Google Meu Negócio: como criar seu perfil para vender mais


Google Meu Negócio - Como criar conta


Você sabe como está sua imagem na internet? Isso não é um problema para quem utiliza o Google Meu Negócio como parte da estratégia de negócio. 


O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita lançada em 2014, que permite que você gerencie o que é exibido para os usuários quando eles procuram pelo seu negócio no Google. Esse recurso também permite que você crie seu próprio site de maneira prática e descomplicada, ampliando a presença online da sua marca.


Quer saber como criar o perfil da sua marca na ferramenta e alavancar seu negócio? Então acompanhe este post até o fim. Você irá aprender como funciona o Google Meu Negócio, como se cadastrar por lá e como criar um site para a sua marca. Boa leitura! 




O que é e como funciona o Google Meu Negócio?


Estar presente digitalmente nos dias atuais é extremamente necessário. A jornada de compras do usuário não é linear, e ele pesquisa muito antes de adquirir qualquer item para conhecer a reputação e seriedade da empresa. 


De acordo com o próprio Google, “empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Com base nisso, usar o Google Meu Negócio ajuda a empresa a ser encontrada por quem está buscando uma solução. 


Ao pesquisar por uma marca que utiliza a ferramenta Meu Negócio, os dados gerenciados estarão disponíveis na lateral direita, conforme mostra a imagem abaixo: 


Como funciona o Google Meu Negócio

Na seção à direita, as pessoas poderão encontrar as seguintes informações sobre sua empresa:



  • Dados de contato, como endereço, website, e-mail e telefone — com a oportunidade de ligar para o seu estabelecimento com apenas um clique no celular.

  • A localização do seu negócio no Google Maps, inclusive, com rotas de deslocamento.

  • Horário de funcionamento e horários de maior movimento.

  • Fotografias do estabelecimento e dos seus produtos.

  • Avaliações deixadas para a sua empresa e com comentários positivos ou negativos — é possível interagir e responder os comentários.

  • Perguntas e Respostas frequentes.

  • Publicações com imagem e link para deixar em destaque na rede de pesquisa.


Portanto, a ferramenta traz diversas vantagens para o lojista, dando total controle sobre o que é visualizado pelos usuários, assim como para o público que procura pelo seu negócio. 


Vários clientes em potencial podem te encontrar em apenas um clique na internet. Por isso, deixe as principais informações disponíveis para o público e conquiste novos clientes para a sua marca. 


Quais as diretrizes para ter um perfil no Google Meu Negócio?


Agora que você entendeu qual a vantagem da ferramenta, acompanhe a lista de diretrizes para empresas locais criarem a sua conta por lá. Siga estas dicas para evitar problemas comuns e não ter sua conta removida: 



  • Marcas, organizações, artistas e outras empresas que atuam somente no online não estão qualificadas para criar um perfil no Google Meu Negócio.

  • Escolha o menor número possível de categorias para descrever seu negócio.

  • Faça escolhas que representem bem sua empresa, com uma identidade visual consistente com a realidade.

  • Só deve haver um perfil por empresa para que suas informações sejam exibidas corretamente no Maps e na Pesquisa Google.

  • Verifique se o endereço está correto e preciso.

  • Evite conteúdo proibido: caixas eletrônicos, empresas sazonais e imóveis à venda ou para alugar são proibidos na plataforma, por exemplo.


Caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato com a Small Business Advisors do Google, para entender o processo e aproveitar ao máximo o seu perfil. 



Passo a passo para se cadastrar no Google Meu Negócio


Chegou o momento de colocar a sua marca no mapa e cadastrá-la na ferramenta. Para fazer isso é bem simples e rápido, basta seguir os 7 passos a seguir! 


Importante: os passos para a criação de conta no Google Meu Negócio podem variar de acordo com as configurações da própria ferramenta.

Acesse o site


Para colocar sua empresa no Google, você precisa primeiro ter uma conta do Google. Acesse o Google Meu Negócio, logue na sua conta e clique em “Continuar”. 


Como criar conta no Google Meu Negócio - Acesse o site

Preencha os dados da empresa


Preencha os campos solicitados nas próximas páginas: nome da empresa, tipo de negócio e categoria. Caso você tenha um site pode inserir o link, mas caso não tenha ainda, te ensinamos a criar gratuitamente ao longo do texto. 


Por último, basta fornecer seu endereço – lembrando que esse campo é obrigatório – e o telefone da loja, se tiver um.


Como criar conta no Google Meu Negócio - Preencha os dados da empresa

Como criar conta no Google Meu Negócio - Preencha os dados da empresa

Como criar conta no Google Meu Negócio - Preencha os dados da empresa

Após preencher todas as informações solicitadas, você vai cair na página abaixo, em que o Google apresenta as vantagens do Meu Negócio. Clique em “Continuar” para começar a verificação da sua conta. 


Como criar conta no Google Meu Negócio - Preencha os dados da empresa

Verifique sua conta


O objetivo dessa etapa é garantir que a conta criada é verdadeira e fornecerá dados reais para o usuário quando ele buscar algo no Google. A verificação ocorre pelo envio de um cartão postal pelo Correio para o endereço cadastrado, como mostramos na imagem abaixo. Mas, se quiser concluir essa etapa depois, basta clicar em “Outras opções” e “Confirmar depois”.


É importante lembrar que o seu perfil só aparece no Google Meu Negócio após ser verificado.

Como criar conta no Google Meu Negócio - Verifique sua conta

Adicione os horários de funcionamento


Uma das funcionalidades mais interessantes do Google Meu Negócio para o cliente é o horário de funcionamento. Saber quando sua empresa está aberta e funcionando evita frustrações por parte dos usuários. Por isso, é importante que você informe os horários reais, tendo atenção especial com fins de semana e feriados.


Como criar conta no Google Meu Negócio - Informe os horários de funcionamento

Conforme você for selecionando os dias em que está aberto, a plataforma abre um espaço para inserir o horário de atendimento. A opção 24 horas também existe na caixa de seleção.


Receba mensagens direto pelo Google


Aqui, você pode escolher receber ou não mensagens dos clientes gratuitamente pelo Google. Se o seu negócio não tem um telefone comercial, por exemplo, essa pode ser uma alternativa barata e funcional.


Como criar conta no Google Meu Negócio - Receba mensagens direto pelo Google

Descreva sua empresa


Estamos quase acabando. Nessa etapa você pode escrever uma breve descrição sobre a sua empresa para que os usuários conheçam melhor seu negócio. Esse texto aparece no perfil do Google Meu Negócio, no Google Maps e em outros serviços do grupo.


Como criar conta no Google Meu Negócio - Descreva sua empresa

Adicione imagens


Usar as imagens para vender seus produtos e serviços é essencial. Mostre como seu negócio funciona e apresente as qualidades da empresa. Se for uma loja de roupas, tire fotos das peças e do ambiente. Já se for uma loja de ferramentas, mostre a variedade de produtos, por exemplo. 


Como criar conta no Google Meu Negócio - Adicione imagens da empresa

Pronto! Essa é a última etapa da criação do seu perfil. Lembrando que, de acordo com o segmento e tipo de negócio, o Google apresenta diferentes opções de personalização. Assim, fique atento a todas as etapas do processo e pense com cuidado no seu público-alvo, fornecendo todas as informações necessárias para que ele efetue a compra.


Google Website Builder: ferramenta criadora de sites


A ferramenta de criação de sites, chamada de Google Website Builder, é intuitiva e permite que você crie uma página em até 10 minutos. Isso porque o sistema coleta automaticamente todos os dados inseridos na sua conta do Google Meu Negócio. 


O site é responsivo, ou seja, as pessoas podem acessá-lo pelo computador, tablet ou celular sem que a usabilidade seja comprometida. Em outras palavras, o visual da página vai se adaptar automaticamente à tela do usuário. 


A ferramenta de criação de sites é gratuita, mas tem algumas limitações. Por isso, acaba sendo uma estratégia recomendada principalmente para micro e pequenos negócios.


A URL da sua página aparecerá como nomedaempresa.business.site para os usuários. Consequentemente, as chances de um bom ranqueamento no buscador diminuem. Para personalizar o link, você precisará comprar um domínio por conta própria.


Não há nenhum recurso de pagamento disponível, o que significa que você não pode adicionar o botão “Comprar”. Dessa forma, a ferramenta acaba não sendo o recurso mais indicado para quem tem um e-commerce, por exemplo. Além disso, o site não integra com o Google Shopping nem com o Google Analytics, limitando o acompanhamento de dados da audiência. 


Por isso, a dica para quem quer ter uma loja virtual robusta é contratar soluções como a Vnda. Essa plataforma de e-commerce faz parte do ecossistema olist e tem tudo o que você precisa para vender online com facilidade e alta performance. Acesse nosso site para saber mais!



Como criar um site no Google Meu Negócio?


Acesse o painel do Google Meu Negócio


Na sua página do Google Meu Negócio, clique em “website”, localizado na lateral esquerda.


Como criar um site no Google Meu Negócio - Acesse o painel

Depois, clique no botão “Primeiros passos” para avançar.


Como criar um site no Google Meu Negócio - Clique em "Primeiros passos"

Aparecerá um pop-up no centro da tela e seu site será criado automaticamente em poucos segundos.


Como criar um site no Google Meu Negócio - Site criado

Comece a editar seu site


Agora, você verá uma pré-visualização da página e poderá fazer algumas adaptações clicando nos ícones que estão na coluna esquerda.


Temas 


Selecione uma das 10 opções disponíveis. O visual é o mesmo, mas as cores e fontes são diferentes em cada um dos temas.


Editar 


Escolher entre “Ver rotas” ou “Agendar horário” para definir o botão principal do site. Edite o título da página, a descrição do negócio, o cabeçalho do resumo (opcional) e o corpo do resumo. Personalize seu texto com as opções Negrito, Itálico e Sublinhado, insira links e organize as informações em listas.


Fotos


Adicione mais imagens à sua página, lembrando que as fotos do seu perfil no Google Meu Negócio já estão presentes no site.


Mais 


Publique o seu site! No ícone de configurações, além de publicar o site, você também pode alterar o idioma. Depois da publicação, é possível mudar a URL, comprar domínio ou promover a página com o Google Adwords.


Publique o site


A página da sua empresa foi criada com sucesso e já pode ser divulgada.


Como criar um site no Google Meu Negócio - Publique o site

Aposte na divulgação multicanal


O Google é o site de buscas mais utilizado no mundo e abre portas para os consumidores encontrarem a sua loja. Por isso, ter uma estratégia multicanal fará toda diferença no seu negócio, uma vez que o objetivo é melhorar a experiência do usuário em todos os meios, seja o ambiente físico quanto o digital. 


O Google Meu Negócio tem se mostrado uma opção simples e barata para divulgar as marcas. Agora que você já conhece o passo a passo para criar sua conta e as boas práticas para utilizar a ferramenta, você garante que sua loja seja vista e que não haja informações equivocadas sobre ela na internet. 


No entanto, se você tem um e-commerce e busca uma plataforma mais completa onde pode controlar, organizar e vender, conheça Vnda. Parte do ecossistema olist, esse sistema te ajuda na criação e gestão de todo o seu negócio — permitindo que você seja multicanal e una o físico ao digital em poucos passos. 


O que achou deste texto? Compartilhe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Mercado Envios exigindo nota fiscal: Mercado Livre muda em 2018
    próximo post
    Facebook Marketplace no Brasil: o que é e como funciona?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.