Como analisar o risco de inadimplência de um cliente?


Você sabe o que é risco de inadimplência? Isso nada mais é do que a probabilidade de um cliente atrasar o pagamento de qualquer tipo de dívida no prazo combinado. 


De acordo com o indicador econômico da Boa Vista, a inadimplência vem crescendo no Brasil, com alta de 5,1% no mês de abril de 2021. Portanto, reduzir a inadimplência a níveis saudáveis ao negócio é um desafio para empresas de todos os portes e setores. E para alcançar esse objetivo, é necessário contar com as soluções corretas


Ao analisar o perfil creditício de forma eficiente, as empresas minimizam os riscos do não pagamento daquela venda e o credor pode, por exemplo, aumentar suas vendas a prazo para consumidores e empresas de baixo risco e oferecer a opção de vendas à vista para clientes de alto risco.


Soluções para inadimplência


Existem soluções que contemplam inteligência analítica capazes de auxiliar as empresas na difícil tarefa de tomar uma decisão creditícia. É o caso dos relatórios criados pela Boa Vista, Acerta Positivo e Define Positivo, que possuem informações completas para facilitar a venda para Pessoas Físicas e Jurídicas, respectivamente, e reduzir os custos operacionais e financeiros.


Esses relatórios analisam informações cadastrais e restritivas, além das informações derivadas do Cadastro Positivo, que permite avaliar também o histórico e comportamento de pagamentos feitos em dia por consumidores e empresas. Assim, consegue apresentar de forma simplificada o “Score”, pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade do consumidor ou empresa honrar seus compromissos nos próximos 12 meses.


Devido a pandemia, os riscos se tornam maiores, e mitigá-los pode ser mais complicado. Portanto, o Cadastro Positivo é um forte aliado na luta contra a inadimplência e pode auxiliar até mesmo na sobrevivência de muitos negócios em tempos difíceis como o atual.



Cuide da inadimplência em sua empresa


Todas essas soluções auxiliam as empresas que vendem a prazo ou concedem crédito a conhecer e prever o comportamento do consumidor, diminuindo riscos de inadimplência na hora da decisão de venda. As soluções da Boa Vista permitem essa segurança porque a companhia possui uma das maiores bases de comportamento de crédito, com capacidade analítica para transformar todos esses dados em instrumentos de decisão, de forma clara e objetiva.


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