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Integração dos canais de venda – loja virtual, física e marketplaces

Integração dos canais de venda – loja virtual, física e marketplaces

04.05.2021 por Laika em Gestão

Entenda porque sua empresa precisa integrar os canais de venda para que o negócio tenha sucesso. Veja como um ERP ajuda no processo.

Muitas empresas buscam vender em multicanais, como marketplaces, e-commerce próprio e loja física para alcançar mais consumidores. Essa é uma maneira interessante de expandir as vendas e, consequentemente, o negócio.

A estratégia funciona para toda e qualquer empresa que deseja vender em multicanais. A ação de integrar ou conectar os canais de venda é um passo essencial para obter melhores resultados e alcançar crescimento no mercado.

Continue a leitura e entenda o que é integração dos canais de veda, sua importância e dicas para colocar em prática na hora de conectar as lojas virtual, física e marketplaces.

O que é integração dos canais de venda?

Nos últimos anos, as empresas têm trabalhado para se adequar cada vez mais para atender à realidade do mercado. Com a mudança do comportamento dos consumidores e as novas oportunidades, os empreendedores têm buscado oportunidades de vendas em diferentes canais.

A integração dos canais de venda ocorre por meio da conexão de processos em comum entre as lojas, como estoques, vendas e atendimento ao cliente. O desafio, portanto, é conseguir utilizar a tecnologia a favor do negócio, centralizando os controles para agilizar as rotinas de backoffice e oferecer melhores experiências na jornada de compra.

É uma estratégia que oferece melhores experiências aos consumidores e também mais facilidade para a gestão empresarial. Uma das formas de integrar é oferecer serviços omnichannel, que faz com que a experiência dos usuários nas lojas físicas, virtuais e nos marketplaces seja unificada, melhorando a comunicação.

Um exemplo de operação omnichannel é quando o consumidor compra em lojas virtuais ou marketplaces, realiza o pagamento online e retira seus produtos na loja física da empresa. Esta alternativa é interessante para evitar gastos com frete, que representa um peso considerável no custo final da compra. Ao retirar na loja, o cliente não paga o valor referente a entrega.

Integrando lojas física e virtuais, a gestão oferece mais comodidade aos clientes. No entanto, é preciso ter um bom planejamento e controles organizados para que a integração dê certo. Uma solução é utilizar um sistema ERP, que reúne todas as informações dos processos gerenciais, financeiros, produtivos e logísticos das lojas virtuais e física.

Por meio da integração, ocorre a centralização das operações e transações, o que acaba sendo benéfico para o negócio. Todos os cadastros de produtos, pedidos e notas emitidas de diferentes canais de venda são centralizados no ERP. Tudo é feito em apenas um lugar, facilitando a gestão e a comunicação.

Qual a importância da integração dos canais de venda?

A integração entre loja virtual, loja física e marketplace é uma estratégia fundamental para o bom funcionamento do negócio. Ela possibilita que a gestão centralize todas as informações de estoque, compras, vendas e finanças.

Por exemplo, a cada venda efetuada em uma das lojas, o sistema atualiza as quantidades de estoque disponíveis para venda em todos os pontos de venda. Os valores referentes às vendas realizadas também são centralizados para que a empresa saiba exatamente quanto vendeu em cada canal. Esta é uma forma de identificar quais são os canais com melhor resultado, importante para traçar estratégias de venda.

Além disso, ao utilizar um ERP para integrar os canais de venda, fica mais simples criar anúncios direcionados para cada público consumidor. Todos os produtos são cadastrados em um mesmo local e podem ser enviados para diferentes canais, inclusive, com preços diferentes sempre que for necessário.

Realizar a integração entre os canais de venda é, sem dúvidas, uma ótima opção. Com ela, os gestores podem acompanhar todas as operações e processos do negócio, além de resolver erros e possíveis problemas de maneira ágil e prática. 

Para isso, o mais indicado é utilizar um ERP. O ERP é um software que gerencia e promove a análise geral das lojas, sejam elas virtuais ou físicas. Com o alto volume de informações, muitas vezes pode ficar difícil para a gestão lidar com tantos dados dos setores financeiros, de estoque, logística, entre outros.

O sistema ERP, nesse caso, oferece grande capacidade gerencial, integrando os canais online e offline das lojas. Através de configurações no ERP, a empresa consegue conectar um ou mais canais de venda, como loja física, plataformas de e-commerce e marketplaces.

Dicas para uma integração eficiente com o uso de um ERP

É preciso ter planejamento e contar com ferramentas que ofereçam uma integração eficaz. Com o uso de um ERP é possível realizar funções e atividades que demandam muito tempo da equipe de forma mais fácil e rápida. Ao conectar as lojas física e virtual, o que parecia muito trabalhoso representa uma oportunidade de produtividade e crescimento para a empresa.

A seguir, confira dicas para fazer a integração entre loja virtual, loja física e marketplace da melhor forma no seu negócio.

Conecte os canais de venda ao ERP

Um dos primeiros passos é realizar a integração com os canais de venda. Isso quer dizer conectar o ERP, que pode ser utilizado na loja física, aos marketplaces e a loja virtual, para que todo o backoffice das vendas seja centralizado.

Dessa forma, fica mais fácil enviar os produtos para serem vendidos online, as vendas são recebidas no ERP e os dados de rastreamento podem ser enviados para os canais de venda utilizados.

Existem diversas opções de plataformas de e-commerce e marketplaces no mercado. Você pode ver as integrações disponíveis no Tiny e conectar as que fazem parte do seu negócio.

Controle de estoques em um único local

Com um bom controle de estoque no ERP, é possível manter todos os dados e informações dos produtos centralizados, podendo ser atualizados de uma só vez em todos os canais, economizando tempo.

O controle de estoques é realizado automaticamente no ERP. O Tiny possui recursos específicos de controle de estoques, para evitar que um mesmo produto seja vendido para dois clientes diferentes, ocasionando uma experiência ruim de compra. Mesmo se uma venda for realizada na loja física, os estoques disponíveis para venda online serão atualizados.

Você pode conferir como funciona o módulo de controle de estoques no Tiny através da ajuda do Tiny para estoques.

Criação de anúncios de forma centralizada

Com todos os produtos cadastrados no ERP, a criação de anúncios online se torna mais fácil. É possível escolher preços diferentes para cada canal, de acordo com as comissões ou custos envolvidos.

Também é possível deixar as informações sobre cada produto mais completas, como descrição e fotos, que são utilizados na criação de anúncios para a loja virtual própria ou para marketplaces.

É importante ressaltar que um produto cadastrado no ERP pode ser enviado para diferentes canais de venda, sem necessidade de cadastrar o produto novamente em cada canal.

Se você precisar de auxílio para cadastrar os produtos e enviar para diferentes canais de venda, pode contar com a ajuda do Tiny para Cadastrar Produtos.

Emissão de notas fiscais

Com o uso de um ERP, a emissão das notas é simplificada, uma vez que os dados dos clientes e produtos são importados com os pedidos, dispensando a necessidade de digitar ou copiar e colar informações.

Após a nota ser emitida, os dados são enviados diretamente para a plataforma de e-commerce ou marketplaces, para que os compradores possam acompanhar o andamento do pedido.

Ao incluir uma venda no PDV (módulo para vendas em loja física), é possível gerar e emitir Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) para entregá-la ao cliente.

É muito fácil emitir notas fiscais utilizando um ERP. Caso precise, acesse a ajuda do Tiny para Emissão de Notas Fiscais.

Conclusão

A integração entre lojas físicas, e-commerce e marketplace é uma boa estratégia para os estabelecimentos que desejam organizar as vendas. Por meio de um sistema de gestão integrada, as equipes ganham mais tempo para se dedicar a outras demandas da empresa, como a criação de campanhas para aumentar as vendas e análises financeiras.

O Tiny é um ERP que permite a integração entre as lojas físicas e as virtuais, facilitando o controle sobre os produtos, vendas e financeiro. Aproveite e crie sua conta com 30 dias grátis.