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Descubra como aumentar as vendas com a ajuda de um ERP

Descubra como aumentar as vendas com a ajuda de um ERP

08.06.2020 por Laika em ERP

Trouxemos para você alguns benefícios de um ERP para auxiliar nas vendas. Veja como pode tornar seu negócio otimizado.

A adoção de estratégias para aumentar as vendas pode elevar o potencial de sucesso de um negócio, mas para isso é preciso olhar a gestão como um todo, incluindo a organização da empresa, para melhorar os resultados.

As estratégias não devem ser criadas apenas para a área de vendas, devem abranger todos os processos e atividades da empresa, principalmente as que dão suporte e direcionamento ao atendimento do cliente e assim oferecer uma experiência agradável e diferenciada.

Neste post, você saberá como aumentar as vendas e como um sistema ERP pode ajudar na gestão de compra e vendas do seu negócio. Continue a leitura e saiba também de que forma a organização interna pode melhorar a performance comercial da empresa.

Como um sistema ERP pode ajudar nas vendas da minha empresa?

Muitos empreendedores têm boas ideias, conhecem o seu negócio, comercializam produtos de qualidade, passam a ser notados, mas não sabem bem como aumentar as vendas do seu e-commerce. O ERP pode te ajudar nessa missão.

O ERP é um Sistema de Gestão Empresarial. O objetivo é oferecer recursos para auxiliar a empresa na condução dos processos das áreas essenciais para sobrevivência do negócio, como financeiro, compras, estoque e vendas.

Todas essas áreas atuando em sincronia, possibilitam melhor gestão e organização, fazendo com que o negócio tenha chances reais de crescimento. A padronização e a integração são aspectos de grande importância e devem ser considerados na hora de escolher um sistema ERP.

Além disso, pensando na rotina do dia a dia de uma empresa, um ERP tem a capacidade de otimização de processos e procedimentos. Um bom sistema vai permitir algumas ações de grande relevância para o negócio.

Ciclo de vendas mais curto

Um ciclo de vendas mais curto, é quando o consumidor toma a decisão mais rápido. Isso, porque, ele identifica a necessidade, encontra a sua loja, escolhe o produto e finaliza a compra.

Com processos mais ágeis, a tendência é que o ERP contribua para que o ciclo de vendas da sua empresa seja menor. O ERP facilita a comunicação entre as áreas e a automatização das atividades manuais, o que gera ganho maior de eficiência e redução do tempo de conclusão das vendas.

Estoque integrado em todos os canais de vendas

A integração do estoque é uma das maiores vantagens que um ERP pode oferecer. Se um produto estiver indisponível no estoque do ERP, a venda não poderá ser concluída, evitando problemas com seus clientes.

Com os canais integrados, quando a venda é gerada, os responsáveis pelo estoque logo recebem a lista de itens para providenciar a separação, a embalagem e o envio — um ritmo padronizado de trabalho rápido e otimizado.

Outro ponto de grande importância é a atualização do estoque para lojas multicanais. Sendo assim, quando uma venda é concluída em um canal, o estoque de todos os canais é atualizado automaticamente.

Dados para trabalhar a fidelização e captação de novos clientes

O uso de dados de forma criteriosa e estratégica, possibilita à gestão fidelizar os clientes que já compram na loja e até mesmo captar novos clientes. É uma forma de atrair sua atenção de acordo com as informações prévias sobre preferências, necessidades e interesses.

Com dados mais específicos — os produtos mais ou menos vendidos, para quais estados a loja mais vende — é possível criar campanhas mais assertivas e diferenciadas, além de alcançar os consumidores certos e ter melhores resultados.

O objetivo de tornar os processos mais personalizados e eficazes requer um sistema que forneça dados e informações de valor. Só assim é possível traçar planos e metas com melhores chances de retorno.

Análise e acompanhamento do faturamento

Com a integração entre os setores, todas as vendas geradas são identificadas no departamento financeiro em tempo real, o que viabiliza o acompanhamento do faturamento e traz mais segurança para a tomada de decisão por parte da gestão — esse processo é válido para empresa que possuem loja física, e-commerce ou que utilize multicanais de venda.

O que analisar em um sistema ERP antes de contratar

Antes de fazer a sua escolha e contratar um sistema, considere as principais demandas e gargalos do seu negócio. Faça um mapeamento para identificar onde a automação pode atuar e deixar seu negócio mais eficiente.

Um sistema ERP, além das funcionalidades, deve disponibilizar um suporte técnico adequado em caso de alguma falha ou necessidade. A ideia é que o ERP ajude a solucionar os problemas de gestão, relacionados à agilidade das vendas e demais processos do negócio. 

Antes de tomar a decisão, você pode optar por fazer alguns procedimentos, como:

  • realizar testes na ferramenta. O Tiny oferece 30 dias grátis para você aproveitar;
  • acionar o suporte e até conversar através das mídias sociais da empresa;
  • conversar com outras empresa que utilizam o ERP.

Pense sempre nas necessidades da sua empresa e que, além da capacidade técnica, um sistema deve facilitar os trabalhos das equipes.

Se você tem a intenção de expandir as vendas e anunciar seus produtos em marketplaces, por exemplo, o sistema será crucial na dinâmica de inclusão dos anúncios e melhor visibilidade dos produtos.

O Tiny ERP é um software completo de gestão que abrange as principais áreas de uma maneira simples e fluída. Com ele, você terá a acesso a funções integradas:

  • faturamento — receber, separar, embalar e expedir pedidos;
  • gestão de produtos — conectar os canais de vendas, sincronizar os estoques e atualizar preços;
  • gestão de compras — avaliar a necessidade de compra, gerir ordens de compra e formar preços, gerir os fornecedores;
  • financeiro — integrar recebíveis, controlar pagamentos, demonstrar resultados.

Concluindo

O processo de vendas tem etapas que precisam ser concluídas com êxito para não refletir no cliente uma experiência negativa. A morosidade do atendimento ou o erro na separação de pedido, por exemplo, são situações que podem ferir a credibilidade e afastar o cliente do seu negócio.

Com estoques integrados e comunicação entre os canais de vendas, um ERP vai tornar os processos mais otimizados e rápidos. A automatização melhora o desempenho das áreas, possibilita acompanhar todo o ciclo de venda, da separação à entrega — agilidade, cumprimento de prazo e personalização, são fatores que estimulam a recompra e a indicação para outras pessoas. 

Outro fator importante na adoção de um ERP e que contribui para o aumento das vendas é que funcionários que não retrabalham, vivem uma rotina de maior motivação e produtividade.

A tendência é reduzir a incidência de erros e isso significa que os pedidos de venda de um período serão atendidos corretamente, com menor risco de devoluções ou cancelamentos, garantindo a receita para a empresa.

Uma mudança de comportamento que pode ser significativa para a redução dos custos operacionais.

Sabendo como aumentar as vendas utilizando um ERP como aliado, você analisará melhor o faturamento e tomará as melhores decisões utilizando dados e estatísticas — performando melhor é possível prever um cenário de lucratividade e vantagem competitiva.

Agora você já sabe que o sistema ERP é uma solução prática e inteligente, que pode trazer grandes benefícios ao seu negócio. Saiba também como realizar o fechamento das vendas sem burocracia ou perda de tempo e veja como essa prática pode ajudar no aumento das vendas.