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Por que fazer o marketing da loja física nas redes sociais?

Por que fazer o marketing da loja física nas redes sociais?

24.11.2020 por Laika em Emprendedorismo

O marketing da loja física nas redes sociais pode ser um grande aliado nas vendas. Confira algumas dicas para colocar em prática no seu negócio.

O crescimento das redes sociais é notório. Para você ter uma noção, de acordo com o estudo Digital 2020, 4 bilhões de pessoas em todo o mundo usam as redes sociais. Com esses números, você já consegue entender a importância de fazer marketing da loja física nessas mídias.

A sua empresa precisa estar onde está o seu público-alvo para que ela possa ser notada pelos potenciais clientes e, com isso, ter mais oportunidades de aumentar as vendas.

As redes sociais aparecem como um meio de divulgação, uma vez que permite não apenas expor seus produtos, mas também possibilita uma grande melhora no relacionamento com o seu potencial cliente — fator importante para otimizar as vendas.

Neste artigo, você conhecerá as principais razões pelas quais você deve investir em marketing da loja física nas redes sociais. Boa leitura.

Gera engajamento com a persona

Qualquer interação feita pelo usuário em sua página caracteriza engajamento, seja uma curtida, um compartilhamento ou um comentário.

Quando você tem um público engajado, significa que ele confia na marca e, muitas vezes, a tem como prioridade na decisão de compra. Por meio do engajamento é possível:

  • otimizar a divulgação da sua marca;
  • aumentar o acesso de potenciais clientes na sua loja física;
  • aumentar o número de vendas;
  • aumentar o ticket médio dos clientes;
  • melhorar a fidelização de clientes.

Tenha em mente que, quanto mais atenção você dá a quem te segue, o número de seguidores poderá aumentar de maneira espontânea. Por isso é tão importante construir um relacionamento duradouro com o seu público. Esteja presente nas redes sociais e mantenha um diálogo próximo com seus seguidores.

O segredo para ter mais potenciais clientes engajados é produzindo conteúdos de valor constantemente, e não comprando seguidores, como muitos acreditam. Preste atenção nisso: no início, é muito comum ter pouca interação na sua página, mas a postagem de conteúdos de maneira constante e relevante é que ajudará a atrair mais seguidores que realmente estão interessados nos produtos da sua loja física.

Permite acompanhar a jornada de compra do possível cliente

O conceito de jornada de compra existe muito antes das estratégias de vendas em e-commerce. Antes, o consumidor precisava se deslocar até a loja física, escolher o produto de sua preferência e analisar alguns fatores importantes — atendimento, preço, qualidade, entre outros — para então tomar a sua decisão.

Com o aumento das possibilidades de compras online, esse caminho se tornou mais fácil e democrático, uma vez que, antes de fechar negócio, o usuário faz questão de pesquisar, comparar, avaliar e interagir com a marca.

Nesse sentido, a presença da sua loja física nas redes sociais se faz indispensável, a fim de que o seu público encontre a sua marca com mais facilidade. Adequar-se à jornada do consumidor é uma necessidade do seu negócio para que ele tenha mais oportunidades de aumento nas vendas.

Lembre-se: as etapas básicas percorridas pelo consumidor na jornada de compra são:

  • aprendizado e descoberta — ele não sabe que tem o problema, por isso você precisa chamar a atenção dele;
  • reconhecimento do problema — após ter acesso aos seus conteúdos, o usuário percebe que tem um problema. Nesse momento, você precisa deixar claras as suas soluções;
  • consideração da solução — ele entende que a sua loja tem a solução para o problema dele e a considera como opção de negócio;
  • decisão da compra — é o momento que o cliente compra a sua solução. 

Conquista a fidelização dos clientes

Relacionamento é a palavra-chave para fidelizar os clientes por meio das redes sociais. Mesmo que muitos, de início, não comprem nada, é importante que você mantenha um relacionamento de longo prazo com eles. Dessa forma, o público passa a ter uma maior aceitação de seus produtos.

É importante ter em mente que o potencial cliente não leva em consideração apenas o preço. Ele busca confiança no que você vende. É nesse momento que é preciso mostrar que ele não vai se arrepender ao optar pelo seu produto. Por isso, mostrar que o seu produto é de qualidade também é interessante. Use imagens profissionais nas redes sociais para que os detalhes dos seus produtos possam ser observados com facilidade pelo cliente.

Trace estratégias inteligentes que contribuem para a fidelização. O seu cliente precisa se sentir importante e valorizado. Isso faz com que a sua marca conquiste a preferência dele na decisão de compra.

O consumidor está cada vez mais exigente, por isso, é importante entregar soluções que superem suas expectativas. Isso, inclusive, pode se tornar o seu diferencial.

Ganha autoridade de marca

Em uma época em que a maioria dos consumidores está conectada, criar uma autoridade online é essencial para se destacar no mercado.

Ter uma posição sólida e de referência nas redes sociais faz toda a diferença na decisão de compra do cliente, uma vez que ele pode dar preferência para a marca que mais passar confiança e as de fácil acesso. Imagine o quanto é frustrante para consumidor gostar de uma marca, mas que ao contatar a empresa via rede social, não ter respostas.

É natural que você encontre fortes concorrentes no seu segmento, principalmente quando falamos da internet, em que grandes players do mercado investem alto em seus anúncios. Para se destacar, você precisa ser o melhor. Mas como chegar lá? Não existe receita de bolo, mas principais passos são os seguintes:

Ao ganhar autoridade online, seu público passará a consumir seus produtos porque a sua marca se tornou referência, e isso torna as vendas mais fáceis de serem realizadas. Construir a sua autoridade não é algo rápido e simples, e os passos mencionados precisam ser bem trabalhados para que os resultados sejam satisfatórios.

Conclusão

É importante destacar a importância de investir em estratégias de marketing online para potencializar seus resultados. As próprias redes sociais oferecem funcionalidades que permitem que você realize o marketing na loja física com eficiência. Por meio delas, você consegue segmentar o seu público para direcionar seus anúncios para quem realmente tem interesse no que você vende.

Como você pôde perceber, as redes sociais facilitam o engajamento com o seu público, permitem que você acompanhe de perto a jornada de compra do seu consumidor, aumentam a fidelização dos clientes e fortalecem a autoridade da marca.

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