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Você sabe o que é fulfillment e como usar no e-commerce?

Você sabe o que é fulfillment e como usar no e-commerce?

14.09.2021 por Laika em Logística

O Fulfillment pode ser uma alternativa para que você entregue os pedidos em menor prazo para os clientes. Veja como funciona.

Para quem quer alternativas de gestão de logística no e-commerce, entender o que é fulfillment é um bom começo. Todos os processos logísticos envolvidos no cumprimento dos pedidos podem gerar problemas, atrasos e impactar negativamente na experiência do cliente. 

O fulfillment é a terceirização das etapas do e-commerce, que pode ser uma opção interessante para quem quer delegar essas etapas. Nesse sentido, procurar alternativas para o processo se tornar mais eficiente é um ponto fundamental para que sua loja virtual ofereça um serviço de qualidade.

Diversos marketplaces e serviços terceirizados oferecem fulfillment para e-commerce, o que pode aumentar a eficiência de seu negócio e melhorar a satisfação dos clientes.

Neste conteúdo, entenda mais sobre o fulfillment e como colocar opções terceirizadas em prática, integrando com a gestão de seu negócio.

O que é fulfillment?

O e-commerce envolve uma série de procedimentos, como recebimento dos pedidos, emissão de notas fiscais, separação dos produtos, embalagem para envio e transporte. É cada vez mais comum as lojas virtuais adotarem o modelo sem estoque, terceirizando esse trabalho. Assim, conhecer o que é fulfillment também é uma questão importante para a gestão de e-commerce.

Quando a empresa utiliza fulfillment, os produtos vendidos ficam em um centro de distribuição especializado em processar os pedidos. A empresa responsável lidará com as questões de estoque, separação, embalagem e frete.

Essa estratégia é muito útil para quem quer agilizar a separação e entrega dos pedidos. Outro ponto positivo é a possibilidade de oferecer opções de frete mais atrativas, pois os centros de distribuição estão posicionados de forma estratégica. Assim, sua loja não precisa ter estabelecimentos em outros estados para conseguir entregar seus produtos com agilidade. Pode contratar um serviço de fulfillment para suprir a demanda.

Etapas do fulfillment no e-commerce

Para utilizar a modalidade fulfillment é preciso ter contrato com o serviço escolhido. Existem diversas opções, como Correios e-Fulfillment, Mercado Envios Full, B2W Fulfillment, entre outros.

Um ponto importante na gestão de serviços de fulfillment é contar com ferramentas adequadas para a integração das informações, como o Tiny.

Ele abrange todas as etapas desde a confirmação da compra, até a entrega do produto ao cliente. A separação e embalagem dos produtos, emissão de documentos fiscais, bem como o frete, otimizando seu dia a dia nas vendas.

Envio de produtos para o fulfillment

A primeira etapa é o envio dos produtos para o depósito do fulfillment. As notas de transferência são emitidas pela empresa de fulfillment e depois importadas pelo Tiny, para que os estoques fiquem corretos. 

Após fazer a nota de transferência, os responsáveis pelo fulfillment coletam os produtos e os transportam para o CD (Centro de Distribuição) mais próximo. Com base em dados, alguns serviços fulfillment quebram essas quantidades e direcionam uma porcentagem desses produtos para outros CDs do mesmo ou de outros estados com a ideia de facilitar o envio aos clientes após a compra.

Estoque

A próxima etapa do fulfillment é a organização do estoque. Os produtos precisam ficar armazenados em estoques nos centros de distribuição de empresas que prestam o serviço de fulfillment.

Além das questões relativas à armazenagem correta dos produtos, para evitar perdas de estoque, é importante que as entradas e saídas sejam registradas no sistema. Dessa forma, será possível certificar que há produtos disponíveis para entrega, além de tornar os processos de compra da empresa mais previsíveis e organizados.

Quem utiliza o Tiny pode controlar os estoques diretamente no sistema. Assim, o vendedor sabe exatamente a quantidade de produtos que tem em cada depósito de fulfillment. E ainda contar com a facilidade de importar a nota fiscal de transferência dos seus produtos ao Tiny, para registrar as saídas dessas mercadorias do seu estoque padrão e também já registrar essa entrada em seu estoque específico dessa operação.

Pedidos recebidos

Assim que seus pedidos de venda são gerados eles serão importados de forma automática para o Tiny e o mesmo ocorre para as notas fiscais após também serem emitidas pela prestadora desse serviço fulfillment. Com isso, irão ocorrer as baixas de estoque de suas mercadorias, auxiliando no controle e acompanhamento das vendas.

Separação

Após o fulfillment receber os pedidos, eles irão iniciar o processo de separar as mercadorias. Os responsáveis pelo fulfillment buscam os seus itens que foram enviados para o depósito físico dos mesmos para que sejam posteriormente embalados e enviados aos clientes.

Embalagem

Acomodar os produtos separados numa embalagem, preparando para o envio, é a próxima etapa do fulfillment no e-commerce. Nesse momento, o responsável pelo fulfillment precisa prestar atenção à forma que os produtos são acondicionados, para que cheguem em boas condições em seu destino e proporcionem uma boa experiência do cliente ao abrir a embalagem.

Transporte

O envio das encomendas aos compradores é um dos momentos mais importantes para a percepção de qualidade dos serviços de e-commerce. Conte com serviços de transporte de qualidade, organizados, que forneçam a opção de rastreio da encomenda e que cuidem bem da integridade dos produtos.

Cada serviço de fulfillment terá opções de entrega e preços de frete diferentes. Confira as opções oferecidas por cada prestador de serviços antes de escolher qual será o ideal.

Pós-entrega

O encerramento do cumprimento dos pedidos é a relação com os clientes após a entrega. Nessa etapa é importante coletar avaliações, resolver problemas e se colocar ao dispor dos consumidores.

A fidelização dos clientes no e-commerce tem relação direta com a forma como eles enxergam o fulfillment de uma empresa. Por isso, mesmo que utilize serviços terceirizados para o fulfillment, não negligencie o poder das interações com clientes no pós-entrega, como o envio de um e-mail com uma pesquisa de satisfação e informações caso o consumidor precise de ajuda.

Como escolher um serviço de fulfillment

O trabalho de um fulfillment atende a todas as fases que descrevemos acima. Assim, os responsáveis pelo fulfillment vão fazer a gestão de estoque, receber os produtos do fornecedor, separar pedidos, fazer a embalagem, colocar as etiquetas e providenciar o transporte para o consumidor.

Há diversas opções de fulfillment terceirizado disponíveis no mercado, tanto em empresas de logística como pela intermediação dos marketplaces. Alguns exemplos de serviços de fulfillment para e-commerce:

É importante ressaltar que cada fulfillment trabalha de forma própria, então pesquise sobre cada opção antes de fazer sua escolha. Após escolher, você pode configurar o fulfillment no Tiny para facilitar esta rotina. 

Concluindo

Pensar na estrutura logística de um e-commerce envolve diversos aspectos do fulfillment, que podem ser otimizados com a contratação de serviços específicos. Otimizar a logística é uma forma de tornar seu negócio mais competitivo e aumentar a satisfação dos clientes.

Para que o fulfillment terceirizado não cause impactos negativos no seu negócio, é importante que a gestão fiscal, financeira e de estoque esteja integrada. Entender o que é fulfillment e usar sistemas preparados para a integração com serviços terceirizados, como o Tiny ERP, é fundamental para quem quer uma rotina tranquila.