“Se você realmente acredita, uma hora o jogo vira”

Thiago Falchetti Dos Santos, Fundador da Fotolux

Narração por Alex Zanon, da Tiny

“Foi um ano muito positivo para nós. Nossas vendas decolaram e acabamos dobrando o número de pessoas na equipe”

A Fotolux nasceu em 2014 com o desejo do Thiago em entrar no e-commerce e contribuir com o mercado audiovisual a partir dos seus produtos. Hoje, comercializa equipamentos para fotografia e vídeo em modelo omnichannel, com venda em loja física, e-commerce próprio e marketplaces.


“Nosso propósito como empresa sempre foi agregar uma melhoria na vida das pessoas, uma vez que nossos produtos estão diretamente conectados à sua profissionalização. Quando vendemos, sabemos que nosso produto está fazendo parte do progresso da pessoa e do seu negócio. No início de 2020, nossa meta era aumentar em 20% as vendas. Era o nosso desafio. 

Quando a pandemia começou,  ficamos receosos, porque precisamos fechar a nossa loja física. Com quatro pessoas na equipe, passamos a trabalhar em home office e antecipamos as férias. Mas logo nos primeiros dias, sentimos uma transformação na demanda de materiais de iluminação, nosso principal produto. Houve uma necessidade de mudança para que os negócios pudessem continuar, pois milhares de empresas e professores precisaram se digitalizar. Por isso, para dar conta dos pedidos e manter nossa qualidade de atendimento foi preciso interromper as férias e contratar mais pessoas na Fotolux.  

Como a demanda vinha de clientes sem muito conhecimento dos produtos, passamos a oferecer uma consultoria personalizada para ajudar as pessoas na  escolha ideal. Analisamos o problema, vimos quanto cada um podia investir e buscamos a melhor solução, com o melhor custo benefício. Apesar das dificuldades, conseguimos impactar de forma legal a vida de quem precisou se transformar. É importante acreditar no negócio. Fases ruins virão, mas se você realmente acredita e trata o negócio com amor, uma hora o jogo vira.

Foi um ano muito positivo para nós. Nossas vendas decolaram e acabamos dobrando o número de pessoas na equipe. Apesar de todas as dificuldades de 2020, sou grato pela equipe que formei ao longo deste ano e, felizmente, não tivemos casos de COVID-19 na empresa. Como forma de agradecimento por tudo isso, quero concretizar a nova sede da empresa para continuarmos crescendo juntos. Também quero estimular nossos clientes a fazerem doações para ONGs, que poderão ser realizadas através de um aplicativo integrado ao nosso site, ajudando mais pessoas em 2021.” 



Thiago Falchetti Dos Santos, Fundador da Fotolux


quando transformar é preciso

Buscamos histórias inspiradoras que nos fazem acreditar em um mundo melhor.

Obrigado por acreditar que, mesmo com todos os desafios, é possível transformar.

“Ser organizada e planejada vale a pena”

Camila Lemos, da Proa

ler história

“Superar o ano de 2020 nos trouxe fortalecimento”

Gustavo Lopes Camargo, da Empório do Celular

ler história

“É gratificante perceber a evolução em meio ao caos”

Priscila Cortez, da Maria Tangerina

ler história

“Tentamos fazer o nosso melhor e os resultados deste esforço nos impulsionam e motivam”