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Dicas de como ser um bom empreendedor

Dicas de como ser um bom empreendedor

13.04.2021 por Business Connection em Gestão

A Business Connection separou algumas dicas para quem quer ser um empreendedor de sucesso. Conheça e evolua no seu negócio.

Ser um empreendedor de sucesso demanda tempo, recursos e disciplina. Gerir uma empresa bem sucedida é o sonho de muitos empreendedores. Esse texto é um guia com dicas e técnicas para alcançar esse sonho.

Empreendedores tomam decisões que afetam muitas pessoas diariamente. Eles trabalham para melhorar a sociedade, seja por meio de produtos ou serviços de qualidade.

Com tanta responsabilidade nas mãos, pode ser fácil se deixar levar pela ambição exagerada, mas é preciso manter os pés no chão para cumprir metas e conseguir resultados.

A Business Connection traz dados importantes, com as últimas inovações e novidades do mercado. Este conteúdo traz dicas e cases reais que fazem parte do nosso dia a dia da empresa. Se você tem interesse em entrar nesse mundo ou evoluir nele, continue lendo.

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Um empresário de sucesso tem que atender a muitas expectativas todos os dias. Para isso, ele precisa agir como um líder. Portanto, abaixo separamos dicas para chegar lá:

Conheça seu público

Essa é a dica mais valiosa para quem deseja começar um negócio de sucesso. O público deve vir sempre em primeiro lugar.

Atender aos clientes com excelência é a base para qualquer empreendimento. Para atendê-los, é preciso saber do que eles precisam.

Existem duas formas populares e efetivas de fazer isso: definindo o público-alvo e definindo a persona da sua empresa.

O público-alvo é o grupo de pessoas que a empresa busca atingir. Deve ser definido com base no consumidor médio e envolve informações como:

  • Classe social;
  • Estado civil;
  • Idade;
  • Gênero.

A persona é um desdobramento do público-alvo. Seu objetivo é delinear o perfil do cliente ideal. Também se baseia no consumidor médio, mas leva em conta informações mais pessoais, como:

  • Sonhos;
  • Hobbies;
  • Dificuldades;
  • Interesses pessoais.

Vamos dar um exemplo de um empreendedor dono de um coworking em João Pessoa, independente da região, ele pode contratar um time de marketing para fazer esse tipo de trabalho e incrementar as estratégias da empresa, mesmo que seja a distância.

Agilize a logística

Uma logística eficiente garante que o negócio mantenha uma evolução constante. Para isso, é preciso ter todas as etapas mapeadas cuidadosamente.

Controlar todos os processos facilita a identificação e previsão de problemas, o que agiliza a solução deles.

Mantenha um canal de comunicação com seus fornecedores. Existem softwares voltados especialmente para essa parte.

Tenha sempre as previsões de vendas na ponta da caneta. Analise as vendas dos meses anteriores para ter uma noção segura do quanto você vai precisar produzir.

Passe uma imagem positiva

Ser um líder demanda uma postura autoconfiante. Sua equipe precisa sentir que você, acima de tudo, confia nas suas decisões e nas decisões dela.

Infelizmente, os altos níveis de estresse podem fazer com que empreendedores em posições de liderança ajam com grosseria e impaciência.

Nessas horas, mantenha a calma e ouça o que seus colegas têm para falar. Muitas ideias excelentes nascem assim.

Isso não quer dizer que você deve aceitar todos os conselhos que te dão, mas analisar diferentes pontos de vista pode  te levar a uma decisão mais certeira.

Seja dedicado

Construir uma empresa relevante leva tempo. Você não vai se tornar um dos maiores empresários do país do dia para noite.

O segredo é ser dedicado e persistente. Planeje suas ações com precisão, desde o aluguel de salas comerciais até o relacionamento direto com o cliente.

Pense que cada decisão é importante para sua evolução.

Não tenha medo de ousar

O sucesso vem do desenvolvimento de soluções diferenciadas para problemas comuns.

Não olhe para seus concorrentes buscando copiar as estratégias de sucesso deles. Seja original. As pessoas valorizam empresas que têm ideias únicas.

Reúna sua equipe no escritório compartilhado e faça brainstorms para solucionar os problemas da corporação, qualquer que seja.

A variedade de ideias é muito vantajosa na hora de pensar em inovação e diferenciação.

Defina metas

Um bom empreendedor está sempre pensando no próximo passo. Definir metas significa definir as próximas ações com antecedência.

Para pensar em metas, é essencial levar em consideração cinco aspectos:

  • Especificidade: A especificidade da meta é medida a partir do detalhamento das ações. Vamos dar um exemplo: se os donos de um serviço de escritório virtual João Pessoa desejam aumentar o faturamento, conclui-se que é preciso que eles definam a porcentagem desse aumento de meta e o porquê.
  • Mensuração: Uma meta mensurável pode ter seus resultados analisados por meio de dados. Por isso, é importante manter um histórico detalhado de cada mês da empresa.
  • Alcance: Cada equipe tem características próprias que se refletem no próprio empreendimento. Assim, uma boa meta é aquela que pode ser concretizada pelos colaboradores.
  • Relevância: A meta tem que ser relevante, ou seja, ela precisa fazer sentido para a empresa. Uma meta que não motive os funcionários a trabalhar não é relevante.
  • Tempo: É imprescindível que cada meta esteja associada a um prazo para ser cumprida. 

Conclusão

O mundo do empreendedorismo tem muitas oportunidades de sucesso. A questão é manter esse sucesso ao longo dos anos.

Se você já segue as dicas apresentadas neste texto, parabéns, você está no caminho certo. Se não, reveja suas prioridades, sempre é tempo de mudar.