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Fretes e prazos: a importância da logística no e-commerce

Fretes e prazos: a importância da logística no e-commerce

16.11.2021 por Kangu em Logística

Descubra como otimizar sua rotina de lojista com um bom gerenciamento de fretes .

Quem é lojista de e-commerce precisa estar atento a cada etapa que envolve a comercialização dos seus produtos. Uma delas diz respeito à logística dos fretes e prazos das mercadorias, afinal, é indispensável que o cliente tenha uma experiência excelente com a entrega dos pedidos que ele – ansiosamente – aguarda.  

Nesse sentido, é tarefa da logística receber e conferir as mercadorias, estocá-las, enviar os produtos para o consumidor, fazer o rastreio e todo o controle da entrega. 

Por que é importante pensar em cada um desses detalhes de logística? 

Os detalhes da logística são fundamentais para fins de organização, otimização e crescimento do seu e-commerce, tendo como resultado uma loja estruturada, que cumpre prazos e tem capacidade de fidelizar o seu público. Quando falamos especificamente sobre a entrega, fretes eficientes e com bons prazos impactam positivamente na experiência do seu cliente com a entrega.

Para isso, são necessárias ações de logística como:

  • Planejamento desde o estoque até a entrega final;
  • Expedição do pedido (processos de picking e packing);
  • Um bom processo de logística reversa em caso de devoluções;
  • Integração com as outras áreas do seu negócio (logística, vendas, suporte, financeiro, marketing etc);
  • Boas opções de serviços de entrega, como fretes, prazos, transportadoras e rastreio.

Planejamento

Um bom planejamento de estoque faz você controlar a quantidade correta de produtos e embalagens para a empresa atender a demanda sem prejuízos. Além de ajudar no gerenciamento do seu negócio, controlar o estoque traz eficiência, organização e também pode reduzir o número de pedidos cancelados, trocas, devoluções e até mesmo a insatisfação dos clientes.

Para isso, é preciso garantir que o produto esteja disponível em estoque e saia no prazo correto para que a transportadora consiga cumprir com a entrega a tempo. Caso isso não aconteça, o time de atendimento pode ser acionado, o cliente pode cancelar a compra etc.

Expedição do pedido

Aliado ao estoque, é importante atentar-se à expedição do pedido e aos processos de picking e packing. Picking é o ato de separar e preparar os pedidos, já o packing consiste no empacotamento dos produtos. Ambos os processos garantem o envio correto dos produtos, permitindo que eles cheguem em bom estado ao consumidor final e reduzindo prejuízos. 

Logística Reversa

Se o produto chegou até o cliente, mas mesmo assim, por algum motivo, ele precisou devolver ou trocar, há o processo de logística reversa. A logística reversa é extremamente importante na política de trocas e devoluções, sendo também fundamental para oferecer uma boa experiência ao cliente nesses casos.

Quando mal desempenhada, é possível perder clientes e vendas e ainda ganhar uma má reputação. Isso pode impactar, como por exemplo, em comentários negativos da sua loja nas redes sociais e Reclame Aqui, gerando prejuízos indiretamente. A logística reversa, portanto, deve ser bem estruturada e, é claro, amparada por meios de comunicação que facilitem o entendimento desse processo ao cliente.

Integração de todos os setores da empresa

Outro ponto importante é a integração entre a logística e as outras áreas do seu negócio. Integrar setores diferentes faz os colaboradores de todas as áreas trabalharem de forma coordenada uns com os outros, tendo mais facilidade para implementar planos de ação eficazes e ainda promover uma boa cultura organizacional.

Serviços de entrega (fretes, prazos, transportadoras e rastreio)

No quesito de entregas, o lojista deve atentar-se a escolher modalidades que não prejudiquem o lucro do seu negócio mas que, ao mesmo tempo, atendam às necessidades dos seus clientes em prazos e forma de envio.

Como escolher as melhores modalidades de entrega para seu negócio?

São inúmeras as opções de entregas disponíveis no mercado, cabendo ao lojista escolher a mais satisfatória tanto para o seu negócio quanto para o consumidor.

De uma forma geral, a maioria das lojas virtuais opera com entregas oferecidas pelas agências dos Correios ou por meio de transportadoras e empresas de despachos de encomendas – estas oferecendo preços mais competitivos nos fretes e bons prazos.

Conheça duas das melhores formas de entrega de produtos disponíveis no mercado:

Correios

A estatal é a forma de envio mais comum e conhecida no Brasil, realizando entregas em todo o país. Em algumas localidades, é a única opção para enviar encomendas de um lugar para outro.

A maioria dos e-commerces do Brasil trabalha com os serviços de envio e entrega dos Correios, pois eles oferecem condições especiais dependendo do volume de envio.

Os principais produtos são o PAC, com prazos mais longos para os fretes e preço mais atrativo, e o Sedex, com uma entrega mais rápida em todo o território nacional e com um custo mais elevado. 

Transportadoras

Lojistas com alto volume de pacotes optam preferencialmente por realizar os envios por meio de transportadoras privadas, que não têm exigências com relação ao peso, como ocorre com os Correios, por exemplo.

A preferência se dá também porque, com essas empresas, podem ser feitos contratos individuais que contêm benefícios, como o vendedor virtual não precisar pegar filas ou negociar trechos específicos mais baratos. Nesse caso, o lojista ganha flexibilidade de negociação.

Após negociação com a transportadora, é fundamental integrar os preços e prazos da tabela de frete à plataforma de e-commerce da loja, para que o processo seja realizado automaticamente e com risco mínimo de erros. 

Você pode saber mais sobre as melhores formas de envios de encomendas aqui.

Muitas pessoas pensam que enviar direto pelos Correios é a forma mais econômica para despachar encomendas, mas para os lojistas mais maduros (que possuem e-commerce ou vendem seus produtos por marketplace) é necessário avaliar não só os preços, como os prazos também. O impacto de fretes rápidos é extremamente positivo para o cliente, especialmente quando uma marca ainda não é forte no mercado e há competição pelo preço dos produtos.

Nesse caso, plataformas de gestão de envios, como a Kangu, podem ser vantajosas na hora de fazer envio de encomendas com ótimos custos.

Elas permitem fazer a intermediação logística de forma muito mais otimizada com diversas transportadoras, incluindo os Correios e ainda realizam a integração da sua loja a fretes mais baratos e direto no checkout, possibilitando uma comparação de preços de fretes muito mais rápida e fácil. 

No caso da Kangu, para facilitar postagens, trocas ou devoluções, há um modelo de pontos de coleta em formato de estabelecimentos de bairro, treinados para receber e retirar mercadorias.

Esse modelo logístico de envio de encomendas coloca tanto o lojista quanto o consumidor no centro do processo, gerando fretes mais dinâmicos e acessíveis. 

Leia também sobre estratégias de logística para melhor experiência do cliente.Você, lojista da Tiny, pode fazer a integração da Kangu! Gerencie suas vendas e escolha os melhores fretes para seus clientes em um só lugar. Basta clicar aqui para saber como integrar.