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Pick up store: estratégia omnichannel para otimizar entregas

Pick up store: estratégia omnichannel para otimizar entregas

20.01.2022 por Laika em artigos-tiny, E-Commerce, Logística

O pick up store é uma boa estratégia para vender mais, e ainda oferece diversos benefícios para o negócio. Conheça e coloque em prática.

Em 2020, o faturamento do segmento de e-commerce cresceu 41%. Isso se deu tanto pela necessidade do consumidor de comprar online em função do contexto de pandemia, quanto pela adaptação das lojas, que passaram a usar novas estratégias para alcançar seus públicos. Dentre as estratégias adotadas pelos empreendedores está o conceito de pick up store. 

Neste post, confira mais sobre essa modalidade e como ela pode se encaixar na rotina do seu negócio.

O que é pick up store? 

Traduzido do inglês, o termo “pick up store” significa “retirar na loja”. Ou seja, é uma modalidade em que o consumidor adquire o produto na loja virtual e o retira no balcão da loja física. 

Basicamente, os pedidos originados na loja virtual podem ser retirados diretamente na loja física, e os lojistas usam seu próprio estoque para atendê-los. Nesse caso, não há necessidade de enviar produtos para os clientes via Correios ou transportadora.  

Além disso, os consumidores podem contar com a vantagem da assistência pessoal no momento de receber o produto, podendo tirar dúvidas e até fazer testes. 

Estratégia omnichannel e pick up store

Para aplicar com eficiência o conceito de pick up store em um negócio é recomendado que a empresa pense em sua estratégia omnichannel — tendência já consolidada no varejo. No omnichannel, as empresas estão presentes em múltiplos canais, com a ideia de oferecer a melhor experiência possível aos seus consumidores. 

Mas para que a estratégia funcione da melhor forma, é preciso integrar o online com o offline, unindo os canais de atendimento e ainda tendo o apoio de um sistema ERP completo para manter a organização do negócio. 

Em um contexto omnichannel, por exemplo, o cliente pode pesquisar um produto online e colocá-lo no carrinho de compras do site, finalizar a compra pelo aplicativo da loja informando que vai retirar a compra pessoalmente na loja, gerando economia com frete e rapidez na entrega. 

O pick up store foi criado para otimizar as opções no processo de vendas. Utilizando o mesmo exemplo, o cliente pode retirar seu produto comprado no e-commerce na loja física e já efetuar uma troca caso for necessário.

Dessa forma, as estratégias de pick up store e omnichannel são complementares e importantes para prestar um melhor atendimento às compras online. Elas oferecem continuidade à experiência virtual e a tornam mais prática para o cliente. Além disso, esse processo de atendimento proporciona uma oportunidade ainda mais valiosa para a empresa: o aumento do fluxo e das vendas nas lojas físicas. 

Por que o pick up store pode influenciar nas vendas físicas? 

À primeira vista, o pick up store pode ser visto apenas como um processo de entrega de um produto. Mas essa experiência gera grandes possibilidades para a loja física. Veja algumas delas a seguir.

Gerar maior fluxo em lojas físicas 

Os consumidores escolhem essa modalidade por diversos fatores. A proximidade da loja física com a residência ou local de trabalho do comprador, bem como um custo de frete muito caro configuram-se como os principais motivos. 

Contudo, independente da razão da escolha, quanto mais clientes optarem pela modalidade pick up, maior será o fluxo de clientes na loja física. Assim, é possível apresentar outros produtos e promoções ou mesmo fidelizar o cliente através de um atendimento humanizado diferenciado. 

Economizar com o envio de mercadorias 

Para a loja, entregar um produto na casa do consumidor exige a manutenção de uma estrutura de logística e centros de distribuição, sendo ainda mais onerosa quando oferecido frete grátis. Sendo assim, quando o cliente decide retirar na loja, acontece a economia de gastos com todo o processo de entrega. 

Utilizar o estoque da loja 

É vantajoso para uma loja física ter seu estoque utilizado, uma vez que produtos armazenados representam capital imobilizado. Dessa forma, ao funcionar como um ponto pick up, mantém-se a rotatividade de produtos, ajudando a organizar o sistema operacional da loja, bem como a gestão de produtos, especialmente em relação aos que entrarão no estoque. 

Em casos de estabelecimentos que comercializam produtos perecíveis, a movimentação dinâmica dos itens armazenados é fundamental para evitar prejuízos com mercadorias fora do prazo de validade. A funcionalidade pick up ajuda a evitar danos do gênero, tornando seu fluxo e planejamento ainda mais assertivos. 

Aumentar o valor médio de vendas 

Quando um cliente vai a uma loja física buscar seu produto, a chance de aumentar seu valor de compra através da aquisição de outros itens é maior, e há estratégias de mercado para melhorar os seus resultados nesse sentido.

Por exemplo, se o cliente for até a loja, retirar o seu produto e ficar insatisfeito por algum motivo, o processo de troca ou devolução mediante estorno será aberto. Com o sistema pick up, a loja física pode gerar um voucher no valor do produto comprado para a utilização do consumidor naquele momento. 

A vantagem dessa prática está no fato de que o cupom pode ser utilizado em compras de produtos com valor maior ao do produto escolhido inicialmente, devendo o cliente cobrir apenas a parte faltante. Isso aumenta o ticket médio de vendas e ajuda a contornar situações de insatisfação por parte do consumidor.

Embora o uso de vouchers seja uma prática comum também em compras online, a disponibilidade instantânea de produtos na loja física potencializa as chances de concretização da venda. 

O mesmo acontece em oportunidades sazonais, como a Black Friday. Nesse caso, o consumidor pode ter adquirido um produto com desconto na loja virtual. Porém, ao chegar na loja física para buscar seu produto e ver mais promoções do período, pode se decidir por incrementar a sua compra. 

Proporcionar maior flexibilidade para o cliente 

Para o consumidor, uma grande vantagem do pick up store é a flexibilidade, pois é o cliente decide se é melhor receber o produto em casa ou retirá-lo na loja, conforme sua rotina.

Por exemplo, se um cliente passa o dia inteiro fora de casa trabalhando no centro da cidade, pode ser mais vantajoso escolher a pick up store mais próxima de seu trabalho e retirar o produto em um horário disponível no seu dia. 

Com isso, a estratégia omnichannel do lojista se fortalece, uma vez que a liberdade de escolha dada ao cliente pode tornar a experiência de compra mais positiva.

Conclusão 

A experiência de compra com uma empresa que adota uma estratégia omnichannel, na qual o cliente é o foco, traz grandes resultados. Dentre suas vantagens, o conceito de pick up store oferece custo reduzido, comodidade para o comprador, economia para ambos os lados e contato direto entre o consumidor e a empresa.

Com isso, é possível garantir diversas opções tanto para os clientes quanto para o próprio negócio, uma vez que a retirada de produtos na loja física pode gerar novas oportunidades para vendas. 

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