Bem-vindo ao blog do Tiny

5 livros sobre gestão de e-commerce

5 livros sobre gestão de e-commerce

15.01.2021 por Thiago Coutinho em Gestão

Confira dicas de livros de gestão de e-commerce para expandir os seus negócios digitais.

A gestão de e-commerce tem por missão integrar os diferentes setores que compõem a estrutura de uma loja virtual, através do planejamento, monitoramento e organização de todas as etapas que envolvem a administração de um empreendimento online, de modo que as demandas do mercado digital sejam atendidas.

Devido à sua relevância para o crescimento saudável e progressivo dos negócios realizados exclusivamente em formato eletrônico, selecionamos neste post cinco livros sobre o tema em evidência, dos quais você confere a seguir.

1. A Loja de Tudo – Brad Stone

Livro A loja de Tudo, de Brand Stone

A Amazon, empresa pioneira no mercado de comércio eletrônico, é referência mundial em e-commerce, e suas práticas de gestão são grande fonte de inspiração para os profissionais que estão investindo nesse segmento promissor.

Diante disso, a nossa primeira recomendação de leitura é o livro “A Loja de Tudo”, em que o jornalista Brad Stone relata toda a trajetória dessa gigante do comércio online e de seu fundador visionário Jeff Bezos, eleito o homem mais rico do mundo.

A narrativa, envolvente e concisa, percorre as diversas fases da companhia, desde os primórdios da web até a 4° Revolução Industrial, abordando os valores fundamentais da Cultura Amazon, bem como suas estratégias de inovação, oportunidades e crises enfrentadas.

Sem dúvidas, o conteúdo desta notável obra é indispensável para todos os empreendedores que trabalham com mercado digital ou varejo tradicional e almejam otimizar a sua gestão de e-commerce.

2. Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito! – Anderson Höfelmann

Livro Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito! – Anderson Höfelmann

Se você é um empreendedor digital e deseja reparar os erros da sua gestão de projetos de e-commerce, deve conhecer e estudar mais a fundo o livro “Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito!”, escrito por Anderson Höfelmann, especialista em desenvolvimento de sites e lojas virtuais.

A obra indica o passo a passo para entender o público-alvo, aumentar o tráfego do site utilizando técnicas de SEO e criar estratégias persuasivas de vendas que facilitem a decisão de compra do consumidor.

Paralelo a isso, o autor propõe soluções viáveis para driblar os desafios do e-commerce e incrementar a performance da loja virtual quando esta já se estabilizou no mercado.

Por meio dessa leitura enriquecedora, você aumentará significativamente as suas vendas, indo de encontro à satisfação de seus clientes com relação aos produtos e serviços oferecidos.

3. Influencer – Brittany Hennessy

Livro Influencer – Brittany Hennessy

Inserir o gerenciamento de mídias sociais nas ações estratégicas de marketing digital do e-commerce proporciona resultados efetivos na divulgação do negócio, de forma que o público-alvo da empresa seja impactado, garantindo vendas e lucros cada vez maiores.

Este é o ponto central do livro Influencer, mais conhecido como a “bíblia do marketing influenciador”, de autoria de Brittany Hennessy, cofundadora da Carbon August, uma plataforma de desenvolvimento de influenciadores.

Nesta obra, a autora revela todas as etapas para construir uma comunidade nas plataformas digitais, como o Facebook e Instagram, publicar conteúdos criativos, conquistar patrocinadores para a marca e monetizar a influência conforme os custos do post.

Diante disso, essa é uma leitura fundamental para todos que queiram se tornar influenciadores profissionais e impulsionar o sucesso do seu e-commerce.

4. A Cauda Longa – Chris Anderson

Chris Anderson, empreendedor e CEO da 3D Robotics, traz em seu livro, “A Cauda Longa”, a teoria homônima que descreve como a economia e a cultura estão direcionando o seu foco aos micro-mercados, ou mercados de nicho, baseada na curva de demanda por um bem ou serviço.

Através de uma linguagem clara e didática, o autor utiliza explicações históricas para validar a sua tese, demonstrando de que maneira o desenvolvimento tecnológico diminuiu a distância entre consumidores e produtores e propagou as ferramentas de entrega de informações, como a internet.

Além disso, expõe os três princípios fundamentais para o sucesso da Cauda Longa, que são: redução dos custos por meio da movimentação de estoque ou produção colaborativa, desenvolvimento da mentalidade de nicho e lançamento de produtos para analisar a reação do mercado.

Neste contexto, seus ensinamentos são ideais para gerentes de e-commerce que pretendem atrair consumidores de forma orgânica, aumentar a visibilidade da marca e vender uma grande variedade de itens em quantidade reduzida, mas constante.

5. Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk

Livro Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk

O marketing digital é de suma importância para a gestão do e-commerce, pois promove a divulgação da marca, mantém a operação competitiva no segmento de atuação e gera conversão para a loja virtual.

E para tratar deste assunto, escolhemos o premiado livro “Vai Fundo!”, no qual Gary Vaynerchuk, o guru das mídias sociais, mostra como transformar a paixão em negócios a partir da construção de uma marca pessoal por meio das diversas mídias presentes na internet.

Em síntese, o autor apresenta um guia completo para criar conteúdos relevantes e de qualidade, escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce, garimpar leads, interagir com o público, manter o legado do negócio e usufruir das ferramentas digitais para potencializar os resultados.

Assim, a leitura da obra torna-se obrigatória para todos os profissionais que anseiam adentrar no universo do comércio digital, fidelizando e orientando as jornadas de compras de seus clientes.

Concluindo

Neste post, destacamos os principais ensinamentos acerca da gestão de e-commerce abordados nos cinco livros sugeridos, apresentando um parâmetro geral dos conteúdos e frisando as vantagens de se inteirar sobre cada um deles.

Esperamos que os aprendizados extraídos dessas leituras impactem positivamente os resultados e rendimentos do seu empreendimento digital e, mais do que isso, motivem o seu crescimento profissional.

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!