Bem-vindo ao blog do Tiny

6 livros para empreendedores de sucesso

6 livros para empreendedores de sucesso

18.05.2021 por Amanda Ayoroa em Gestão

Desembarque no mundo do empreendedorismo e aprimore suas práticas com estes 6 livros para empreendedores de sucesso.

No mundo corrente, caracterizado pela alta competitividade, globalização e grandes inovações tecnológicas, o empreendedor deve, mais do que nunca, estar atento às oportunidades, sejam elas de negócios, de aprendizados ou até mesmo de crescimento pessoal.

Este profissional, que possui coragem para se adaptar a cenários novos e difíceis, também precisa aprimorar a capacidade de mudar e inovar conforme ocorram as transformações do mercado.

Nessa perspectiva, destacamos a seguinte reflexão de Nicolau Maquiavel, fundador do pensamento e da ciência política moderna:

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.”

Percebe-se, portanto, que o espírito empreendedor cumpre três palavras de ordem: atitude, autodeterminação e originalidade, sendo a busca por conhecimento o primeiro e mais importante passo para entendê-las e praticá-las.

Pensando nisso, elaboramos neste post uma lista com 6 recomendações de leitura valiosas e singulares para empreendedores que visam o sucesso, das quais você confere agora!

1. #VQD: Vai Que Dá! – Joaquim Castanheira

Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor e pelo Datafolha com cerca de mil empreendedores e empresários brasileiros, há oito pontos que traduzem o processo desafiador de empreender no Brasil, dentre eles a alta carga tributária, dificuldade para obtenção de crédito e poucas oportunidades para capacitação profissional.

Apesar desses aspectos desestimulantes, existem histórias empreendedoras do nosso país que servem como combustível e fonte de inspiração para os profissionais que almejam criar negócios rentáveis, reveladas por Joaquim Castanheira em seu livro “#VQD: Vai Que Dá!”.

O autor, que consagrou sua carreira no jornalismo econômico e foi editor e diretor de revistas como Exame e IstoÉ Dinheiro, narra dez cases de sucesso de empreendedores brasileiros que conseguiram tornar sonhos grandes em empresas inovadoras e de alto impacto.

Nesse contexto, Castanheira apresenta os desafios, erros e obstáculos que marcaram a trajetória de cada um dos negócios retratados, e seus relatos nos fazem repensar sobre o melhor caminho a percorrer, de modo a otimizar as relações de trabalho, gerir recursos financeiros e ter paixão por fazer o melhor, sempre.

Livro #VQD

2. O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela

Fernando Dolabela, fundador do World Entrepreneurship Fórum (França) e criador e coordenador de um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil, traz em seu best-seller “O Segredo de Luísa” um romance didático focado em empreendedorismo, que foi inspirado em sua vasta experiência na área.

Este livro, o qual já soma mais de 300 mil cópias vendidas, conta a história de Luísa, jovem estudante de Odontologia que vê uma oportunidade de empreender e decide construir uma fábrica de goiabada-cascão em sua cidade.

A partir daí, nasce então uma narrativa que descreve com riqueza de detalhes e ensinamentos toda a trajetória de Luísa frente à construção de sua fábrica, evidenciando o processo do empreendimento, desde a formação da ideia, marketing, finanças, até a elaboração do plano de negócios. 

Dessa forma, o célebre autor dissemina conceitos primordiais para o desenvolvimento do espírito empreendedor no país, através de um enredo encantador que explora a auto-estima, a autoconfiança, a autonomia e aproxima seus leitores dos desafios de se abrir um negócio próprio.

Livro O segredo de Luísa

3. A Mentalidade do Fundador – Chris Zook, James Al len

Em 90% dos casos, o ambiente interno explica o fato de que a maioria das empresas não conseguem cumprir com suas metas de crescimento pois, para superar um conjunto de crises previsíveis, é necessário incutir e fomentar uma mentalidade de fundador em toda a organização.

Partindo desse princípio, falaremos um pouco mais sobre a obra “A Mentalidade do Fundador”, na qual Chris Zook e James Allen, escritores e sócios da consultoria de gestão americana Bain & Company, expõem as causas e soluções para a queda de crescimento e estagnação dos negócios e empreendimentos.

Conforme explicado pelos autores, as empresas podem sofrer três tipos de crises que abalam seu crescimento – Overload, Stall Out e Free Fall – e, para evitá-las, deve-se focar no core business, isto é, ter uma missão insurgente, bem como difundir a cabeça do dono por toda a corporação e envolver sua linha de frente.

Por meio dessa leitura enriquecedora, você encontrará um caminho simples para gerenciar crises e desenvolver a mentalidade que molda a cultura organizacional interna, obtendo assim um crescimento rentável e verdadeiramente duradouro para o seu empreendimento.

Livro A mentalidade do fundador

4. A Startup Enxuta – Eric Ries

Buscando inspiração no Pensamento Lean, da Toyota, que diz respeito à identificação de fontes de desperdício em todo o processo produtivo, Eric Ries, empreendedor do Vale do Silício, sugeriu uma nova abordagem de administração para uma startup, mais conhecida como Lean Startup.

Esse movimento deu origem ao seu best-seller mundial “A Startup Enxuta”, que possui mais de um milhão de cópias vendidas e oferece inúmeros ensinamentos para conduzir uma startup em todas as etapas de vida, a partir do lançamento, desenvolvendo produtos e serviços verdadeiramente inovadores.

Além de discutir a aplicação do ciclo Construir-Medir-Aprender, o autor foca na experimentação e criação de Produtos Mínimos Viáveis, o famoso MVP, que permitam obter feedback constante dos potenciais clientes, eliminando custos ao construir o produto ou software perfeito.

Não há dúvidas que essa é uma leitura obrigatória para todos os que tem vontade de empreender, assim como àqueles que já estão começando a navegar no mundo das startups, e visam as melhores estratégias para poder escalar o seu negócio.

Livro A startup enxuta

5. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Antes de tirar as ideias do papel e abrir o próprio negócio, é de suma importância que você conheça e compreenda quais os principais desafios de se empreender, isso porque este se trata de um processo complexo, que consiste em inúmeros obstáculos a serem superados.

Dado isso, a quinta sugestão da nossa lista é o best-seller prático “O Lado Difícil das Situações Difíceis”, em que Ben Horowitz, cofundador e sócio da firma de capital de risco Andreesen Horowitz, revela os sentimentos, sensações e armadilhas vividas por quem está à frente da gestão de um empreendimento.

Nesse sentido, o autor narra as situações difíceis que passou ao longo de sua carreira como empreendedor e líder de grandes empresas de tecnologia, compartilhando as ferramentas que usou para obter resultados e desenvolver o negócio apesar das adversidades.

Portanto, essa leitura realista e instrutiva te ajudará a encontrar respostas baseadas em experiências que servem como fonte de ensinamentos e inspiração para mover o empreendimento rumo ao sucesso.

Livro O lado difícil das situações difíceis

6. O Catador de Sonhos – Geraldo Rufino

Enxergar-se em situações de absoluto sucesso pessoal, pensar grande, ter entusiasmo, positividade e confiança são fatores condicionantes e imprescindíveis ao êxito de empreendedores. Esta é a premissa do best-seller brasileiro “O Catador de Sonhos”, que foi escrito por Geraldo Rufino.

Apoiado em valores extremamente sólidos, o autor narra momentos marcantes de sua trajetória admirável, desde a infância como catador de recicláveis em um aterro sanitário na capital paulista, até a construção de uma das maiores empresas de reciclagem de peças de caminhão do país, a JR Diesel.

Hoje, sua organização é referência no segmento de atuação e possui faturamento superior a R$50 milhões por ano. Mas como ele conseguiu esse feito? Com otimismo, determinação, superação e outros princípios que você só encontra no livro.

Simplesmente inspiradora, a leitura desta obra te ensinará a cultivar o espírito empreendedor, enxergar oportunidades em cenários diversificados e encontrar a verdadeira felicidade na doação e no amor ao próximo.

Livro O catador de sonhos

Voe alto com seus sonhos empreendedores

A capacidade de sonhar é o grande diferencial da carreira empreendedora.

Ilustres empreendedores da humanidade como Bill Gates, Henry Ford, Thomas Edison e Jeff Bezos começaram com um sonho e acreditaram nele.

Suas ambições, somadas ao trabalho duro e à coragem para enfrentar riscos, os levaram a realizações inestimáveis, sendo esta a essência do empreendedorismo.

Em vista disso, concluímos nosso artigo com uma pergunta: qual o tamanho dos seus sonhos?

Independente de quais sejam, trace planos para concretizá-los, tenha determinação e confie em si mesmo. Só assim, você poderá empreender mudanças significativas para executar seus projetos de negócios.

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo.