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Meios de pagamento para sua loja virtual e física

Meios de pagamento para sua loja virtual e física

16.03.2021 por Laika em Finanças, Gestão

Entender quais são os meios de pagamento preferidos do seu público é essencial para não perder vendas. Veja quais são os mais utilizados.

O crescimento do comércio eletrônico chegou a 56,8% em 2020, de acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, diversas soluções surgiram para facilitar as compras dos consumidores. Elas fazem toda a diferença para conquistar e fidelizar os clientes nas lojas virtuais, aqui entram, inclusive, os meios de pagamento. Nisso estão envolvidas questões desde a segurança de dados até a usabilidade com a finalidade de promover estabilidade de conexão, conversão e relacionamentos duradouros.

Quer saber um pouco mais sobre meios de pagamento? Neste artigo, você vai entender o que são e aprender a analisar qual a melhor estratégia para o seu negócio antes de contratar uma solução de pagamento. Boa leitura!

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são maneiras de pagar contas e receber dinheiro, além de comercializar produtos e serviços. A forma de pagamento está relacionada aos recursos utilizados pela empresa para receber dos clientes e qual desses meios o consumidor optou para pagar o que deseja. Geralmente, o mais conhecido é o dinheiro, sendo aceito em todas as transações, porém, há outros que verá neste artigo. 

Eles são fundamentais para a saúde financeira de sua empresa, tendo em vista que você deve pensar que não são todos os brasileiros que possuem conta bancária. Logo, é preciso oferecer as opções de boleto, cartão de crédito, transferência eletrônica de fundos entre outros. Entendeu por que é essencial que haja várias opções?

Com a evolução dos recursos e a mudança do perfil dos consumidores, os recebimentos entraram na transformação digital, sobretudo com a automatização dos pagamentos. Inclusive, já é possível aproximar o cartão de uma máquina e selecionar o débito nas lojas físicas. Ainda, apontar a câmera do dispositivo móvel para um QR Code para pagar por meio do PIX.

Quais são os principais meios de pagamentos existentes? 

Além do dinheiro, há outras formas de recebimento, como boleto bancário, cartão de débito e crédito, débito recorrente (assinatura) e mais. 

Para cada um deles, é preciso ter um meio de pagamento envolvido. Confira. 

Adquirentes 

As máquinas de cartão são as adquirentes no mercado, pois proporcionam a comunicação de negociação entre uma loja física ou virtual com o banco. Isso é feito para confirmar os dados dos clientes e aprovar a venda. Desse modo, elas analisam, processam e liquidam todas as transações de cartões, independentemente se são no débito ou crédito. Contudo, as máquinas são alugadas.

Subadquirentes

São parecidas com as adquirentes, mas a operação é online e você pode comprar os aparelhos, uma vez que são consideradas intermediadoras, sendo responsáveis pela aprovação dos pagamentos e pelo sistema de segurança das transações. Com elas, não é necessário ter filiação a um banco ou máquina de cartão, basta ter opções como Cielo, RedeCard, GetNet, PayPal, PagSeguro, Stone e outras.

Transferência eletrônica de fundos 

Nesse tipo sistema, as transações financeiras com cartão são feitas rapidamente e de maneira segura, porque o empreendedor instala um software no computador ou dispositivo móvel e conecta a ele uma máquina conhecida como PinPad. Assim, quando efetuar uma venda com o equipamento, os dados serão registrados na plataforma.

As operações passam por uma central, para que sejam autorizadas e conciliadas com o sistema de vendas da empresa. Mais uma vantagem é que ela integra diversas bandeiras, facilitando as compras dos usuários para o micro e pequeno empreendedor.

Gateway de pagamento 

O gateway de pagamento gera uma conexão direta entre as lojas online e as instituições financeiras, obtendo grande controle sobre os recebimentos. Usualmente, quem utiliza essa ferramenta são empresas de médio e grande porte. Outro detalhe é que não tem antifraude integrado, o empresário precisa contratar uma solução para a empresa.

O que avaliar ao escolher um meio de pagamento para o seu negócio? 

Antes de selecionar os meios de pagamento para a sua empresa, é necessário avaliar as opções disponíveis no mercado. Assim, conhecerá seus diferenciais e custo/benefício, além das vantagens e desvantagens.

A seleção precisa satisfazer os clientes e as necessidades do negócio para que atinja os objetivos propostos. Uma decisão errada pode atrapalhar a receita e o planejamento das ações de marketing que afetam a fidelidade e confiança dos consumidores, bem como os resultados da loja virtual. Veja abaixo as análises que precisa fazer antes de escolher os meios de pagamento para o e-commerce.

Taxas cobradas por transação e por emissão de boleto 

Compare entre os meios de pagamentos as taxas que são cobradas por transações e por emissão de boleto, para que o cliente compre de acordo com sua condição financeira. No entanto, não se baseie na menor tarifa, avalie as vantagens.

Por exemplo, o PagSeguro cobra 3,19% por transação à vista e 3,79% no parcelado no crédito, 1,99% no débito, prazo de recebimento é de 14 ou 30 dias, sendo debitado R$ 3,50 por saque na segunda solicitação. Já a Cielo oferece 2,39% no débito, 4,99% no crédito à vista e 5,59% no parcelamento, mais 2,99% por parcela.

Quantidade de bandeiras aceitas 

Outro ponto relevante é oferecer aos seus clientes o maior número de bandeiras, pois é ruim o consumidor querer levar um produto ou serviço e sua loja não aceitar o cartão que ele costuma trabalhar. Isso traz insatisfação a ele e perda de vendas para você. Assim, faça pesquisas e veja as mais utilizadas para que disponibilize em seu e-commerce.

Sistema antifraude

Verifique se o meio de pagamento tem sistema antifraude como: a geolocalização, big data, machine learning, confirmação de dados e código de segurança. Afinal, tanto lojistas quanto usuários de ambientes virtuais se preocupam com a segurança dos dados. Dessa maneira, evitará que ocorram compras suspeitas, roubo ou vazamento de informações, clonagem, entre outros problemas de proteção.

Checkout transparente 

Um meio de pagamento confiável não leva para outras páginas para fazer checkout. Dessa forma, toda a transação precisa ocorrer no domínio do próprio e-commerce. Isso traz confiança e segurança para quem utiliza o serviço. Geralmente, as lojas virtuais que têm a prática de enviar o cliente para outra página para finalizar a venda enfrenta problemas de carrinho abandonado em virtude da insegurança.

Concluindo

É de vital importância saber optar pelos melhores meios de pagamento para que o negócio evolua conforme as novidades do mercado. Diante disso, para fazer sua loja on-line crescer, considere todos os itens apresentados neste artigo e mantenha-se atualizado para oferecer sempre o que há de melhor aos clientes. Esses esforços serão revertidos no aumento do faturamento e credibilidade perante os consumidores, saindo à frente dos concorrentes.