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Frete para e-commerce na Black Friday

Frete para e-commerce na Black Friday

30.09.2020 por Eduardo Bragança em Logística

A logística é um dos processos mais importantes no e-commerce. E cuidar do frete na Black Friday é fundamental.

Neste artigo falaremos sobre o frete para e-commerce na Black Friday. Que essa é a data mais esperada do ano e que provavelmente haverá um crescimento significativo, não é novidade para ninguém, dado o cenário atual do mercado.

Com a pandemia, as lojas virtuais, compras por WhatsApp e delivery, tornaram-se uma forma segura de consumo e para manter o distanciamento social. Este movimento levou os consumidores a experimentarem ou aumentarem o uso da internet para comprar seus produtos, ao passo que forçou as empresas a se digitalizarem.

Todo esse movimento teve como resultado o recorde de faturamento em 20 anos no e-commerce, tomando como base o Webshoppers 42, estudo feito pelo Ebit

Faturamento no e-commerce em 2020 – Fonte Ebit

A importância do frete para e-commerce

O frete para e-commerce é algo negligenciado em muitas operações de e-commerce, onde, na maioria das vezes é feito um “arroz com feijão”.

A logística em si, permeia toda a jornada de compra do consumidor e é parte crucial para a experiência de compra, afinal, é através dela que acontece a parte mais palpável da compra pela internet. É na logística, na entrega que acontece o ápice de toda compra, onde o comprador finalmente recebe seu produto.

Todos os setores do e-commerce precisam estar voltados para a experiência de compra do cliente. E dentro dos recursos e cenários possíveis para a loja, qual o serviço ideal para implantar na loja virtual?

Quando uma compra é realizada, é gerado uma expectativa, o consumidor fica ansioso e é função da loja virtual fornecer as informações e a fluidez de processos para atender as necessidades de seu cliente.Principalmente quando se trata de pessoas que nunca compraram pela internet. A inexperiência gera insegurança, ansiedade. 

Ok, comprei, e agora, qual o próximo passo? Meu produto já está sendo enviado?

E tomando ainda o estudo feito pelo Ebit, houve um aumento de 40% de novos consumidores, ao comparar 2020 e 2019. 

Novos consumidores em 2020 – Fonte Ebit

Pontos de atenção do frete para e-commerce na Black Friday

Os números de 2020 são expressivos em um mercado que sempre cresceu 2 dígitos por ano, mas que ainda há muito o que crescer.

Novos consumidores, novos lojistas, novas soluções, naturalmente, o nível de exigência, qualidade de serviço e concorrência têm aumentado significativamente conforme o mercado cresce.

Por isso, toda otimização pode resultar em valor agregado para a operação e diferencial de mercado.

Opções de frete para e-commerce na Black Friday

Quando o consumidor faz uma compra, primeiro ele é atraído pelo valor do produto nos mecanismos de busca. Comparando com os outros players, ao entrar no site irá considerar a velocidade de carregamento da página, a qualidade das fotos, descrições e opções de entrega, ou seja, preço e o prazo de entrega, dentro do que ele precisa.

O consumidor tem plena consciência de que em uma compra, é preciso considerar o preço do produto + preço do frete, e esse frete precisa ainda, estar com o prazo de entrega dentro do limite aceitável para ele ter o produto em mãos.

Mesmo que o produto esteja mais barato, se a sua soma com o preço do frete for mais caro que o concorrente, o consumidor irá comprar do outro player, afinal, ele está a uma aba de distância.

Por isso, é importante conseguir opções de entrega variadas, para que a loja virtual atenda tanto em preço, quando em prazo, para que naturalmente, sejam maiores as chances dele de atender as necessidades do consumidor.

Veja o artigo “Como contratar uma transportadora em 4 passos

Cálculo de frete para e-commerce na Black Friday

Definitivamente, procurar uma transportadora e inserir uma tabela na loja virtual não é o suficiente para ter um bom cálculo de frete.

Um cálculo de frete feito único e exclusivamente por uma tabela de frete, é impreciso. Há dois cenários sobre o retorno do cálculo de frete, e, ambos são péssimos para a loja:

  • Retornar um frete mais caro do que o valor real: É ruim pois encarece o valor do frete, reduzindo assim a taxa de conversão, aumentando a desistência por conta do valor do frete;
  • Retornar um frete mais barato do que o valor real: Péssimo pois a loja virtual está tomando prejuízo, perdendo boa parte do seu lucro, ao receber menos do que precisa pagar para as transportadoras.

Para que haja precisão no cálculo de frete, é preciso ter uma ferramenta de inteligência logística, que vá realizar a gestão das tabelas de fretes e conectar-se na plataforma ou ERP do e-commerce.

Dentro do próprio cálculo de frete, é possível também consolidar volumes. Quando os produtos são enviados, eles são embalados juntos, seja em um pacote ou sacola.

A Consolidação de Volumes permite que o lojista cadastre as volumetrias das embalagens utilizadas para despachar os produtos, para que, na hora do cálculo de frete, os produtos sejam agrupados virtualmente dentro dessas embalagens.

Com a tecnologia, a cubagem é otimizada já no cálculo de frete, antes da venda ser finalizada, reduzindo de 20% a 40% do valor do frete.

Dessa forma a loja virtual consegue diferencial de mercado e ainda, fugir da guerra de preço, pois o valor agregado e a automação presente na operação, se converte em redução de custos.

Logística para e-commerce na Black Friday através da Frete Rápido

A Frete Rápido é um HUB de transporte digital que fornece opções de entrega para as lojas virtuais, além de tecnologia para cálculo de frete, Consolidação de volumes (funcionalidade exclusiva Frete Rápido), impressão de etiquetas, ordem de coletas, rastreio automatizado, comprovação de entregas e auditoria de fatura de frete.

Dessa forma, sua loja virtual consegue ter um cálculo de frete preciso, com alta performance e escalabilidade.

Após a venda concluída, seu time consegue imprimir etiquetas de rastreio, solicitar coletas de forma automatizada com a transportadora escolhida.

Quando a encomenda for coletada pela transportadora, as atualizações de rastreio são enviadas de forma automatizada para o e-mail de seus clientes. Você pode ainda, habilitar o envio de status para seu time de backoffice, dessa forma, sua loja será informada quando ocorrer algum imprevisto nas encomendas e ganhará proatividade na resolução dos problemas.

Além da comprovação de entregas através do aplicativo Frete Rápido, seu time também tem acesso a auditoria de fatura de frete automatizada e análise da operação.

Veja o artigo “Como fazer a auditoria de fatura de frete na logística do e-commerce

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