Bem-vindo ao blog do Tiny

Telegram para negócios: aprenda a usar no e-commerce

Telegram para negócios: aprenda a usar no e-commerce

13.08.2021 por Laika em Gestão

O Telegram pode ser utilizado para estreitar o relacionamento entre marca e cliente. Entenda como utilizar a favor do seu negócio.

Segundo o “Panorama da Mensageria no Brasil”, produzido pela Opinion Box e a Mobile Time, o Telegram está instalado em 45% dos dispositivos eletrônicos móveis do nosso país. Essa marca leva o aplicativo ao terceiro lugar entre os mais acessados pelos usuários. Por isso, muitas empresas utilizam o Telegram para negócios.

Neste artigo, mostraremos quais são os benefícios desse aplicativo de mensagens para o e-commerce. Falaremos também sobre estratégias e mensurações de resultados no Telegram. Acompanhe os próximos tópicos.

Por que usar o Telegram para negócios?

Analisando a pesquisa que citamos na introdução, descobriremos que o Telegram está instalado em:

  • 50% dos smartphones de jovens entre 16 e 29 anos;
  • 58% dos smartphones dos brasileiros das classes A e B;
  • 42% dos smartphones dos brasileiros das classes C, D e E.

Diante desses dados, fica claro que os negócios virtuais que incluem o Telegram em suas estratégias de marketing têm acesso a uma grande base de consumidores. Assim como em outros aplicativos de interação, o Telegram permite o envio de mensagens, vídeos, fotos, áudios etc. Além de ser compatível com celulares, tablets e computadores.

Essas possibilidades ampliam as linhas de comunicação entre as empresas e os seus clientes, aproximando e fortalecendo o relacionamento entre eles.

Quais são os benefícios desse canal virtual de comunicação?

Um dos grandes benefícios do Telegram para negócios é a segurança dos dados e mensagens dos usuários. Isso é possível por meio da criptografia. Dessa forma, o negócio virtual minimiza os riscos de vazamento de informações sigilosas. No entanto, existem outras grandes vantagens oferecidas pelo aplicativo para as empresas, conforme veremos a seguir.

Canais de transmissão

O Telegram permite que a empresa crie canais de transmissão para a interação com clientes. Nesses canais, o negócio posta conteúdos interativos, como enquetes, novidades da marca, produtos, serviços e outras informações importantes.

Um detalhe interessante sobre esse recurso é o controle sobre as interações. A empresa pode abrir a opção de “reação” aos usuários, mas se desejar, poderá impedir comentários e conversas paralelas que talvez tirem o foco das postagens. Como o Telegram permite o envio de diversos formatos de conteúdo, as lojas virtuais conseguem transmitir uma enorme quantidade de ofertas ao mesmo tempo.

Uma vez que os usuários conectados ingressam no canal de transmissão por vontade própria, essas mensagens não são indesejadas ou consideradas spam. Sem dúvidas, essa função é uma excelente estratégia de marketing.

Grupos

Outra vantagem do Telegram é a possibilidade de criar grupos com até 200 mil pessoas. Quando usado junto a uma estratégia de segmentação de público, a loja virtual alcança uma base enorme de consumidores em um curto espaço de tempo.

Para organizar melhor as postagens e interações, algumas empresas utilizam o recurso de administradores. Dessa forma, vários profissionais da equipe de vendas conseguem permissão para controlar o fluxo de mensagens, editar ou excluir postagens, criar e corrigir tópicos relacionados às campanhas etc. 

Bots

Os robôs de interação, popularmente conhecidos como bots, são uma das ferramentas que podem ser utilizadas por empresas de e-commerce. Um dos motivos é a facilidade de criar bots com o perfil e a linguagem da marca ou utilizar um modelo disponibilizado pelo Telegram. Entre os tipos de bots oferecidos pelo aplicativo estão:

  • enquetes;
  • respostas rápidas;
  • pesquisas em sites de busca;
  • direcionamento para outros canais de interação da empresa.

Outro benefício dos robôs de interação é que permitem a expansão do horário de atendimento da empresa para 24 horas ao dia, nos 7 dias da semana. Algumas lojas virtuais usam os bots apenas para interações simples. Já conversas que envolvem assuntos mais complexos são direcionadas aos atendentes reais a fim de tornar o atendimento mais humano.

Personalização

Quando uma loja virtual cria um perfil no Telegram, é possível personalizá-lo com o logo, as cores e a imagem da marca. Isso facilita muito a vida dos usuários que desejam encontrar e seguir o perfil do negócio.

Por outro lado, a empresa também ganha visibilidade no aplicativo e eleva o número de visitantes e seguidores. Seguindo a lista dos benefícios da personalização do Telegram, podemos apontar a inserção de links para o site e o blog da marca, gerando novas visitas para essas páginas.

Quando vale a pena utilizar o Telegram?

Diante de tantas evidências das vantagens que o Telegram para negócios oferece para as lojas virtuais, talvez surja uma pergunta: será que o aplicativo se encaixa na estratégia de qualquer negócio?

Para saber se o Telegram é ideal para a estratégia de marketing da empresa, são necessárias algumas reflexões, por exemplo:

  • O público-alvo da marca utiliza essa mídia?
  • No futuro, o negócio pretende conquistar um público que utiliza o aplicativo?

Depois de ponderar sobre essas e outras perguntas, a empresa pode analisar se as suas estratégias internas se encaixam nos objetivos do Telegram para negócios, que são:

  • melhorar o relacionamento, a atração e a aproximação de clientes;
  • distribuir conteúdo;
  • segmentar a base de consumidores;
  • ter um espaço criativo, interativo e colaborativo;
  • gerar métricas para campanhas de marketing etc.

Tiny no Telegram 🙂

Acompanhe as novidades no nosso canal no Telegram.

Agora temos um canal exclusivo para falar sobre o que há de novo no Tiny e para compartilhar materiais educativos para ampliar seu aprendizado sobre gestão. Inscreva-se no nosso canal no Telegram:

Tiny no Telegram

Como criar uma conta no Telegram

Para criar sua conta no Telegram é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Baixe o app na Google Play Store ou App Store;
  • Acesse o aplicativo e clique em “Comece a Conversar”;
  • Insira o telefone da sua empresa;
  • Você vai receber uma mensagem de texto com o código de verificação, para confirmar que o telefone informado está correto;
  • Escolha o idioma que desejar;

Pronto! Você já pode começar a utilizar o Telegram em seu negócio. Se preferir, utilize a versão Web para facilitar a troca de mensagens.

Como mensurar os resultados das ações no Telegram?

O Telegram para negócios fornece métricas valiosas para o e-commerce. Por meio das ferramentas de análise de dados, o negócio descobre:

  • tipos de conteúdo que geram mais engajamento;
  • dias e horários com maior número de visualizações;
  • ritmo de crescimento do número de seguidores;
  • total de mensagens enviadas.

Esses dados podem ser ligados a indicadores de desempenho (KPIs) internos, como o fluxo de pedidos da loja virtual. Fazendo assim, os gestores entendem se a equipe de vendas e as estratégias de marketing adotadas estão atingindo as metas estabelecidas.

Conclusão

Enfim, o Telegram para negócios é um aplicativo valioso e, por que não dizer, um parceiro para as empresas do comércio eletrônico. Como analisamos neste conteúdo, usá-lo com base nas estratégias certas é um dos caminhos para o sucesso nas vendas e no relacionamento com os clientes.

Além disso, quando o negócio estrutura uma campanha de marketing voltada para aplicativos de mensagens, como o Telegram, consegue se aproximar do público e estreitar a relação, podendo tornar um cliente fiel à marca.

O que achou do nosso artigo? Entendeu as vantagens de usar o Telegram para negócios no e-commerce? Além do Telegram, sua empresa também pode utilizar o WhatsApp para se comunicar com os clientes. Aproveite e entenda como funciona o WhatsApp para negócios.