Bem-vindo ao blog do Tiny

Cross docking: o que é e como implementar?

Cross docking: o que é e como implementar?

15.02.2022 por Laika em Logística

Entenda o que é cross docking, os seus benefícios e como implementar esse modelo em sua empresa.

Conforme os consumidores ficam mais exigentes, surgem novos sistemas logísticos capazes de atendê-los com mais eficiência.

É sempre importante se familiarizar com estratégias que ajudem na distribuição das suas mercadorias e implementar aquelas que fazem sentido para o seu negócio. Dessa forma, é possível entregar um serviço de maior qualidade ao seu cliente e fidelizá-lo.

Um exemplo disso é o cross docking. Trata-se de uma modalidade que tem como objetivo entregar os pedidos aos clientes com mais agilidade.

Ao entender o que é cross docking e como ele funciona, você poderá considerar a implementação desse modelo em seu processo logístico. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que é cross docking?

Cross docking é um sistema logístico em que o produto é enviado do fornecedor ou de um centro de distribuição diretamente para o cliente.

Este formato costuma ser muito utilizado por e-commerces, já que dispensa o uso de uma infraestrutura muito grande ou complexa para manter seu estoque. Além disso, trabalhar com a distribuição estrategicamente localizada permite fazer entregas mais rápidas.

Veja um exemplo de como funciona:

  1. A cliente Isabela comprou um produto no e-commerce da loja ABC.
  2. A loja ABC emite a nota fiscal da venda e compra o produto do fornecedor.
  3. O fornecedor envia os produtos ao centro de distribuição.
  4. O centro de distribuição envia o produto diretamente ao cliente.

Tipos de cross docking

Veja abaixo os três modelos de cross docking que podem ser utilizados:

Movimentação contínua

Neste modelo de cross docking, os produtos não param. Após serem enviados do fornecedor para o centro de distribuição, os produtos já são encaminhados para os clientes a fim de diminuir o tempo de entrega, além de não acumular estoque.

Movimentação híbrida

Este modelo é utilizado quando é preciso intercalar o envio imediato dos produtos aos clientes e estocagem para envio posterior. Em alguns casos, é preciso reunir produtos de diversos fornecedores em um centro de distribuição, para que depois seja enviado o pedido completo ao cliente.

Movimento de distribuição

Mais utilizada por modelo de negócio B2B (Business to Business). A ideia do movimento de distribuição é separar pedidos de um único cliente para preencher o volume completo de um caminhão.

Quais são as vantagens do cross docking?

Agora que já ficou claro o que é cross docking, o próximo passo é entender quais os benefícios trazidos por esse modelo. Afinal, trata-se de uma mudança significativa que tende a causar efeitos na sua cadeia logística.

A seguir, estão destacados os principais benefícios de aderir ao cross docking em seus processos de distribuição.

Entregas mais rápidas

O principal diferencial do cross docking é que ele possibilita fazer entregas mais ágeis ao consumidor. Afinal, o centro de distribuição envia o item da forma mais rápida possível.

Uso de espaços menores

Já que não há estocagem, também se dispensa a necessidade de contar com espaços próprios de armazenamento. Isso representa uma economia na manutenção, no aluguel de salas maiores e até na compra de produtos para ter em estoque.

Diminuição de perdas por validade

A maior agilidade na circulação de produtos no cross docking também faz com que sejam bem menores as chances de perdê-los por vencimento de prazo de validade. Esse problema pode gerar grandes prejuízos para a sua operação, exigindo ações efetivas para preveni-lo.

Compras assertivas

Com o Cross Docking você não precisa ter um grande estoque de mercadorias disponível para envio. Conforme as vendas, basta comprar os produtos diretamente com o fornecedor para que sejam enviados aos clientes.

Como implementar o cross docking em sua estrutura?

Considerando os benefícios da implementação do cross docking, resta entender como fazer isso. Afinal, tais vantagens estão acessíveis somente às empresas que souberem seguir os requisitos necessários para que essa operação funcione adequadamente.

Conheça abaixo quais são os passos fundamentais para implementar o cross docking em sua empresa.

Conte com um centro de distribuição

A presença do centro de distribuição na cadeia logística é um dos pontos cruciais do funcionamento do cross docking. Ele não precisa fazer parte do espaço físico da sua empresa, então busque por uma localização que seja estratégica para a sua operação.

Isso pode ser feito a partir de um levantamento a respeito da localização de boa parte dos seus clientes e também de seus fornecedores. O objetivo, então, é ter um local estrategicamente posicionado para que o cross docking funcione de forma eficaz.

Contrate fornecedores de qualidade

O sucesso das suas operações depende da qualidade dos fornecedores que você escolhe. Isso é particularmente importante quando se trata da implementação do cross docking.

Os fornecedores precisam ser capazes de enviar as mercadorias para o centro de distribuição dentro do no prazo, para não prejudicar as entregas.

Estabeleça modelos de processos

Como a palavra de ordem no cross docking é agilidade, é preciso encontrar formas de otimizar cada etapa dos seus processos. Somente assim será possível fazer com que esse modelo funcione a favor da sua operação.

Para fazer isso, certifique-se de criar modelos padrão para serem seguidos pelas equipes em diferentes cenários. Também é nesse momento em que você deve estabelecer planos de contingência para possíveis falhas.

Conclusão

O cross docking é um modelo altamente eficaz de distribuição que possibilita fazer entregas mais rápidas porque dispensa a estocagem. Ou seja, a mercadoria é recebida no centro de distribuição e logo encaminhada ao destinatário.

Dessa forma, pode trazer grandes benefícios para as operações de empresas de todos os tipos, especialmente e-commerces. O destaque entre eles é a dispensa de ter grandes espaços de armazenamento.

Então, resta seguir os passos necessários para uma implementação de qualidade do cross docking e começar a aproveitar os benefícios desse sistema. Essa é uma ótima forma de entregar um serviço de maior qualidade ao consumidor e fidelizá-lo.

Como você pôde ver, a tecnologia por trás de um ERP é fundamental para esse processo. Acesse o nosso site e entre em contato conosco para saber mais sobre o Tiny ERP.