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Picking e packing: entenda a importância para a logística

Picking e packing: entenda a importância para a logística

19.11.2019 por Laika em Logística

Conheça os conceitos de picking e packing, assim como sua importância para os processos de backoffice no e-commerce.

O e-commerce cresceu 12% no primeiro semestre de 2019. O faturamento é em torno de R$ 26,4 bi em relação ao mesmo período de 2018. Isso significa que o perfil de consumo está mudando, pois os clientes passaram a comprar mais pela Internet, exigindo que as empresas tenham agilidade nos processos de picking e packing.

Além disso, a mesma tecnologia que permite você vender online dá poder para o público fazer pesquisas, comparar serviços e escolher a melhor opção. Se o picking for impreciso, e o packing, descuidado, quais as chances de a sua empresa ter reclamações circulando na Internet? Não se pode deixar a logística de fora quando se trata da experiência do consumidor.

Neste post, você entenderá melhor sobre a importância e sobre como otimizar os processos de picking e packing para encantar e fidelizar seu público. Boa leitura.

O que significam picking e packing?

Ambos os processos fazem parte da logística, sendo etapas que acontecem após a conclusão da compra pelo cliente. Porém, existe uma diferença entre eles:

  • picking: é um termo em inglês que significa “escolhendo”, sendo mais conhecido como “separação” de estoque. No Tiny ERP, este processo é chamado de separação de mercadorias;
  • packing: também é uma palavra em inglês que significa “embalando” ou “pacote”, sendo conhecida como “embalagem” de produtos. Este processo é chamado de Expedição dentro do Tiny.

Por serem dois processos diferentes, eles têm objetivos e modelos distintos, além do próprio funcionamento. O objetivo da separação é garantir que o cliente receba exatamente o que pediu quanto a produtos e quantidades. Logo aqui, já podemos ver uma importância para essa etapa, que é justamente gerar conformidade e satisfação com a compra, além de evitar devoluções e cancelamentos.

Já o processo de embalagem dos produtos é o que determina a proteção e a segurança do que será entregue. Além disso, é possível que existam outros objetivos do packing, dependendo da estratégia da empresa, como:

  • técnicas de marketing ao associar materiais de divulgação offline com os itens comprados;
  • boas práticas de prevenção a perdas e danos, como lacres invioláveis ou um método de rastreio da mercadoria;
  • verificação de qualidade ao fazer conferências manuais ou eletrônicas sobre aspectos importantes do produto, como temperatura de alimentos ou estado do pacote original da compra.

Além disso, cada etapa dessas pode ser feita usando diferentes modelos. Confira abaixo alguns deles.

Métodos de picking

Confira quais são os modelos relacionados ao picking:

  • picking discreto: separação feita por pedido, de modo que o colaborador fica responsável por tudo que foi solicitado do início ao fim;
  • picking por zona: é a separação dividida por zonas do estoque, sendo que cada colaborador se responsabiliza por apenas uma dessas unidades de manutenção do estoque (SKU);
  • picking por lote: essa separação divide o estoque por lotes, então, cada colaborador fica responsável por um lote e cuida de todas as SKUs contidas nele;
  • picking por onda: separação feita conforme as SKUs contidas no pedido, ficando cada funcionário responsabilizado por apenas um SKU, havendo um intervalo de tempo predeterminado entre cada separação para evitar o excesso de solicitações na expedição.

Métodos de packing

Veja os modelos relacionados ao packing abaixo:

  • enchimento solto: o produto sempre é posicionado dentro de uma caixa maior juntamente a alguns materiais de proteção, como pedaços de espuma, papel ou bolinhas de isopor;
  • calçamento e escoramento: a embalagem de envio é calçada e escorada (por dentro) com um material mais resistente, que pode ser usado para proteger partes específicas da encomenda;
  • envolvimento: os materiais de proteção envolvem por completo as unidades da encomenda, sendo os materiais mais comuns o plástico bolha, os encaixes de isopor ou a embalagem inflável;
  • revestimentos moldados: os revestimentos são feitos especificamente para o produto, encaixando-se perfeitamente no formato original do item ou da embalagem, assim, revestindo-os completamente.

Como funciona cada processo desses?

Para um entendimento completo a respeito das etapas de separação e embalagem de pedidos no estoque, mostramos o fluxo que acontece, assim como algumas etapas e tecnologias envolvidas.

Para começar, abaixo segue uma sugestão de caminho que os produtos podem passar, desde a solicitação do cliente até o despacho para entrega:

  1. processamento do pedido;
  2. geração da lista de picking;
  3. separação dos produtos conforme o método usado na empresa;
  4. organização do que foi separado juntamente à sua lista de pedido;
  5. coleta do pedido de embalagem já com os produtos em conjunto;
  6. processo de packing de acordo com os métodos da empresa;
  7. despacho para transporte da encomenda.

Para os processos de picking e packing é recomendado o uso de um sistema de gestão (ERP) para que a separação e embalagem dos produtos seja eficiente e correta.

Qual a importância dos processos relacionados à separação e à embalagem?

Ao longo do texto, falamos de alguns benefícios dos processos de separação e embalagem, então, vamos rever alguns deles? Veja:

  • ajudam na conformidade e integridade da encomenda;
  • oferecem mais segurança;
  • aumenta a eficiência no envio dos produtos;
  • evitam devoluções e cancelamentos;
  • melhoram a experiência do cliente;
  • colaboram para a fidelização do consumidor.

Os processos de picking e packing não são necessários somente em grandes comércios, nas fábricas ou em lojas com grande estoque. Pequenas empresas também podem e devem utilizar essas metodologias para melhorar a qualidade dos serviços.

Um ótimo exemplo são as lojas calçadistas que também vendem online. Imagina se o cliente recebe um tênis azul, mas havia comprado o vermelho? É preciso fazer a troca do produto ou ressarcir o cliente, dois processos que geram custos extras e deixam um consumidor insatisfeito.

As etapas de picking e packing podem ser diferentes entre si em vários sentidos, mas ambas ajudam a empresa a atingir seus resultados e a garantir maior satisfação dos consumidores. Além disso, quando esses processos são otimizados com tecnologias, a gestão de tempo é otimizada.

Agora que você sabe a importância dos processos de picking e packing e como otimizá-los, o que acha de conferir o artigo em que explicamos como ter um controle de estoque integrado com lojas físicas e virtuais?