
Pixel Show 2017 – Palestra com Rogério Tessari
18.12.2017 por Daniela Borsoi em Eventos
O Pixel Show é um evento de criatividade, que reuniu diversos estudantes e profissionais. Fique por dentro do que aconteceu.
Rogério é o fundador e executivo principal da Tiny Software, desenvolvedora do Tiny ERP, criada em 2011. Projetou o Tiny movido pela vontade de construir um software que simplificasse a vida dos pequenos empresários. Formado em Ciência da Computação, especialista em sistemas para Internet e mestre em Administração de Empresas. É um apaixonado por tecnologia, design e ciclismo. Cuida da parte de inovação e usabilidade na Tiny.
“Como vender pela internet?”
O varejo não é mais como antigamente. Hoje, grande parte das pessoas prefere comprar pela internet do que visitar uma loja física para encontrar os produtos que precisa. O número de lojas que vende pela internet também aumenta a cada ano, apesar de muitos fecharem, devido a falta de planejamento.
“Criar uma operação para venda na Internet, nos dias de hoje, é relativamente rápido e barato. Se você já vende no mundo offline, a transição para o online não é tão difícil, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos importantes, como a escolha da plataforma, meios de pagamento, marketing, tributos e legislação, backoffice, logística e frete” – Rogério.
Para que um e-commerce alcance o sucesso, é importante que siga algumas fases:
1 – Planejar
2 – Construir
3 – Operar
4 – Crescer
FASE 1 – PLANEJAR
Antes mesmo de começar a vender, é preciso fazer um planejamento. O que quero vender? Para quem quero vender? Quanto quero vender?
A concorrência entre as lojas virtuais é grande, e conseguem se destacar as que possuem um diferencial, seja ele atendimento, qualidade do serviço ou preço. Um conceito muito utilizado é o de cauda longa, em que é possível atingir um número maior de pessoas. Mas como isso funciona?
Imagine que você quer vender tênis. Ao vender tênis, o número de pessoas que vende produtos iguais é enorme. Ao ser mais específico, como tênis de corrida, o número de concorrentes será menor, enquanto poderá alcançar um maior número de consumidores interessados, visto que poderá refinar o público alvo. Quando vender tênis de corrida de uma marca específica, será ainda mais assertivo. É o que chamamos de nicho.
Os nichos servem para que uma loja consiga atender um determinado público ao invés de querer vender para todos. É uma estratégia que oferece excelentes resultados.
FASE 2 – CONSTRUIR
Nesta fase, é preciso escolher cada item indispensável para a construção de uma loja.
É preciso ter ferramentas de RETAGUARDA, para fazer todo o papel por trás das vitrines das lojas:
– O ERP auxilia no gerenciamento, como captura de pedidos, notas fiscais e despacho de mercadorias.
– O Hub é responsável por conectar o ERP a um marketplace.
– O antifraude é necessário para que você tenha a segurança na hora da venda.
Você também vai precisar de APOIO para conseguir efetuar as vendas:
– Segurança, para que os dados dos clientes sejam preservados.
– Possuir meios de pagamento, para que o cliente tenha opções na hora de efetivar a compra.
– Logística, pois precisa enviar os pedidos aos clientes após a confirmação do pagamento.
– Marketing e SEO para que sua empresa esteja bem posicionada em mecanismos de busca, desta forma o cliente encontrará sua loja com mais facilidade e como consequência as vendas aumentam.
E finalmente, sua LOJA precisa ser vista pelos clientes:
– O atendimento que oferece precisa ser excelente, para que os clientes estejam sempre satisfeitos.
– Escolha o marketplace que melhor se adapta às necessidades de sua empresa e faça a integração com o Hub e com o ERP.
– Escolha a plataforma que possui os recursos que necessita, que poderá trazer os resultados esperados e integre com o ERP.
FASE 3 – OPERAR
Agora é a hora de colocar a mão na massa. Após ter cadastrado os produtos, meios de pagamento e logística em sua loja, é hora de ativar o site ou a loja em um marketplace.
Seu cliente vai encontrar o produto desejado, colocar no carrinho de compras e fornecer os dados de entrega e cobrança.
Mas, por trás da vitrine temos a retaguarda. Seu cliente estará navegando em um site seguro (SSL), o valor do frete será calculado de acordo com o endereço de entrega e os gateways de pagamento vão aprovar a compra. Após o ERP receber o pedido, serão geradas as notas fiscais e é preciso seguir com o processo de envio das mercadorias. Além disso, a loja precisa fazer toda a gestão de necessidades de compra conforme a demanda, comprar e dar entrada nos produtos e sempre atualizar os estoques nas plataformas.
FASE 4 – CRESCER
Uma das forma de otimizar o crescimento de sua empresa, é ter um sistema que ajuda nas tarefas da rotina. O ERP tem funcionalidades que tornam o dia a dia mais práticos e eficientes. Veja alguns benefícios:
– Recebem automaticamente os pedidos que foram vendidos no marketplace ou na plataforma.
– Atualização automática de estoques, separação e expedição dos pedidos.
– Emissão automática das notas fiscais, o que otimiza o tempo.
– O código de rastreamento dos objetos é enviado diretamente para o cliente final.
Existem também diversas formas de envio das mercadorias, que você pode escolher conforme as necessidades de sua empresa:
– Tradicional: Em que a própria empresa prepara o despacho e a entrega das encomendas.
– Intermediário: A empresa emite as etiquetas com rastreamento e envia a lista de postagem (PLP) para a logística.
– Dropshipping: Quando a empresa não fica com o estoque dos produtos, é o próprio fornecedor que envia as mercadorias aos clientes.
– E-Fulfillment: Toda a operação de manuseio e envio é feito por um fornecedor externo.
Não esqueça do Marketing…
– Marketing de conteúdo: Conteúdo que tem por base educar ou informar os clientes.
– Mail Marketing: E-mail enviado para clientes ou possíveis clientes, a fim de entregar um conteúdo que seja relevante.
– Social Media: Promoção da marca ou produto oferecido, para que a mesma seja conhecida pelo público.
– Otimização de conversão (CRO): Para melhorar a taxa de compradores em relação aos visitantes.
Loja virtual para os pequenos também
Ter uma loja virtual deixou de ser pertinente apenas para as grandes empresas. As pequenas estão cada vez mais ganhando espaço no mercado e se destacando entre as demais, principalmente pela criatividade e atendimento diferenciado.
Independente do tamanho de sua loja, lembramos que todo o planejamento deve ser feito com cautela, para que tudo aconteça conforme o planejado. Venda conforme a capacidade que sua empresa tem de fornecer um excelente serviço, para que os clientes tenham uma boa experiência e sempre voltem a comprar.
Boas vendas!