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Planilha ou ERP? Escolha a melhor solução para seu e-commerce

Planilha ou ERP? Escolha a melhor solução para seu e-commerce

15.05.2020 por Laika em ERP

Você controla sua empresa com planilha ou ERP? Neste conteúdo, veja as diferenças e entenda qual faz mais sentido para seu negócio.

Durante muito tempo, as planilhas eletrônicas foram um dos meios mais eficazes de registro e controle das atividades na empresa. Com o desenvolvimento da tecnologia surgiram ferramentas de automação que podem ser uma melhor solução.

Para escolher entre planilha ou ERP, é preciso analisar as funcionalidades de cada um, comparar com as necessidades da empresa e atentar para questões fundamentais — gerenciamento, registro e armazenamento de dados e informações.

O objetivo deste post é falar sobre as funcionalidades de uma planilha eletrônica comparadas a um sistema integrado ERP e mostrar por que você deve considerar o uso de um software de gestão para melhorar a eficiência do seu e-commerce.

Quais são as funcionalidades de uma planilha para controle e gestão do e-commerce?

A planilha eletrônica é uma boa opção para começar a organização dos processos de uma empresa. Nela, é possível inserir dados em forma de tabela e encontrar uma informação rápida, utilizando filtros.

Todas as informações necessárias, como cadastro de clientes e dados de fornecedores, controle do estoque, controle das vendas e gestão das compras, podem ser inseridas em abas separadas que facilitam a localização e a visualização de uma informação específica.

Se, por um lado, o Excel permite criar tabelas personalizadas de acordo com a necessidade da empresa, por outro, a ferramenta apresenta limitações, pois não tem integração automática e todas as análises, cruzamentos e gráficos demandam alto conhecimento.

Sem essa integração, o crescimento da empresa pode ser mais lento, pois a gestão, que se concentraria na análise, qualificação e execução das ações ainda se preocupa com a inserção e compilação manual de dados.

Como um ERP funciona para gerenciamento da loja virtual?

Uma das principais funções do ERP é organizar e tornar mais fácil e rápida a visualização das informações concentradas em um mesmo ambiente. 

A entrega de valor é diferenciada. O ERP é um sistema de gestão, onde são feitos  lançamento de dados para que seja possível extrair informações importantes para a estratégia da empresa. Com o ERP, você pode centralizar processos rotineiros, como emissão de notas fiscais, controle de estoques, vendas, contas a pagar e a receber e compras realizadas. 

Todos os processos de gestão são alinhados em um fluxo que gera facilidade e economia de tempo na gestão de uma loja física ou e-commerce. Com o trabalho automatizado, a confiabilidade das informações é maior, transferindo mais segurança para a tomada de decisões.

Planilha ou ERP — afinal, quais as vantagens e desvantagens?

Embora as duas ferramentas sejam eficientes, conforme a necessidade e as particularidades de cada negócio, existem diferenciais em um ERP que devem ser analisados.

Planilha de Excel:

  • O registro em planilhas é mais complexo e não permite a integração dos processos nos diversos canais de vendas. Além da inserção manual, que torna mais lenta a execução das atividades, há um risco de corromper um arquivo e perder as informações mais importantes;
  • A manutenção das planilhas demanda tempo que poderia ser empregado no core da empresa. São necessário muitos cliques, tanto para alimentar a planilha quanto para buscar informações, enquanto o sistema ERP pode fornecer dados rapidamente;
  • Ao utilizar as Planilhas do Google, você tem custo zero para seus controles. 

Sistema ERP:

  • Manter as informações centralizadas, com manutenção e backup automáticos, reduzindo a preocupação com a atualização manual dos dados de forma contínua;
  • Contar com um sistema ERP para o varejo em substituição às planilhas eletrônicas é perceber a necessidade de melhorar a rotina e tornar os processos mais fáceis, além de garantir as mesmas informações para todos os setores envolvidos;
  • O sistema ERP mantém os estoques atualizados em todos os canais de vendas (virtuais e físicos) de forma automática. A integração reduz o tempo de dedicação manual a essas atividades e, até mesmo, o custo operacional por não requerer diversas pessoas atuando no mesmo processo;
  • Existem opções de diversos preços no mercado, então você precisa buscar por algum que atenda as necessidades de sua empresa, inclusive no investimento.

Como o Tiny ERP ajuda no seu dia a dia

O sistema Tiny ERP é focado nas micro e pequenas empresas e todas as funcionalidades foram pensadas para que a rotina dos gestores e empreendedores, que desejam agilizar seu processo de venda, seja facilitada.

O Tiny pode ser acessado a partir do desktop, tablet ou smartphone e oferece funções completas para atender vendedores multitarefas — aqueles que compram, fazem gestão das vendas e o controle do estoque e analisam os resultados.

Para que seu e-commerce seja mais organizado, o Tiny possui funcionalidades específicas, como:

  • Integração com plataformas e marketplaces, permitindo que os produtos sejam anunciados em vários locais simultaneamente. Assim, o recebimento dos pedidos de vendas são centralizados para facilitar os processos de emissão da nota fiscal, separação, expedição e envio dos produtos;
  • Ferramenta para que você crie anúncios no Google Shopping através do Tiny, para envio de produtos e criação de campanhas de forma simplificada, tudo com acompanhamento de performance;
  • Controle das principais atividades de gestão financeira (contas a pagar e receber, fluxo de caixa etc.);
  • Gerenciamento do catálogo de produtos com descrição completa para serem enviados a vários canais de vendas.

Com o Tiny ERP, o usuário pode criar processos de rotina em sua operação, tornando o dia a dia mais produtivo.

Conclusão

Entre planilha ou ERP, o sistema integrado contribui para otimizar os processos, economizar o tempo e alcançar um nível estruturado de padronização. Esses aspectos são relevantes para o crescimento, melhora do faturamento e maior lucratividade.

As atividades de cadastro de produto, envio para o marketplace, controle de vendas, reserva de estoque, emissão de nota fiscal, separação e expedição têm uma sequência de processos lógica em um ERP, e o Tiny consegue entregar de forma fluida e agradável para que o vendedor melhore cada vez mais o seu desempenho.

Se você gostou do post e deseja automatizar os processos do seu e-commerce de uma maneira fácil e amigável, entre em contato com a gente para conhecer as funcionalidades do Tiny ERP e como ele pode aumentar a eficiência do seu negócio.