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Mercado Envios Full e Tiny ERP

Mercado Envios Full e Tiny ERP

14.05.2020 por Daniela Borsoi em Logística

O Mercado Envios Full é o fulfillment do Mercado Livre. Conheça mais sobre esta forma de envio e qual o papel do Tiny ERP neste processo.

O Mercado Envios Full é a solução fulfillment do Mercado Livre. O fulfillment oferece aos vendedores um depósito exclusivo para ser utilizado como estoque, e além disso fica encarregado de realizar toda a rotina de envio das encomendas, como embalagem dos produtos, envio e até o pós-venda. 

Vantagens de utilizar o Mercado Envios Full

O serviço Full do Mercado Envios é recomendado para os sellers que possuem um alto volume de vendas e que enviam os produtos para regiões distantes do seu centro de distribuição próprio. Sabemos que muitas compras não são finalizadas por causa do alto preço do frete, então esta pode ser uma oportunidade para sua empresa converter mais vendas.

Separamos algumas vantagens de utilizar este formato de logística para que você possa avaliar se faz sentido colocar em prática no seu negócio:

Sem custo

O Mercado Livre não cobra nenhum preço para que você utilize o serviço Fulfillment. Sendo assim, você pode agilizar a entrega das encomendas através deste serviço sem precisar se preocupar com investimento de dinheiro.

Exposição

Quando você utiliza o Mercado Envios Full, seus produtos aparecem antes nos resultados das buscas feitas no Mercado Livre, inclusive com o destaque Full. Assim, os compradores conseguem encontrar os produtos vendidos por sua loja com maior facilidade.

Rapidez na entrega

O centro de distribuição do Mercado Envios Full está localizado em Louveira, São Paulo. A entrega pode se tornar mais rápida ao utilizar este centro de distribuição ao invés do seu próprio. 

Como ele está localizado em local estratégico, o envio das encomendas para todo o Brasil se torna mais rápida, diminuindo o tempo para a entrega. 

Por exemplo: Tenho um e-commerce no Rio Grande do Sul. Ao invés de enviar um pedido do Rio Grande do Sul para a Bahia, utilizo o centro de distribuição do Mercado Envios Full. Assim, o pedido pode ser enviado de São Paulo para a Bahia.

Custos de frete 

Pelo fato de utilizar centros de distribuição de forma estratégica, os custos com frete diminuem. O motivo é o mesmo da rapidez de entrega, a localização. Menores distâncias barateiam os custo com logística. 

Quando uma compra é realizada, o serviço Full do Mercado Livre embala o produto e envia para o cliente em até 24h, através dos Correios ou de transportadoras parceiras. Caso houver qualquer problema com a entrega, a responsabilidade também é do Mercado Livre.

Separação de mercadorias e envio

O processo de separação das encomendas fica por conta do Mercado Envios Full, sendo assim, você não precisa se preocupar com este processo. Para utilizar este serviço, você deve ter estoque dos produtos no centro de distribuição do Mercado Envios Full.

Gestão do estoque

Você pode enviar os produtos para o centro de distribuição diretamente do seu fornecedor. O controle do estoque fica por conta do Mercado Envios Full, que mantém os números do seu estoque atualizado dentro da sua conta do Full para que você possa acompanhar.

Nota Fiscal

A emissão das notas fiscais também é feita pelo Mercado Envios Full, então o vendedor não precisa se preocupar com isso. Basta ter um certificado A1 e os produtos cadastrados corretamente, com todos os dados fiscais necessários para que a autorização da nota fiscal aconteça. 

Quando uma venda é finalizada no Mercado Livre com o envio Full, a nota de venda será emitida automaticamente pelo Faturador do Mercado Livre. Ela será impressa no centro de distribuição e enviada ao consumidor junto ao pedido. 

Se você quer começar a utilizar os serviços do Mercado Envios Full, é só clicar no botão abaixo e se cadastrar:

Quero utilizar Mercado Envios Full

Dificuldade do Seller x Solução do Tiny

A eficiência na hora de enviar os pedidos recebidos do Mercado Livre é essencial para a boa reputação do vendedor no marketplace. E ter processos organizados e bem estruturados faz com que as encomendas sejam enviadas dentro do prazo. 

Além de utilizar a tradicional separação de mercadorias no Tiny, por exemplo, os vendedores conseguem utilizar ferramentas como o Mercado Envios Full, que armazena os produtos e envia as encomendas de forma ágil para os compradores, facilitando esta rotina para pequenos e médios empreendedores.

Ao utilizar essa forma de logística, o seller precisa apenas se preocupar em manter o estoque dos centros de distribuição abastecidos e fazer melhores anúncios dos produtos no Mercado Livre. O Tiny ERP ajuda nesta e em outras rotinas. 

A integração com o Mercado Envios Full permite o recebimento de pedidos no Tiny, para que você possa acompanhar as vendas do Mercado Livre. Além disso, as notas fiscais emitidas pelo Full são importadas para o Tiny de forma automática, recebendo uma tag “Fulfillment”.

Sempre que um cliente finalizar a compra de um produto que for do tipo Full, automaticamente a nota será gerada no Mercado Livre e o pedido será processado para despacho lá no centro de distribuição.

Enquanto isso, o Tiny já importa o pedido de venda e a nota fiscal que foi emitida pelo faturador do Mercado Livre. E melhor ainda! O cliente provavelmente receberá a mercadoria alguns dias antes se comparado com um vendedor que não utiliza Fulfillment.

Rovana, do Tiny

Integração do Mercado Envios Full com o Tiny

Para utilizar esta forma de envio para os pedidos recebidos do Mercado Livre, é preciso ter contrato com o Mercado Envios Full no Mercado Livre.

Agora, veja o passo a passo e aprenda a configurar sua loja para utilizar os recursos do Full:

Passo 1

Acesse as configurações do e-commerce, em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique no botão Incluir integração.

No campo Integração, selecione Mercado Livre. Esta integração será utilizada apenas para receber pedidos com logística Full, com o intuito de vincular o depósito a conta.

No campo Nome, informe o nome da sua loja. Indicamos que você insira uma descrição que identifique a sua integração como Fulfillment, para que possa ser facilmente identificada. Por exemplo: Minha Loja Full.

Em Autenticação, é preciso selecionar a opção Aplicativo Fulfillment. A seguir, clique no botão Logar no Mercado Livre. Após logar na sua conta, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.

Passo 2

Ainda nas configurações do e-commerce, na aba configurações, selecione qual será o depósito utilizado nesta integração. Os produtos serão enviados para um centro de distribuição do Mercado Envios Full, por isso é importante manter um estoque separado para os itens que serão do tipo Full.

Esta opção fica disponível para quem possui a extensão Depósitos de estoque instalada em sua conta no Tiny. Para configurar o depósito, acesse Menu → Configurações → Suprimentos e clique em Depósitos de estoque.

Clique sobre o depósito que deseja utilizar caso o mesmo já exista, ou então cadastre um novo para a operação Fulfillment. Indicamos que seja utilizada uma descrição específica para esse depósito, para que seja possível distingui-lo dos demais. 

No campo Tipo, selecione Exclusivo para um canal de venda e marque abaixo, a opção Desconsiderar saldo deste depósito. Isso é necessário para que não ocorra nenhuma atualização do saldo em estoque dos produtos presente neste depósito nas demais integrações. Agora, Salve as alterações.

Passo 3

Na aba Dados Fiscais, você deve fazer as configurações de acordo com o regime tributário da empresa, sendo Regime Simples Nacional ou Regime Normal . Estas informações são essenciais para a emissão das notas fiscais.

Simples Nacional

No campo Natureza de operação, selecione a natureza de operação que será atribuída para o envio de dados fiscais dos produtos ao Mercado Livre. Por padrão, é selecionada a natureza de operação que marcou como “Padrão para venda” em sua conta no Tiny.

Regime Normal

É preciso definir as configurações para os seguintes campos:

  • Modelo fiscal de operação no Mercado Envios Full;
  • Natureza de operação para transferência de mercadorias;
  • Natureza de operação de venda para contribuinte;
  • Natureza de operação de venda para não contribuinte;
  • Natureza de operação para venda desta integração.

Dica:

Caso precise configurar uma nova natureza de operação para utilizar nesta integração, acesse a ajuda Natureza de operação e inclua uma natureza conforme seu regime tributário e orientações do seu contador.

Os demais campos e abas da configuração do e-commerce não precisam ser configurados, pois é o Mercado Livre quem controla o catálogo de produtos e seus estoques. Ao final, não esqueça de Salvar as configurações. 

Receber produtos do Mercado Livre

Os produtos cadastrados no Tiny podem ser enviados para contas Full. Mas não existe na API uma forma de torná-los Full, portanto eles são produtos normais no Tiny, com entrega e estoque gerenciados pelo seller. O seller deve acessar o painel do Mercado Livre para tornar este produto Full.

Os produtos cadastrados no Mercado Livre do tipo Fulfillment, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

Envio de dados fiscais dos produtos

Para que o Mercado Livre consiga emitir as notas fiscais dos pedidos, os dados fiscais de todos os produtos precisam estar corretos. E você pode enviar os dados fiscais para o marketplace de duas formas: 

Individual

Acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Clique no Menu de contexto do produto e clique em Enviar dados fiscais para e-commerce.

Em lote

Para enviar os dados fiscais de múltiplos produtos do Tiny para o Mercado Livre, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque os itens que deseja enviar e clique em Enviar dados fiscais para e-commerce.

Seguindo o processo, selecione a sua loja Mercado Livre Full e clique em Selecionar. Os campos enviados são correspondentes ao regime tributário da sua empresa, lembrando que eles precisam estar corretamente preenchidos no cadastro dos produtos. 

Simples Nacional

  • Descrição
  • SKU
  • Preço de custo
  • NCM
  • Origem
  • GTIN
  • CSOSN
  • CEST

Se enviar dados fiscais de um produto tipo kit, todos os campos acima precisam estar preenchidos no kit e em seus componentes também.

Regime Normal

Para os optantes do Regime Normal, são enviados todos os campos presentes nas naturezas de operação que selecionou na aba Dados Fiscais.

A seguir, são exibidos os dados dos produtos que serão enviados, que são todos da natureza de operação. Para enviar os seus produtos, clique em Selecionar.

Pedidos e notas fiscais

Os pedidos de venda e notas fiscais serão recebidos em sua conta no Tiny automaticamente nos seus respectivos módulos.

Após importados, tanto a Nota Fiscal quanto o Pedido de Venda, serão identificados com o marcador Fulfillment.

Nota de transferência para Full

Sempre que você enviar estoques para o centro de distribuição do Mercado Livre, será emitida uma nota fiscal de transferência. Assim, os produtos se tornam responsabilidade do Mercado Livre. Essa é uma ação automática que acontece quando você preparar e confirmar um envio na seção “Envios e controle de estoque” no painel administrativo do Mercado Livre.

Para dar entrada no depósito Full, siga os seguintes passos no Tiny:

Passo 1

Importe para o Tiny o XML da Nota de Transferência gerada pelo faturador do ML. Para isso, acesse Menu → Suprimentos → Notas de Entrada e clique em Importar XML da NFe. Procure pelo arquivo e importe em sua conta.

Passo 2

Com o XML importado em sua conta, o passo a seguir será Lançar estoque no depósito configurado para o Mercado Envios Full.

Localize o XML que realizou a importação na listagem das notas de entrada, acesse o Menu de Contexto ao lado do número da nota e clique em Lançar Estoque.

Passo 3

Na janela que abrir, no campo Depósito, deverá selecionar o depósito correspondente ao Mercado Envios Full e clicar em Lançar estoque.

Realizado o processo de entrada no depósito do Fulfillment, siga os passo abaixo para realizar a saída da mercadoria do depósito geral.

Agora você precisa realizar a saída da mercadoria que estava presente no seu depósito geral, para que não ocorra erros de estoque. 

Passo 1

Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoque, localize o produto que está presente na nota de transferência e clique sobre ele.

Passo 2

Agora, você precisa incluir um lançamento de saída, então clique em Incluir lançamento. No campo Tipo, selecione a opção Saída. Preencha a quantidade de estoque que foi enviada e, após preencher os demais campos, clique em Salvar.

Dica:

Como o estoque é controlado diretamente pelo Mercado Livre, não é possível enviar estas movimentações pelo Tiny.

Fontes:
Ecommerce na prática
Olist
Mercado Envios Full