Bem-vindo ao blog do Tiny

Vantagens de adotar um PDV móvel

Vantagens de adotar um PDV móvel

11.01.2022 por Laika em Gestão

O PDV móvel pode ser uma solução para o seu estabelecimento vender de forma organizada. Entenda o que é e as suas vantagens.

Se você está começando sua jornada nas vendas, certamente ainda tem uma série de dúvidas a respeito de termos específicos. Existem, por exemplo, diversas siglas importantes, e uma delas é o PDV.

PDV significa “ponto de venda”. Trata-se de uma alternativa que pode tanto se aplicar em lojas físicas, expondo produtos com atendimento pessoal de forma já tradicional no mercado, quanto através de meios digitais em que não há necessidade de contato entre comprador e vendedor durante o processo de concretização de um negócio, chamado de PDV móvel.

Atualmente, empresas que não investem em plataformas capazes de acelerar a automação em seus procedimentos acabam ficando para trás.O PDV móvel pode ser um diferencial valioso para conferir competitividade e crescimento a sua empresa.   

Saiba mais sobre o assunto neste post e descubra como essa estratégia pode alavancar as suas vendas.

O que é o PDV móvel?

O ponto de venda móvel é uma opção de autoatendimento em lojas físicas que acontece através de dispositivos eletrônicos, como tablets, totens digitais, smartphones, computadores e afins. Sua plataforma é conectada à rede e exibe seus produtos disponíveis aos consumidores.

Através do PDV móvel, seu cliente pode selecionar os produtos desejados, realizar o pedido e o pagamento ao final. Imagine uma lancheria em que o consumidor escolhe o lanche que deseja comer e a sua bebida, sem que seja necessário o atendimento de um profissional. Esta é a grande facilidade do PDV.

Além disso, o sistema se comporta como uma plataforma de gerenciamento que dispara uma série de gatilhos para funções preestabelecidas, como fila de produção e atualização de estoque — tudo feito automaticamente a partir do pedido do cliente, sem a necessidade de um profissional para operar a ferramenta. 

Pelo fato de ser online, o gestor do estabelecimento não precisa estar presencialmente na loja para acompanhar as vendas e fazer análises de estoque, por exemplo. Como consequência dessas automatizações de atendimento, consumidores conseguem fazer seus pedidos de forma prática e lojistas agilizam suas rotinas.

Como funciona o PDV móvel?

Tudo está baseado na facilidade que as plataformas digitais e os sistemas integrados conseguem oferecer. O PDV móvel reduz a necessidade do contato físico entre lojistas e compradores. Assim, a partir de uma interface amigável e intuitiva, bem como da descrição ideal dos produtos ou serviços, é alcançada uma grande eficiência no processo de comercialização.

A ferramenta opera com um sistema automatizado que lança o pedido e dá baixa no estoque sempre que algo é vendido, sem filas de espera, notificando o setor responsável por dar prosseguimento ao processo — seja a produção ou entrega do produto. 

Da realização do pedido até o estágio de pagamento, o PDV móvel pode operar com total autonomia, sendo armazenadas na plataforma da empresa todas as informações que circulam pelo sistema. 

Isso significa que, ainda que sem o acompanhamento físico do processo de venda, os administradores podem gerenciar o andamento dos negócios através dos registros, a fim de promover medidas assertivas para o melhor desenvolvimento do empreendimento.

Benefícios do PDV móvel

Oferecer uma estrutura completa para os seus clientes diversificando os canais de vendas assegura maiores chances de conversão. A seguir, confira as principais vantagens de trabalhar com uma estratégia de PDV móvel.

Redução de custos

Os benefícios do PDV móvel começam pela diminuição do impacto financeiro. Com o uso da ferramenta, diminui-se a necessidade de uma equipe completa de operadores de caixa, por exemplo, o que gera uma economia significativa.

A praticidade de poder optar por diferentes equipamentos para a implementação da ferramenta também pode gerar gastos menores e otimizados. Isso porque, a depender do caso, o sistema pode ser utilizado através de um aparelho de menor valor, como tablets e celulares, dispensando o uso de equipamentos mais robustos. 

Além disso, com um quadro profissional reduzido há uma tendência de queda das despesas fixas, possibilitando investimentos em melhorias.

Maior satisfação do cliente

Fazer com que o consumidor se sinta satisfeito em cada contato com a marca é uma das mais eficientes maneiras de gerar o crescimento de uma empresa. Portanto, o foco na experiência do cliente é fundamental.

O PDV móvel entrega eficiência e agilidade desde o início da relação entre empresa e consumidor. Filas físicas são reduzidas, e o processo inteiro ganha dinamismo, pois, entre outros fatores, os profissionais envolvidos contam com todas as informações úteis na palma da mão por meio do sistema integrado.

Mobilidade

Uma das chaves para o sucesso dessa ferramenta está no fato de que a plataforma permite o gerenciamento do negócio por meio de um dispositivo móvel. Não importa o lugar de onde o acesso é feito, basta ser estabelecida a conexão com a internet para que se tenha à mão uma gama de informações fundamentais.

Isso representa uma quebra de barreiras incrível para empreendedores. A verificação de preços, a conferência do estoque e o andamento das vendas fechadas podem acontecer de qualquer lugar.

Eficiência

Autonomia e tranquilidade para tomar decisões de compra, com o máximo possível de informações, é tudo que o consumidor quer. Assim, terminais de PDV móvel podem ser a resposta para o crescimento do seu negócio.

Conclusão

O PDV móvel representa uma alternativa capaz de reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente, acrescentar mobilidade ao processo de vendas e ainda melhorar os índices de segurança operacional.

Conheça o PDV do Tiny, que pode ser uma alternativa para a gestão das vendas em lojas físicas. Ele permite que o vendedor inclua produtos na venda, ofereça descontos, escolha a forma de pagamento, emita nota fiscal do consumidor eletrônica e muito mais. Para saber mais sobre o PDV do Tiny, clique aqui.