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Google My Business: veja como pode te ajudar a vender mais

Google My Business: veja como pode te ajudar a vender mais

27.12.2019 por Laika em Emprendedorismo

Você sabe o que é e como funciona o Google My Business? Essa é uma ferramenta importante para aumentar a presença da sua empresa online. Saiba como ela funciona aqui.

presença online é fundamental para qualquer negócio que deseja sucesso de mercado, e há muitas ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendedores, como sites, blogs, páginas em redes sociais, entre outros.

No entanto, o serviço que deve ser utilizado para melhorar a busca da empresa nos motores de busca é o Google My Business, ou Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta gratuita que está se tornando popular e tem o objetivo de fazer com que as empresas sejam encontradas facilmente pelos usuários.

Quer saber como ela funciona? Continue lendo este conteúdo para entender seu conceito, como ela ajuda seu negócio a vender mais e, no fim, como utilizá-la na prática. Boa leitura.

O que é Google My Business e como ele funciona?

Google My Business ou Google Meu Negócio, em português, foi lançado em junho de 2014 e permite que uma empresa seja encontrada quando as pessoas pesquisam por ela em ferramentas de busca, especificamente pelo Google.

Esse instrumento apresenta as informações mais relevantes do negócio para seus clientes, como descrição, horários, localização, telefone e outros dados que forem inseridos pelo empreendedor.

Além disso, a empresa terá presença em outros serviços interligados ao sistema de busca, como o Google Maps, que facilita a pesquisa do consumidor que procura por serviços ou produtos próximos ao local onde ele se encontra.

Como funciona na prática: ao efetuar uma busca no Google sobre uma marca, um produto ou um serviço, aparecerão caixas com as informações sobre a empresa ou sugestões de negócios próximos à localidade do usuário — esses dados foram cadastrados por meio do serviço Google My Business.

Ressalta-se que as informações aparecerão independentemente do dispositivo em que a pesquisa foi feita, seja um computador de mesa, tablet ou smartphone, o que amplia as chances de interação com públicos de diversas regiões.

Usar bem a plataforma para apresentar sua empresa e causar boa impressão estimula o entendimento do comportamento dos consumidores na internet para aproveitar todas as funcionalidades a favor do seu negócio.

Como o Google My Business ajuda a empresa a vender mais?

O Google Meu Negócio é um requisito para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado, já que, sem essa ferramenta, dificilmente seu negócio será encontrado pelos clientes no ambiente online.

A utilização do Google My Business serve de suporte para outra ferramenta, o Google Shopping. É possível realizar uma vinculação automática para direcionar os consumidores à página de ofertas de produtos e serviços.

A plataforma traz ainda benefícios tanto em curto quanto em longo prazo. Veja quais são eles a seguir.

Aumento da visibilidade

Basicamente, a presença do negócio é aumentada de três formas diferentes.

  • A primeira delas é conhecida como Local Pack, que exibe três resultados de lojas ou páginas bem referenciadas e que são próximas à localização do usuário que está fazendo a busca. Os negócios que não têm boas classificações ou que são distantes não aparecerão na lista, mas o internauta pode clicar em “Outros Endereços” para visualizar mais opções de estabelecimentos.
  • A segunda forma de visibilidade é denominada Local Knowledge Panel. Trata-se do resultado obtido quando a pesquisa é feita de forma mais direta ou pelo nome da empresa. À direita da página, serão apresentados três pontos de venda (se houver) e informações acerca do estabelecimento.
  • A terceira presença consiste na localização do estabelecimento no Google Maps. Se o usuário clicar na marcação criada no mapa, ele também obterá informações sobre o negócio.

Melhor ranqueamento dos resultados

Conseguir um ranqueamento no Google consiste em garantir que a página da sua empresa aparecerá nos primeiros resultados quando forem procuradas palavras-chave relacionadas ao negócio.

Isso aumenta o número de visitas e vendas orgânicas ao seu site, o que pode aumentar o faturamento sem a necessidade de gastar com anúncios. O ranqueamento depende de inúmeros fatores, mas é possível afirmar que o Google My Business ajuda na classificação.

Geração de leads

O termo “leads” significa potenciais clientes. Quando você preenche os dados de sua empresa no Google Meu Negócio, também há um aumento considerável dos leads, e isso ocorre pelo melhor ranqueamento e pela maior visibilidade que serão fornecidos aos negócios.

Ao interagir por meio da busca, os leads sugerem preferências e interesse por produtos e serviços. São gatilhos que possibilitam criar anúncios mais diretos, ao apresentar as principais informações sobre a empresa.

Na ferramenta de postagens você pode divulgar melhor a empresa utilizando textos, vídeos, imagens e eventos nutrindo esses leads para que tomem iniciativas e avancem pelo funil de vendas.

Engajamento com clientes

No Google My Business, há um espaço destinado para a classificação do negócio pelos clientes, que podem dar uma nota de 0 a 5 estrelas, bem como escrever uma análise opinando sobre o estabelecimento.

Essa é uma oportunidade para gerar engajamento com o público e receber feedbacks e informações relevantes para que você melhore o negócio e interaja com seus clientes.

Existe um campo para a troca de mensagens, um chat online, onde o consumidor pode fazer contato direto com a sua empresa para tirar dúvidas e deixar sugestões, por isso, ao habilitá-la garanta que todas as mensagens serão respondidas.

Personalização

Há vários dados e informações diferentes que podem ser incluídos no Google My Business. Alguns deles são:

  • dados básicos: nome do estabelecimento, endereço, horário de funcionamento, número de telefone, link para o site;
  • conteúdo local: ocorrência de eventos, promoções e outros conteúdos livres locais;
  • dados adicionais: forma de pagamento, horas de abertura excepcionais (como final de semana), condições de acesso (para cadeirantes, por exemplo) etc.;
  • dados fornecidos pelos consumidores: são as avaliações e fotos do local;
  • produtos e serviços: o que é comercializado no estabelecimento.

Quando uma empresa é de porte menor, normalmente, os gestores divulgam dados essenciais, como nome, horário de funcionamento, telefone, endereço etc. Para companhias maiores ou redes de franquias, é recomendável colocar mais informações, como o ano de fundação, sede e CEO.

Também existem ferramentas que permitem interagir com a empresa, como o Click-to-call (clique para ligar), botão que permite ligar diretamente para o número da empresa. Ele é bastante útil para quem está visualizando o Google My Business pelo celular, já que bastará um clique para fazer a ligação. Entre outras funcionalidades, estão:

  • indicador atualizado em tempo real que demonstra a frequentação dos clientes;
  • leitura de itinerário para se chegar até o negócio;
  • botão para marcar compromisso;
  • reserva de mesa;
  • apresentação do menu.

presença online é fundamental para qualquer negócio que deseja sucesso de mercado, e há muitas ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendedores, como sites, blogs, páginas em redes sociais, entre outros.

No entanto, o serviço que deve ser utilizado para melhorar a busca da empresa nos motores de busca é o Google My Business, ou Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta gratuita que está se tornando popular e tem o objetivo de fazer com que as empresas sejam encontradas facilmente pelos usuários.

Quer saber como ela funciona? Continue lendo este conteúdo para entender seu conceito, como ela ajuda seu negócio a vender mais e, no fim, como utilizá-la na prática. Boa leitura.

O que é Google My Business e como ele funciona?

Google My Business ou Google Meu Negócio, em português, foi lançado em junho de 2014 e permite que uma empresa seja encontrada quando as pessoas pesquisam por ela em ferramentas de busca, especificamente pelo Google.

Esse instrumento apresenta as informações mais relevantes do negócio para seus clientes, como descrição, horários, localização, telefone e outros dados que forem inseridos pelo empreendedor.

Além disso, a empresa terá presença em outros serviços interligados ao sistema de busca, como o Google Maps, que facilita a pesquisa do consumidor que procura por serviços ou produtos próximos ao local onde ele se encontra.

Como funciona na prática: ao efetuar uma busca no Google sobre uma marca, um produto ou um serviço, aparecerão caixas com as informações sobre a empresa ou sugestões de negócios próximos à localidade do usuário — esses dados foram cadastrados por meio do serviço Google My Business.

Ressalta-se que as informações aparecerão independentemente do dispositivo em que a pesquisa foi feita, seja um computador de mesa, tablet ou smartphone, o que amplia as chances de interação com públicos de diversas regiões.

Usar bem a plataforma para apresentar sua empresa e causar boa impressão estimula o entendimento do comportamento dos consumidores na internet para aproveitar todas as funcionalidades a favor do seu negócio.

Como o Google My Business ajuda a empresa a vender mais?

O Google Meu Negócio é um requisito para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado, já que, sem essa ferramenta, dificilmente seu negócio será encontrado pelos clientes no ambiente online.

A utilização do Google My Business serve de suporte para outra ferramenta, o Google Shopping. É possível realizar uma vinculação automática para direcionar os consumidores à página de ofertas de produtos e serviços.

A plataforma traz ainda benefícios tanto em curto quanto em longo prazo. Veja quais são eles a seguir.

Aumento da visibilidade

Basicamente, a presença do negócio é aumentada de três formas diferentes. A primeira delas é conhecida como Local Pack, que exibe três resultados de lojas ou páginas bem referenciadas e que são próximas à localização do usuário que está fazendo a busca.

Os negócios que não têm boas classificações ou que são distantes não aparecerão na lista, mas o internauta pode clicar em “Outros Endereços” para visualizar mais opções de estabelecimentos.

A segunda forma de visibilidade é denominada Local Knowledge Panel. Trata-se do resultado obtido quando a pesquisa é feita de forma mais direta ou pelo nome da empresa. À direita da página, serão apresentados três pontos de venda (se houver) e informações acerca do estabelecimento.

A terceira presença consiste na localização do estabelecimento no Google Maps. Se o usuário clicar na marcação criada no mapa, ele também obterá informações sobre o negócio.

Melhor ranqueamento dos resultados

Conseguir um ranqueamento no Google consiste em garantir que a página da sua empresa aparecerá nos primeiros resultados quando forem procuradas palavras-chave relacionadas ao negócio.

Isso aumenta o número de visitas e vendas orgânicas ao seu site, o que pode aumentar o faturamento sem a necessidade de gastar com anúncios. O ranqueamento depende de inúmeros fatores, mas é possível afirmar que o Google My Business ajuda na classificação.

Geração de leads

O termo “leads” significa potenciais clientes. Quando você preenche os dados de sua empresa no Google Meu Negócio, também há um aumento considerável dos leads, e isso ocorre pelo melhor ranqueamento e pela maior visibilidade que serão fornecidos aos negócios.

Ao interagir por meio da busca, os leads sugerem preferências e interesse por produtos e serviços. São gatilhos que possibilitam criar anúncios mais diretos, ao apresentar as principais informações sobre a empresa.

Na ferramenta de postagens você pode divulgar melhor a empresa utilizando textos, vídeos, imagens e eventos nutrindo esses leads para que tomem iniciativas e avancem pelo funil de vendas.

Engajamento com clientes

No Google My Business, há um espaço destinado para a classificação do negócio pelos clientes, que podem dar uma nota de 0 a 5 estrelas, bem como escrever uma análise opinando sobre o estabelecimento.

Essa é uma oportunidade para gerar engajamento com o público e receber feedbacks e informações relevantes para que você melhore o negócio e interaja com seus clientes.

Existe um campo para a troca de mensagens, um chat online, onde o consumidor pode fazer contato direto com a sua empresa para tirar dúvidas e deixar sugestões, por isso, ao habilitá-la garanta que todas as mensagens serão respondidas.

Personalização da página

Há vários dados e informações diferentes que podem ser incluídos no Google My Business. Alguns deles são:

  • dados básicos: nome do estabelecimento, endereço, horário de funcionamento, número de telefone, link para o site;
  • conteúdo local: ocorrência de eventos, promoções e outros conteúdos livres locais;
  • dados adicionais: forma de pagamento, horas de abertura excepcionais (como final de semana), condições de acesso (para cadeirantes, por exemplo) etc.;
  • dados fornecidos pelos consumidores: são as avaliações e fotos do local;
  • produtos e serviços: o que é comercializado no estabelecimento.

Quando uma empresa é de porte menor, normalmente, os gestores divulgam dados essenciais, como nome, horário de funcionamento, telefone, endereço etc. Para companhias maiores ou redes de franquias, é recomendável colocar mais informações, como o ano de fundação, sede e CEO.

Também existem ferramentas que permitem interagir com a empresa, como o Click-to-call (clique para ligar), botão que permite ligar diretamente para o número da empresa. Ele é bastante útil para quem está visualizando o Google My Business pelo celular, já que bastará um clique para fazer a ligação. Entre outras funcionalidades, estão:

  • indicador atualizado em tempo real que demonstra a frequentação dos clientes;
  • leitura de itinerário para se chegar até o negócio;
  • botão para marcar compromisso;
  • reserva de mesa;
  • apresentação do menu.

Análise de resultados

A utilização de um recurso como o Google My Business possibilita mensurar e analisar os resultados por meio das informações geradas na plataforma. A consolidação dos dados vai fornecer um perfil mais detalhado da audiência da sua empresa. Veja algumas dessas informações:

  • como o consumidor realizou a pesquisa e qual a sua localização;
  • quantidade de pessoas que entraram em contato através do número de telefone disponibilizado;
  • quantidade de visitas o website recebeu;
  • número de cliques obtidos pelo site.

Com o levantamento desses resultados, você pode criar campanhas direcionadas a um público mais específico, identificado por preferências e comportamento, o que traz um ganho para a empresa, considerando o investimento e o foco das ações de marketing.

Como usar a ferramenta e otimizar os resultados?

Para criar a conta no serviço, basta seguir os passos abaixo:

  • acessar a página oficial do Google My Business e clicar em “comece agora”;
  • preencher o formulário com o nome da organização e os outros dados exigidos;
  • confirmar o cadastro aceitando os Termos de Serviços;
  • inserir o número para contato e aguardar o SMS contendo o código para confirmar o cadastro;
  • digitar o código enviado ao celular.

Para otimizar os resultados obtidos pelos usuários, fazendo com que seu negócio seja encontrado mais facilmente e destaque-se perante os demais, deixe a página mais atraente e preencha-a com o máximo de informações possível. Alguns dos campos que devem ter atenção especial durante o preenchimento de dados são:

  • introdução: a descrição do negócio deve ser concisa, clara e objetiva, além de conter palavras-chave diretamente relacionadas ao negócio;
  • enquadramento: encaixe o negócio nas categorias informadas pelo Google;
  • imagens: insira fotos e imagens do estabelecimento.

Depois de incluir a sua empresa na plataforma, o acompanhamento deve ser contínuo para verificar o desempenho e obter dados para melhorar os anúncios, campanhas e estratégias de marketing e vendas.

No Google Play você encontrará a versão mobile da ferramenta, de onde será possível, depois de instalado no celular ou tablet, gerenciar sua conta, acompanhar de perto a interação dos consumidores e manter a conta atualizada com as informações mais relevantes.

Embora seja recomendável estabelecer o horário comercial para que os consumidores façam contato, dependendo do seu tipo de negócio, uma resposta inesperada pode surpreender positivamente um consumidor em busca de algo específico.

Conclusão

Google My Business é uma ferramenta básica para que seu negócio seja encontrado pelo seu público no ambiente online, o que traz uma impactante contribuição para aumentar as suas vendas. Porém, lembre-se de colocar informações completas e úteis sobre o negócio.

Essa é uma ferramenta capaz de estimular e direcionar as ações dos consumidores de acordo com as informações deixadas na conta ou com as interações abertas por eles — mensagens automáticas de boas vindas e respostas rápidas são estratégias importantes para atrair e engajar mais o seu público.

Para ser notada entre tantas empresas do mercado, uma marca deve ir além e interagir com o público, gerando maior curiosidade e interesse em conhecer mais sobre seus produtos e serviços.

A atração é, inclusive, um ponto alto das estratégias de utilização do Google My Business. Sua empresa precisar se destacar e todas as funcionalidades são válidas como recursos para chamar a atenção.

Gostou do post? Com esse recurso gratuito do Google é possível expandir a visibilidade do seu negócio. E com o Google Shopping, você aumenta a visibilidade dos produtos online. Veja como o Tiny pode te ajudar:

Cadastrar produtos no Google Shopping com o Tiny