Bem vindo ao blog do Tiny

Como reduzir o custo operacional com um sistema ERP?

Como reduzir o custo operacional com um sistema ERP?

06.01.2020 por Laika em ERP

Entenda como o uso de um sistema ERP pode ser um aliado para reduzir custo operacional do seu negócio.

Reduzir o custo operacional pode ser uma prática para melhorar as margens de lucro, minimizar os desperdícios, assegurar que o capital seja o suficiente para manter as operações e, com isso, alcançar resultados positivos.

Contudo, diminuir os custos e manter a qualidade dos serviços é uma tarefa desafiadora para os gestores, mas a tecnologia é uma grande aliada nesse processo, tendo em vista que a implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ― Planejamento de Recursos Empresariais) propicia uma série de vantagens.

Quer saber a importância do sistema ERP nesse processo? Continue sua leitura.

O que é o sistema ERP?

Trata-se de uma ferramenta capaz de conectar e organizar os setores de uma empresa, a fim de tornar a gestão mais eficiente, visto que é constituída por todos os recursos e funções necessárias para tornar as operações mais dinâmicas.

Com esse sistema, é possível reunir todas as informações em um único local, elevando a capacidade de análise sobre o desempenho do negócio, o que contribui para a elaboração de estratégias e tomada de decisões mais acertadas.

O Tiny ERP é um sistema que otimiza a rotina das empresas, facilitando os processos de backoffice do e-commerce. Com ele, é possível integrar plataformas e marketplaces para centralizar o recebimento de pedidos, emitir as notas fiscais de forma rápida, controlar os estoques e finanças, entre outras funcionalidades. Experimente por 30 dias grátis.

Como o sistema ERP pode ajudar a reduzir custo operacional?

A adoção do sistema adequado gera muitos benefícios quanto a isso. Veja os principais:

Aumento da agilidade

Toda vez que o sistema é alimentado por informações, todos os processos integrados são atualizados, impedindo que algumas tarefas sejam realizadas mais de uma vez. Assim, ocorre a redução do retrabalho, considerando que diversos processos que gastavam dinheiro, tempo e mão de obra sejam executado apenas uma vez.

Isso também diminui a incidência de erros e desperdícios de recursos, já que o registro e a análise dos dados acontecem sem interferência de fatores externos.

Gestão de suprimentos

É fundamental que as empresas que atuam com estoque de produtos tenham uma gestão de suprimentos eficiente. Por meio de um sistema ERP essa tarefa se torna mais simples, com relatórios que identificam quais são as quantidades ideais de cada produto para suprir a demanda de pedidos.

Assim, além de não faltar produtos, o ERP evita que o estoque seja exagerado em produtos que não são muito vendidos, evitando um custo alto de estoque. No Tiny ERP, o relatório de necessidade de compras é uma excelente forma de entender o estoque da empresa.

Administração dos pagamentos

Por meio dessa ferramenta é possível ter em mãos relatórios precisos de clientes e seus pagamentos, identificar quem está inadimplente e quem pagou em dia, quando é necessário enviar a cobrança para alguém e tomar demais providências.

Com isso, a redução de custos pode ser vista por meio da diminuição do índice da taxa de inadimplência e da minimização de falhas no controle financeiro, que na maioria das vezes pode gerar prejuízos graves para o negócio.

Controle de estoque

Por meio da automação e integração dos processos, o controle de estoque se torna mais seguro e eficaz. Por exemplo, quando um cliente realiza um pedido e este é recebido pelo ERP, os estoques na loja virtual são atualizados e o setor de compras já pode visualizar quantos ainda estão disponíveis para venda.

Assim, é possível elaborar um planejamento de compras mais correto, conforme a demanda, e operar com um estoque com o nível adequado de produtos.

Informações em tempo real

O sistema propicia o acesso a dados completos e confiáveis sobre a empresa em tempo real, o que possibilita mensurar os custos e, dessa forma, tomar as melhores decisões. Além disso, contribui para a criação de um planejamento com cortes de gastos e a projeção de medidas que gerem lucro para o negócio.

Como contratar o sistema ERP adequado para a empresa?

Antes de adquirir um sistema ERP, alguns aspectos precisam ser avaliados para identificar o mais adequado.

Opte pelas ferramentas que permitem integrações

Ao implementar um sistema que não se integra aos outros softwares, você terá que transferir os dados de forma manual de um local para outro, além de ter uma perda de tempo elevada nos processos e, ainda, correr o risco de cometer erros prejudiciais ao negócio.

Com a integração, a intervenção humana é menor, o que agiliza a finalização de processos que dependem de mais de um sistema, como aprovação de pagamentos e recebimento de pedidos de múltiplos canais de venda.

Solução de ponta

Contar com um recurso de ponta, desenvolvido por meio de uma tecnologia avançada e que ofereça diversas funcionalidades é ideal para reduzir custos, já que por meio dele é possível usufruir de diversas vantagens, como o controle das rotinas da organização de forma eficaz, além de reduzir os problemas de estoques e falhas no planejamento de compras, evitando desperdícios e prejuízos.

Avalie a reputação da empresa fornecedora

Sempre que for contratar um serviço, é necessário fazer uma pesquisa sobre a qualificação e reputação da empresa em questão. Isso porque ninguém deseja fazer negócio com quem não cumpre com o prometido ou que não ofereça um serviço da qualidade esperada.

Então, é essencial que você contrate somente empresas certificadas, sérias, especializadas e com experiência no mercado, o que evita eventuais problemas e prejuízos.

Verifique se a solução usa a tecnologia em nuvem

A cloud computing é uma função que vem ganhando espaço dentro das empresas, devido a sua eficiência e possibilidade de redução de custos com manutenções e obtenção de licenças e softwares.

Além disso, propicia uma maior mobilidade para o gestor, já que dessa forma ele consegue gerenciar o negócio de qualquer lugar e ter acesso a dados relevantes para tomar decisões rápidas e coerentes com o planejamento.

Conclusão

Ao contar com as melhores soluções, como o Tiny, é possível otimizar a rotina, padronizar os processos e gerenciar os principais recursos do negócio, alcançado resultados bastante positivos.

Conseguiu entender como um sistema ERP pode ajudar a reduzir custo operacional sem prejudicar o andamento das operações e a qualidade dos serviços? Então, aproveite para ter a tecnologia como parceira para obter lucros mais satisfatórios e aumentar a competitividade do negócio.

Quer contar com uma ótima solução para a sua empresa? Conte com o Tiny ERP.

Quero conhecer o Tiny