Bem-vindo ao blog do Tiny

Utilizando o Mercado Envios para pedidos do Mercado Livre

Utilizando o Mercado Envios para pedidos do Mercado Livre

08.05.2020 por Daniela Borsoi em Logística

O Mercado Envios é uma solução de logística que pode auxiliar no envio dos pedidos recebidos do Mercado Livre. Conheça mais sobre o Mercado Envios.

Uma das etapas mais importantes da venda online, é a logística. E quem tem e-commerce, sabe que é preciso ter uma boa estrutura para comportar a demanda de envios de forma ágil. Vender é essencial para o bom andamento dos negócios, mas também é preciso entregar as encomendas respeitando o prazo de entrega prometido aos clientes.

O Mercado Envios é a solução logística do Mercado Livre, que tem como objetivo facilitar e agilizar a operação logística dos sellers. Com um contrato exclusivo com os Correios e transportadoras, o Mercado Envios consegue oferecer melhores taxas para quem vende neste marketplace e em outros canais de venda.  

Dificuldade dos sellers X Solução do Tiny ERP

Quem está começando a vender em uma loja virtual pode não ter um grande fluxo de pedidos diários. O número de encomendas aumenta à medida que o e-commerce alcança um número maior de possíveis compradores.

A forma de envio mais comum no Brasil é o Correios, porém, para quem tem um número baixo de encomendas, um contrato com esta forma de envio pode não valer a pena, ou até mesmo não ser possível por limitações, como número mínimo de pedidos.

Para sellers de qualquer tamanho, existe o Mercado Envios, que oferece um melhor custo x benefício para o transporte dos pedidos recebidos no Mercado Livre. Com um contrato exclusivo com os Correios e outras transportadoras, o Mercado Envios consegue oferecer preços de frete mais atrativos para os sellers, o que acaba beneficiando também os consumidores, que pagam menos para receber suas encomendas.

E para facilitar o backoffice das suas vendas no Mercado Livre, o Tiny permite a impressão de etiquetas de postagem do Mercado Envios. 

Realizamos um webinar super bacana com o André do Mercado Livre para que você Aprenda como vender no Mercado Livre.

Configurar o Mercado Envios no Tiny ERP

Para que você possa configurar o Mercado Envios em sua conta do Tiny, é preciso instalar a extensão. Acesse  Menu → Início → Extensões do Tiny → Mercado Envios e confirme a instalação da extensão.

É importante ressaltar que o serviço do Mercado Envios está disponibilizado no Tiny para clientes que possuem integração com Mercado Livre, Mercado Shops, SkyHub, AnyMarket, Tray (REST), Tray Corp e Plugg.To. 

Agora, vamos realizar as configurações para você começar a utilizar a integração: 

Passo 1

Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio e clique em Incluir forma de envio.

Passo 2

No campo Tipo Logística selecione a opção Mercado Envios. Ao lado, informe a Descrição da forma de envio para facilitar a identificação. Não esqueça de selecionar a opção Habilitada, para que esta forma de envio fique disponível para uso em sua conta.

Passo 3

Ainda na mesma tela, nas Configurações das formas de frete, clique na opção Buscar Formas de Frete do Mercado Envios. Serão listadas as opções de frete oferecidas pelo Mercado Envios. Para adicionar as formas de frete, selecione as que deseja e clique em Adicionar. A seguir, são exibidas as formas de frete adicionadas com suas Descrições e Códigos correspondentes.

Você também pode adicionar as formas de frete manualmente, clicando em Adicionar forma de frete. Para isso, precisará ter em mãos os seguintes dados:

  • descrição;
  • código do serviço;
  • tipo de entrega;
  • transportador.    

Agora que você já mapeou as formas de frete, é importante acessar as configurações do seu e-commerce. Acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações → Mercado Livre. Este mapeamento das formas de frete também pode ser feito com as demais integrações que utilizam essa forma de envio. Assim, quando receber os pedidos do Mercado Livre, estes já ficam com a forma de envio correta.

Dica:

Com as formas de frete já adicionadas em sua forma de envio, ao realizar o mapeamento com o e-commerce, elas serão reconhecidas automaticamente.    

Na aba formas de frete, você poderá finalizar o mapeamento. Clique em Obter formas do e-commerce para selecionar quais a formas de envio que deseja mapear (Mercado Envios), inclusive com sua forma de frete correspondente (PAC, SEDEX). Caso não queira mapear alguma das formas, clique no botão de lixeira.

Você ainda pode incluir novas formas de frete de forma manual, clicando em Adicionar mapeamento de formas de frete. Ao finalizar, clique em Salvar.

Expedição com o Mercado Envios

E para finalizar, você precisa enviar as encomendas aos clientes. Para isso, o Tiny oferece a opção de imprimir as etiquetas de envio do Mercado Envios, assim você tem agilidade na expedição.

Para incluir uma expedição com para o Mercado Envios, acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição → Selecione a forma de envio Mercado Envios. Serão exibidas somente as vendas importadas do e-commerce e que já foram enviadas para expedição.

Selecione os objetos que deseja incluir nesta expedição e clique em salvar. Agora clique em Imprimir etiquetas Mercado Envios. Pronto!   

Importante:

O Tiny recebe as etiquetas prontas, diretamente do Mercado Livre, e você pode ajustar na plataforma do Mercado Livre se a impressão será em formato ZPL ou PDF.

Você ainda pode enviar o código de rastreamento para o e-commerce, que informará os clientes sobre o andamento do pedido.

Você já utiliza Mercado Envios em suas vendas no Mercado Livre?

Tiny ERP e Mercado Envios