Bem-vindo ao blog do Tiny

Sistema de Gestão Empresarial: conheça os principais pontos

Sistema de Gestão Empresarial: conheça os principais pontos

14.12.2021 por Laika em ERP

Você trabalha com um sistema de gestão empresarial? Entenda o que essa solução pode fazer por você.

A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua produtividade. Então, vale a pena contar com o auxílio proporcionado por um sistema de gestão empresarial.

Todos os dias, você certamente tem diversas atividades que precisam ser realizadas com determinados prazos e condições. Em muitos desses casos, é possível aproveitar o apoio da tecnologia para otimizar essas tarefas.

Trabalhar de modo mais eficaz significa ter mais tempo para pensar no planejamento estratégico, fazer a análise dos seus resultados de maneira contínua e claro, pensar mais nos clientes.

A seguir, entenda tudo o que você precisa saber a respeito do valor que um sistema de gestão empresarial pode trazer para o seu negócio.

O que é um sistema de gestão empresarial e como funciona?

Um sistema de gestão empresarial, também chamado ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema utilizado para integrar informações e processos de uma empresa.

Trata-se de um software cujo principal papel é ajudar na realização das tarefas de várias equipes da organização, podendo ser utilizado por empresas de diferentes segmentos. É possível contar com a solução ideal que atenda às necessidades específicas das suas equipes, produtos e clientes.

Alguns sistemas de gestão têm o adicional de rodarem totalmente em nuvem, o que possibilita acessar suas informações de qualquer lugar e dispositivo, como smatphone e notebook. Para isso, basta ter acesso à internet e utilizar um navegador, afinal não é necessário instalar o sistema. Assim, é possível manter a sua produtividade até mesmo longe do escritório.

Quais são os principais recursos de um sistema de gestão empresarial?

A melhor forma de entender o valor de uma ferramenta é conferindo as suas funcionalidades. No caso de um sistema de gestão empresarial, seus recursos modulares conseguem otimizar várias atividades de uma empresa.

A seguir, conheça quais são os recursos mais importantes da maioria dos sistemas de gestão empresarial do mercado.

Controle de estoque

Ter um controle de estoque organizado é fundamental na operação. Um bom sistema de gestão empresarial permite que você acompanhe exatamente quais mercadorias estão em estoque e tenha acesso rápido às informações.

Esse recurso é valioso porque permite um acompanhamento minucioso e correto do seu estoque. Sem isso, você pode perder mercadorias para prazos de validade, não ter visibilidade da quantidade armazenada, entre vários outros problemas.

Financeiro

O setor financeiro da sua empresa também pode ser otimizado a partir de um sistema de gestão empresarial. Além de organizar as suas contas em uma interface que faz cálculos automaticamente, essa solução também é capaz de integrar informações de outros módulos para registrar seus gastos. Por exemplo, ao registrar uma compra de produtos, automaticamente é gerado uma conta a pagar no financeiro.

Isso diminui consideravelmente as chances de erros nas finanças da sua empresa, que podem ser bastante prejudiciais ao desenvolvimento do seu negócio. Basta colocar o seu time financeiro para trabalhar diretamente do sistema e aproveitar os benefícios.

Emissão de notas fiscais

Contar com um sistema de gestão empresarial em sua organização também possibilita agilizar o processo de emissão de notas fiscais.

Por exemplo, as notas podem ser geradas a partir dos pedidos de venda registrados. Para facilitar, os clientes são importados das vendas do e-commerce, assim não é necessário digitar informações manualmente.

Os cálculos de impostos também são feitos de forma automática, pois tudo é configurado antecipadamente. Com essa ajuda, o processo de emissão das notas é mais rápido e evita erros fiscais.

Compras e vendas

No dia a dia da empresa, também é preciso ter controle sobre as compras e vendas. Somente assim será possível acompanhar a performance do negócio a respeito das suas atividades e dos seus resultados.

Um ERP de qualidade conta com recursos voltados ao controle de compras e vendas na sua empresa. De forma integrada ao módulo financeiro, esse recurso possibilita acompanhar e ter previsão dos gastos e saber quanto vai entrar de dinheiro, o que é fundamental para a sua gestão financeira.

Como escolher o sistema de gestão empresarial ideal?

Mesmo considerando os benefícios das funcionalidades de um sistema de gestão empresarial, é importante saber como escolher a melhor solução para a sua empresa. Afinal, esse tipo de software precisa se adaptar às necessidades do seu negócio. Conheça a seguir alguns dos critérios para escolher o seu sistema de gestão empresarial.

Módulos disponíveis

Uma das primeiras coisas a serem analisadas na hora de escolher um sistema de gestão empresarial são os módulos que possui. A ideia é verificar se as opções disponíveis são suficientes para atender as necessidades da empresa. Assim, você vai contar com uma solução que traz todas as funções que o seu time precisa.

Por exemplo: uma empresa que vende produtos perecíveis necessita de um ERP com controle de lotes e validades. No caso de um e-commerce, é preciso ter uma integração com a plataforma e os marketplaces escolhidos.

Uma dica é fazer uma lista das atividades que a empresa realiza em seu dia a dia e escolher o ERP que mais se encaixa na realidade do negócio.

Complexidade de uso

Um sistema de gestão empresarial não pode ser difícil de usar. Afinal, isso demandaria muito tempo de treinamento e alto risco de erros se as operações forem complexas demais.

Então, busque por uma solução que traga facilidade de uso e que seja um real aliado na realização das tarefas do dia a dia.

Integrações possíveis

Um bom sistema de gestão empresarial precisa se adequar ao seu ecossistema, independentemente da sua área de atuação. Uma das vantagens do um ERP é que ele se integra a vários outras soluções para trocar informações.

Temos como exemplo a integração com plataformas de e-commerce e marketplaces, que facilitam o anúncio dos produtos, a verificação dos pedidos e o controle de estoques. Ainda, ao integrar com soluções logísticas, fica mais fácil imprimir as etiquetas de envio e acompanhar a entrega das encomendas.

Isso representa uma economia de tempo bastante valiosa, além de garantir que os dados enviados e recebidos estejam sempre corretos, afinal não precisam ser copiados manualmente. 

Suporte acessível

Por fim, um bom sistema de gestão empresarial precisa oferecer um time de atendimento para suporte. Afinal, nunca se sabe quando você ou o seu time precisarão de ajuda para executar determinada tarefa no software.

Dessa forma, você não perde tempo arriscando cometer erros e logo consegue o auxílio que precisa para extrair o máximo da ferramenta escolhida.

Conclusão

Um sistema de gestão empresarial é um software capaz de otimizar os negócios. Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante encontrar formas de agregar mais produtividade às suas atividades e aprimorar a qualidade das suas entregas.

Esse tipo de solução faz isso por meio do acesso a módulos pensados especificamente para as necessidades das empresas e do mercado. Assim, é possível contar com funções que aumentam a sua eficácia e diminuem a taxa de erros.

Um exemplo de ferramenta que você pode ter em sua empresa é o Tiny ERP. Com ele, é possível padronizar seus processos, aumentar a eficiência das suas operações e gerenciar os principais recursos do seu negócio de maneira fácil e eficaz.

Continue por dentro de mais dicas estratégicas para aprimorar as suas operações do dia a dia. Para isso, basta assinar a newsletter quinzenal do Tiny.