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Saiba como integrar estoque com loja virtual

Saiba como integrar estoque com loja virtual

30.09.2020 por Laika em ERP

Veja quais são as vantagens de integrar o estoque com a loja virtual e como isso pode ser feito utilizando o Tiny como ERP.

O aumento do volume de consumidores que preferem realizar suas compras pela internet vem mostrando aos lojistas a necessidade de integrar estoque com loja virtual para oferecer uma melhor experiência de compra.

Um negócio omnichannel, com vendas integradas entre loja física e virtual, requer um estoque atualizado para garantir que o produto estará disponível quando o cliente decidir, por exemplo, comprar pela internet e retirar na loja.

Se você deseja integrar estoque com loja virtual, deve saber que existem algumas ações importantes, e que um sistema adequado é essencial para assegurar processos com informações confiáveis.

Por que integrar estoque com loja virtual?

Se você atua ou pretende atuar com duas ou mais frentes de vendas que, de alguma forma se comunicam, deve se preocupar com a integração do estoque. Além da otimização dos processos e do ganho de eficiência, seu cliente será o maior beneficiado.

Isso porque ele terá um atendimento completo e eficiente, independentemente se comprar na loja física ou pela internet. A interligação entre uma loja e outra possibilita melhor acompanhamento do desempenho de venda, do atendimento ao cliente e evita erros como ruptura de estoques.

Como fazer a integração de estoque da loja física com a loja virtual?

A integração pode ser entendida como a comunicação existente entre as loja física e a virtual sobre a disponibilidade do estoque, a emissão da nota fiscal, separação do pedido, expedição e envio.

Na prática, quando o consumidor deseja realizar uma compra pela internet e retirar o produto na loja física, por exemplo, a comunicação entre os dois canais de venda deve funcionar.

A atualização automática do estoque é necessária para que as informações estejam sincronizadas quando ele chegar em busca da mercadoria. A experiência será ruim se o produto não estiver disponível e pode comprometer o relacionamento.

Um negócio omnichannel precisa ser muito bem pensado para conectar de forma precisa todas as estruturas de atendimento e, assim, garantir uma boa experiência ao usuário.

Veja algumas dicas:

Integrar o ERP com a plataforma ou marketplace

O ERP é um sistema de gestão integrado desenvolvido para concentrar as informações sobre as operações de vendas e otimizar demais atividades como:

  • controle de estoque – entrada e saída de mercadoria, com atualização em tempo real dos canais de venda;
  • emissão de documento fiscal – NF-e com transmissão ao Sefaz e envio ao cliente;
  • controle administrativo e financeiro – contas a pagar, receber e faturamento;
  • gestão logística – separação de mercadorias, expedição e monitoramento das entregas.

Já a plataforma é responsável pela criação da loja virtual e o marketplace é como um shopping virtual. Você pode optar por vender em apenas um canal online ou então escolher diversos. Tudo depende de sua estratégia de negócio.

É essencial escolher ferramentas que comportem todas as atividades da loja no formato omnichannel para assegurar a operação. O cliente que compra pela internet deseja facilidade e agilidade, mesmo quando opta por buscar o produto na loja física. Se a sua empresa vai operar em dois canais de venda dentro do mesmo segmento, precisa de um sistema que faça a integração dos processos e procedimentos relacionados à venda e sincronize toda a operação.

Qualquer pedido de venda, pela internet ou pela loja física, vai gerar as mesmas movimentações — disponibilidade do estoque, emissão da nota fiscal, separação do pedido, expedição da mercadoria — e esse fluxo de pedido precisa de fluidez para atender corretamente os prazos.

Sem a comunicação integrada, o estoque não teria uma atualização sincronizada toda vez que fosse realizada uma venda na loja física ou pela internet. Com a falta de controle, o cliente que optar pela compra na internet pode acabar adquirindo um produto indisponível.

Dica:

No Tiny ERP, a integração é realizada seguindo os seguintes passos:

Menu  → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e escolha a integração que deseja fazer. Caso precise, poderá contar com a ajuda do Tiny e com os chamados de suporte.

Enviar os produtos para a loja virtual e para os marketplaces integrados

Os produtos que estiverem disponíveis na sua loja física pode também ser anunciados na loja virtual e nos demais canais de venda. Quando alguém pesquisar por um produto na internet e encontrar na sua loja, aumentará a possibilidade da compra. Pode ser que a dúvida seja entre esperar a mercadoria chegar em casa ou fazer a retirada na loja física.

E se sua empresa utiliza o Tiny ERP, fica ainda mais fácil. Em poucos cliques, é possível enviar diversos produtos para serem vendidos online. Esta é uma forma de alcançar mais possíveis consumidores e aumentar o faturamento da empresa.

Dica:

No Tiny, após realizar a integração, acesse Menu → Cadastros → Produtos e selecione os produtos, clique em Enviar para o E-commerce e escolha os canais de venda que deseja.

Receber os pedidos para atualizar estoque

A integração é importante para não correr o risco de um estoque desatualizado e, consequentemente, uma venda equivocada. Todos os pedidos de vendas podem ser recebidos no mesmo ERP, para que a baixa de estoque seja realizada e aconteça atualização em todos os canais de venda.

Dessa forma, considerando a compra efetivada, o processo de recebimento do pedido, baixa do estoque e separação do pedido ficam por conta do ERP, garantindo a reserva do produto para que ele não seja vendido para outros clientes.

Dica:

Os pedidos podem ser consultados no Tiny. Basta acessar Menu → Vendas → Pedidos no e-commerce → Selecione a loja virtual → Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos. Se você utilizar o OMS do Tiny ERP, o recebimento dos pedidos é automático.

Como escolher um sistema integrado?

A escolha de um sistema adequado é determinante para a eficiência de uma operação omnichannel. Integrar estoque com loja virtual é um passo importante e pode contribuir para o crescimento do negócio.

Para isso, observar alguns critérios e considerar as funcionalidades de um sistema pode evitar prejuízos e erros nos processos de venda e de controle do estoque.

O Tiny ERP é uma ferramenta completa e especializada na gestão de processos de vendas. Com o Tiny será possível acompanhar e controlar os processos mais importantes da loja de uma forma simples e ágil, inclusive em operações omnichannel.

O sistema conta com funcionalidades essenciais para assegurar a execução de processos como:

Vendas

Os pedido de múltiplos canais de venda, como loja física, na loja virtual própria ou em marketplaces, são recebidos no ERP, desde que estejam corretamente integrados. Se você mapear as formas de envio com opção para retirar na loja, esta informação será informada no ERP e seu cliente poderá receber o produto em mãos, sem esperar pela entrega de uma transportadora.

Estoque

O sistema realiza a baixa automática dos estoques das vendas e sincroniza as informações, em tempo real. As notas de entrada são importadas por arquivo XML, eliminando o trabalho de digitação, os estoques são computados no ERP e atualizados nos canais de venda.

Financeiro

Todo o controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e gestão financeira podem ser realizados pelo sistema, o que facilita o acompanhamento diário e proporciona melhor tomada de decisão aos gestores.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal é emitida de forma rápida. O sistema Tiny efetua o cálculo de impostos automaticamente e envia para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e você pode enviar o DANFE para o cliente, acompanhado do XML.

São quatro operações chave, responsáveis por dar vida aos procedimentos integrados exigidos pelo omnichannel. O Tiny ERP engloba estes e outros recursos para que você possa organizar a rotina das vendas.

Conclusão

Um sistema deve conter funcionalidades para integrar estoque com loja virtual, oferecendo otimização e facilidades para a rotina de trabalho das equipes, além de confiança ao consumidor e melhor embasamento para a gestão.

Sem um estoque alinhado e atualizado, por exemplo, a loja pode colocar sua reputação em risco, considerando a satisfação do cliente e a capacidade de atender prontamente a um pedido. O estoque é o coração de quem vive do varejo, portanto, precisa de um cuidado especial.

Um sistema ERP integrado é uma solução para garantir que as atividades sejam desenvolvidas com mais controle e segurança. O sucesso de uma empresa está ligado à efetividade da gestão, dos processos e dos resultados.

Antes de se decidir por um sistema para integrar o estoque com sua loja virtual, analise as funcionalidades e, se possível, realize testes para conhecer de perto a ferramenta. Escolha um ERP com disponibilidade de suporte técnico e com recursos de acordo com as necessidades do seu negócio. Se quiser experimentar, o Tiny ERP oferece 30 dias grátis.

Se você está em busca de um sistema completo e fácil de operacionalizar para dar andamento à implementação omnichannel, entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades do Tiny ERP.