Bem vindo ao blog do Tiny

Como escolher um ERP para seu e-commerce

Como escolher um ERP para seu e-commerce

09.09.2019 por Laika em ERP

Você sabe o que analisar em um ERP para o seu e-commerce antes de contratá-lo? Então, leia este texto e descubra tudo acerca desse assunto.

A economia de tempo, a centralização de operações e a administração eficaz e segura do seu negócio online são apenas algumas das vantagens oferecidas por sistemas de ERP para e-commerce de qualidade.

Dessa forma, torna-se necessário ter bastante atenção e cuidado no momento de contratar um ERP para o seu e-commerce, sendo importante estar atento a uma série de quesitos que devem ser oferecidos por esse sistema. Pensando nisso, listamos algumas dicas que ajudarão você a escolher um ERP para seu negócio. Acompanhe:

Verifique as necessidades do seu negócio

Antes de buscar o melhor ERP para o seu e-commerce, você precisa conhecer o seu negócio. Esse estudo da empresa como um todo, de suas necessidades e das deficiências é essencial para saber filtrar quais ferramentas de um sistema integrado de gestão são necessárias e quais são descartáveis para o seu empreendimento.

Isso é importante para que a escolha não seja feita com base na quantidade de funcionalidades oferecidas pelo sistema de gestão, pois não é legal pagar um valor alto por um serviço que utiliza parcialmente. Por isso, a escolha do ERP deve ser feita com base nas funcionalidades essenciais para o seu negócio.

Dessa forma, mapeie quais atividades do seu negócio estão tomando muito o seu tempo e quais processos podem ser automatizados. Após esse estudo, você já terá uma base para iniciar a sua busca por um ERP de qualidade e que atenda às suas demandas.

Analise a qualidade de integração dos processos

O gerenciamento dos processos de forma integrada é essencial para o bom funcionamento do e-commerce, pois precisa existir uma comunicação das informações de estoque, faturamento, compras etc., dentro de um mesmo negócio.

Por conta da grande quantidade de informações e de dados dentro de cada setor, o gerenciamento manual demandará do empreendedor muito tempo, além de ser mais suscetível a erros, que podem prejudicar o seu negócio. Assim, o gerenciamento integrado de qualidade é uma das funcionalidades essenciais que devem ser buscadas em um ERP.

Além disso, é importante que o ERP tenha integração com plataformas de e-commerce, marketplaces, plataformas de logística e gateways de pagamento, pois isso será essencial para agilizar e organizar os canais de venda, os pagamentos dos pedidos e a entrega de cada encomenda aos clientes.

Dessa forma, antes de contratar um ERP para e-commerce, certifique-se de que ele tem um bom sistema de integração das operações do seu negócio. Esse sistema permitirá que você otimize seu tempo e consiga se concentrar nas estratégias de crescimento.

Avalie o armazenamento e a segurança dos dados

Outro aspecto importante que você precisa ficar atento antes de contratar um ERP é a forma como esse armazena e garante a segurança dos dados do seu e-commerce.

O armazenamento na nuvem é uma das melhores formas de armazenamento de dados, por conta da flexibilidade, do baixo custo e do fácil acesso que esse sistema oferece, visto que você só precisa de internet para acessá-lo de onde estiver.

Grande parte dos sistemas integrados de gestão faz uso dessa forma de armazenamento, no entanto, é importante observar se os softwares também possuem algum sistema de segurança, como datacenters e uso de senhas criptografadas, que garanta a confidencialidade e a integralidade dos seus dados, pois, além de um armazenamento rápido e acessível, é necessário ter um sistema de segurança de qualidade que os proteja.

Observe a usabilidade do sistema

Outro quesito a ser reparado é a usabilidade do ERP que você pretende contratar. Em alguns casos, o empreendedor analisa todos os critérios acima, mas esquece que o sistema precisa ser intuitivo, o que só será possível se o ERP apresentar um fácil uso e um layout clean.

Uma forma de averiguar se o sistema integrado de gestão apresenta uma boa usabilidade é fazendo uso do período de testes gratuito (se houver) e, durante esse tempo, analisar se o sistema oferece as informações necessárias para que a empresa se mantenha organizada e os processos otimizados.

Verifique a transparência e o compromisso com o cliente

Transparência e compromisso são duas palavras que precisam andar juntas em qualquer que seja o negócio. Isso porque o consumidor moderno precisa da existência de um vínculo entre ele e o serviço, para que seja estabelecido um elo de segurança.

Dessa forma, priorize um ERP que interaja de maneira transparente com os usuários e que tenha uma equipe qualificada e disposta para responder a qualquer dúvida ou questionamento de forma rápida e eficaz. Esse é um diferencial para que você tenha mais segurança ao utilizar um ERP na gestão do negócio.

Conheça o Tiny ERP

O Tiny ERP é um sistema de gestão especializado em gestão para e-commerce. O seu foco principal é, desde a sua criação, transformar o complicado em algo simples por meio de um serviço de qualidade e de uma série de ferramentas que facilitam o trabalho do empreendedor.

Dentre as diversas funcionalidades do Tiny ERP, podemos ressaltar:

  • a integração com diversos marketplaces, plataformas de logística, gateways de pagamentos e muitos outros;
  • o armazenamento de dados na nuvem e a segurança garantida por meio de datacenters;
  • a emissão de notas fiscais com poucos cliques;
  • layout intuitivo;
  • sistema responsivo em computadores, tablets e smartphones;
  • equipe de onboarding para auxiliar o usuário nos primeiros dias de uso;
  • suporte especializado sempre que precisar.

Se você gostou do que acabou de ler e está em busca de um ERP para e-commerce que supra as suas demandas, não deixe de entrar em contato conosco e descobrir tudo aquilo que podemos oferecer para o seu negócio.