Descubra o que é marketing direto e seus benefícios


O marketing direto é uma das estratégias mais tradicionais aplicadas pelas empresas para tornar a marca mais conhecida e conquistar ou fidelizar clientes. Por isso, é uma tática que contribui para aumentar as vendas do negócio.


Este artigo explica o conceito de marketing direto, qual é a sua relação com o marketing de permissão, como ele funciona, quais são as suas principais vantagens e quais são as principais ferramentas para colocar em prática.


Conceito de marketing direto


O marketing direto é um conjunto de estratégias aplicadas pelas empresas para alcançar um público específico e segmentado. A comunicação entre a empresa e seu público-alvo é direta, eliminando intermediários.


Seu objetivo é atrair as pessoas que já demonstraram algum interesse pelos seus produtos ou serviços, que podem ter visitado sua loja, mas sem fazer compras, por exemplo. Ao ter mais informações sobre os potenciais clientes, é possível tomar ações mais diretas e eficientes para atraí-los. Além disso, também é possível utilizar essa tática para conquistar novos clientes.


De forma geral, os principais objetivos do marketing direto incluem:


  • conquista de novos clientes;

  • interação com os clientes;

  • fidelização dos clientes;
  • divulgação da marca para um público-alvo definido;
  • aumento dos lucros.

Esse conceito também se relaciona com o marketing de permissão, que consiste em obter o consentimento explícito do cliente para que ele receba materiais publicitários. Na prática, a empresa precisa solicitar permissão do cliente para entrar em contato com o mesmo.


É recomendável que o marketing direto somente seja aplicado mediante aprovação do cliente, caso contrário ele poderá sentir que está tendo sua privacidade invadida. Por exemplo, antes de enviar e-mails para seus clientes, tenha a certeza de que eles autorizaram o envio ou assinaram um boletim informativo (newsletter).


Como o marketing direto ajuda a aumentar as vendas?


Como se trata de uma estratégia eficaz para conversar diretamente com cada cliente, o marketing direto é capaz de aumentar as vendas de diferentes formas. Entenda quais são as vantagens em utilizar esta estratégia.


Possibilita a personalização do contato


Uma das características mais marcantes do marketing direto é a possibilidade de personalizar o contato com o cliente. Isso significa que, em vez de usar a mesma linguagem para todo seu público, você poderá alterar o tom de voz e os termos utilizados para tornar o contato mais adequado para cada cliente individualmente.


É o que acontece, por exemplo, quando parte de seus clientes devem ser abordados com um diálogo mais formal, porém outros são contatados com mais informalidade e descontração.


Além disso, como você tem à disposição um histórico sobre os clientes, é possível oferecer formas de pagamento, ofertas e produtos adequadas para cada pessoa, aumentando as chances de conversão.


Atinge clientes interessados pelo produto


A publicidade direta possibilita que os profissionais segmentem os clientes em grupos. Por exemplo, a empresa conseguirá elaborar mensagens promocionais que atinjam melhor os interesses de cada pessoa, aumentando a probabilidade de conversão dos compradores interessados.


Aposta na abordagem certa


O marketing direto permite saber precisamente com quais clientes a empresa está se comunicando. Ela poderá obter informações sobre os possíveis consumidores utilizando uma base de cadastros, pesquisando sobre eles nas redes sociais, conseguindo informações em uma entrevista ou pesquisa, entre outros meios.


Com as informações sobre os clientes em mãos, a empresa consegue traçar a abordagem ideal nas ligações, no e-mail marketing, nas mensagens etc.


Ajuda a reduzir custos


Quando a organização conhece o cliente e apresenta um produto de seu interesse, ele consegue fazer uma abordagem mais precisa e aumenta as chances de agradá-lo.


Isso torna as vendas mais eficientes, com maior probabilidade de fechar negócio no primeiro contato, o que reduz o Custo de Aquisição por Cliente (CTA), ou seja, há necessidade de menos investimentos para conquistar os clientes.


Recupera clientes


O marketing direto também ajuda a retomar a relação ou confiança dos clientes antigos quando você realizar um contato mais próximo e pessoal. Você terá registros sobre seu comportamento, gostos ou vontades e poderá pensar em um diálogo ideal para ele.


Quando o cliente é lembrado, ele se sente mais importante e desejado pela empresa, o que melhora a visão sobre sua marca e aumenta as chances de que ele volte a negociar com ela.


Aumenta a fidelidade do cliente


Conforme a empresa interage com seus clientes, ela também coleta informações e acumula históricos de compras, permitindo a elaboração de estratégias personalizadas para a fidelização de clientes.


A organização saberá qual cliente prefere descontos, ofertas exclusivas, acesso a lançamentos, cartões de aniversários, entre outras ofertas que são mais atrativas para cada pessoa.


Ajuda na elaboração de estratégias de vendas


Ao aplicar campanhas segmentadas, a empresa consegue testar mercados, obter mais dados do público, analisar os resultados das vendas e medir a eficácia das táticas aplicadas. Essas são informações valiosas para otimizar as campanhas futuras e o fluxo de vendas.


Oferece as ferramentas certas


Existem várias formas de se comunicar com seu público, e cada uma é mais adequada para cada perfil de cliente. Por exemplo, um público mais jovem pode preferir ser comunicado por e-mail marketing e redes sociais, enquanto os clientes de mais idade podem gostar de receber ofertas pelo telefone ou mídia impressa, como o jornal.


Como a empresa terá várias informações sobre os dados pessoais, o comportamento e as preferências dos clientes, ela também saberá qual é a ferramenta ideal para se comunicar com eles.


Como colocar essa estratégia em prática?


O marketing direto pode ser colocado em prática de diferentes formas, seja utilizando ferramentas como o e-mail ou através do mobile marketing, como entrando em contato diretamente com cada cliente. Veja como funciona cada uma dessas aplicações:


E-mail marketing


O e-mail marketing consiste em manter contato direto com os clientes enviando mensagens diretamente para a sua caixa de entrada. O cliente pode fornecer seu email para a empresa de diversas formas. Ele pode:


  • informar seu email na caixa "assinar a newsletter" disponibilizado pela empresa;
  • fornecer o email para a empresa quando solicita informações;
  • ao acessar um material rico, como um e-book disponibilizado pela empresa.

Essa ferramenta é bastante ampla e pode ser usada para transmitir inúmeras informações, como:


  • novos produtos e serviços;
  • ofertas;
  • futuros lançamentos;
  • solicitação de opiniões;
  • conteúdos informativos.

Mobile marketing


Os smartphones se tornaram uma forma prática para as pessoas se comuniquem e se manterem atualizadas. De acordo com os dados da Agência Brasil EBC, o Brasil tem mais de 204 milhões de smartphones.


Esses aparelhos consistem em uma grande oportunidade para fornecer um atendimento personalizado, sendo possível contatar os clientes via SMS, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, entre outros aplicativos.


Há diversas campanhas personalizadas para smartphone cujos conteúdos podem ser direcionados para os clientes de forma individual. Algumas das estratégias que podem ser utilizadas são:


  • oferecer algo interessante para o cliente por SMS ou aplicativo. Antes disso é recomendável solicitar a permissão dos clientes para enviar ofertas;
  • personalize a experiência dos visitantes de sua loja online de acordo com seu histórico, apresentando ofertas de produtos que possam interessá-los;
  • ofereça cupons de desconto por SMS e aplicativos para itens que o cliente possa desejar.

Venda direta


Esse é um canal de venda sem intermediários, em que o contato é feito diretamente com o consumidor.


Temos como exemplo consultores que visitam as residências de seus clientes e oferecem um catálogo de produtos, fabricantes vendendo para cliente final, televendas, e-commerce próprios, entre outros.


Conclusão


As estratégias de marketing direto são efetivas para atrair e fidelizar o público, mas é fundamental ter um sistema adequado para coletar informações sobre o histórico de compras e o comportamento de seus clientes. Dados precisos fazem com que as estratégias traçadas sejam mais assertivas, tendo como consequência um melhor resultado.


Invista no marketing, mas sempre dentro da medida certa para que os clientes gostem de sua marca e interajam com ela.


Sucesso!


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