business ajuda na classificação.

Geração de leads

O termo “leads” significa potenciais clientes. Quando você realiza o Google Meu Negócio, também há um aumento considerável dos leads no negócio, e isso ocorre pelo melhor ranqueamento e pela maior visibilidade que serão fornecidos aos negócios.

Maior engajamento com clientes

No Google My Business, há um espaço destinado para a classificação do negócio pelos clientes, que podem dar uma nota de 0 a 5 estrelas, bem como escrever uma análise opinando sobre o estabelecimento.

Essa é uma oportunidade para gerar engajamento com o público e receber feedbacks e informações relevantes para que você melhore o negócio e interaja com seus clientes.

Personalização

Há vários dados e informações diferentes que podem ser incluídos no Google My Business. Alguns deles são:

  • dados básicos: nome do estabelecimento, endereço, horário de funcionamento, número de telefone, link para o site;
  • conteúdo local: ocorrência de eventos, promoções e outros conteúdos livres locais;
  • dados adicionais: forma de pagamento, horas de abertura excepcionais (como final de semana), condições de acesso (para cadeirantes, por exemplo) etc.;
  • dados fornecidos pelos consumidores: são as avaliações e fotos do local;
  • produtos e serviços: o que é comercializado no estabelecimento.

Quando uma empresa é de porte menor, normalmente, os gestores divulgam dados essenciais, como nome, horário de funcionamento, telefone, endereço etc. Para companhias maiores ou redes de franquias, é recomendável colocar mais informações, como o ano de fundação, sede e CEO.

Também existem ferramentas que permitem interagir com a empresa, como o Click-to-call (clique para ligar), botão que permite ligar diretamente para o número da empresa. Ele é bastante útil para quem está visualizando o Google My Business pelo celular, já que bastará um clique para fazer a ligação. Entre outras funcionalidades, estão:

  • indicador atualizado em tempo real que demonstra a frequentação dos clientes;
  • leitura de itinerário para se chegar até o negócio;
  • botão para marcar compromisso;
  • reserva de mesa;
  • apresentação do menu.

Como usar a ferramenta e otimizar os resultados?

Para criar a conta no serviço, basta seguir os passos abaixo:

  • acessar a página oficial do Google My Business e clicar em “comece agora”;
  • preencher o formulário com o nome da organização e os outros dados exigidos;
  • confirmar o cadastro aceitando os Termos de Serviços;
  • inserir o número para contato e aguardar o SMS contendo o código para confirmar o cadastro;
  • digitar o código enviado ao celular.

Para otimizar os resultados obtidos pelos usuários, fazendo com que seu negócio seja encontrado mais facilmente e destaque-se perante os demais, deixe a página mais atraente e preencha-a com o máximo de informações possível. Alguns dos campos que devem ter atenção especial durante o preenchimento de dados são:

  • introdução: a descrição do negócio deve ser concisa, clara e objetiva, além de conter palavras-chave diretamente relacionadas ao negócio;
  • enquadramento: encaixe o negócio nas categorias informadas pelo Google;
  • imagens: insira fotos e imagens do estabelecimento.

Conclusão

O Google My Business é uma ferramenta básica para que seu negócio seja encontrado pelo seu público no ambiente online, o que traz uma impactante contribuição para suas vendas. Porém, lembre-se de colocar informações completas e úteis sobre o negócio.

Aproveite este recurso gratuito do Google para expandir a visibilidade do seu negócio e aumentar o faturamento da empresa.