Picking de produtos: o que é, quais os tipos e como otimizar esse processo logístico

post image

Desde a compra com seu fornecedor até a entrega ao cliente, o caminho percorrido por um produto é longo. A cadeia logística tem diversas fases, e é preciso conhecer cada uma para otimizá-la e tornar todo o processo cada vez mais eficiente.

Uma dessas fases é o picking. Em tradução livre, a palavra significa "escolher", mas dentro do contexto logístico, esse conceito envolve muitas outras ações.

Afinal, o que é picking, quais os tipos de picking de produtos e como melhorar esse processo em sua empresa? Continue lendo e descubra a resposta para essas e outras perguntas.

O que é picking?

Também conhecido como order picking ou separação de pedidos, é todo o processo logístico de localização e coleta de um produto dentro de um armazém/estoque após a concretização da venda.

Se você busca apenas uma resposta rápida para a pergunta “o que é picking?”, o parágrafo acima deve ser suficiente. Mas se você deseja compreender esse assunto com mais detalhes, leia o exemplo abaixo.

Você encontrou um nicho de mercado, consolidou uma loja virtual, conquistou clientes e as primeiras vendas começaram a aparecer. Como o volume de pedidos ainda é relativamente baixo, a separação e envio dos produtos é simples. Basta ir ao estoque, localizar o item que foi vendido, embalar e enviar ao cliente final.

Entretanto, à medida que o volume de vendas aumenta, essa operação ganha complexidade.

O estoque assume proporções maiores, a quantidade e variedade de pedidos são elevadas, e o tempo para garantir que todas as mercadorias sejam despachadas no prazo se torna curto.

Surge então o desafio: como entregar os produtos corretamente, no prazo, sem que isso gere custos extras? É aí que entender o que é picking na logística de uma loja se faz necessário.

A importância de um picking eficiente

O picking é uma atividade intensiva em mão de obra, podendo impactar os custos operacionais da empresa. Portanto, ser eficiente ao aplicar o picking na logística de separação de produtos contribuirá para que seu negócio conquiste resultados importantes, como:

  • Agilidade na entrega
  • Satisfação aos clientes
  • Oferta de preços competitivos
  • Possibilidade de uma melhor margem de lucro para o negócio
  • Economia de tempo
  • Redução de erros

Modelos e tipos de picking

Existem cinco formas distintas de operacionalizar seu picking. Entenda quais são eles e analise qual pode funcionar melhor na sua logística:

Picking discreto

No picking discreto, cada operador é responsável por um único pedido, fazendo a coleta de um produto de cada vez. Ele é quem inicia e finaliza cada separação.

Esse modelo é o mais usado por quem vende por conta própria, ou está dando seus primeiros passos. Ele reduz a possibilidade de erros, mas torna o processo mais lento por exigir mais deslocamentos.

Picking por onda

O picking por onda é semelhante ao picking discreto, no qual cada operador faz a coleta de um produto por vez. A diferença é que o recolhimento dos itens é feito em certos períodos do turno, garantindo maior eficiência operacional.

Normalmente, os pedidos são acumulados para que o pricking seja feito seguindo um agendamento. Esse formato considera fatores como prioridade de envio e rotas de entrega.

Picking por zona

No picking por zona, o espaço do armazém é dividido para que cada operador fique responsável por determinada área.

Quando um pedido com vários produtos chega, o responsável pela área deposita os itens sob sua responsabilidade em uma zona de consolidação, até que o pedido esteja completo.

Isso reduz o tempo de deslocamento dos operadores, mas exige uma boa organização interna para não sobrecarregar determinadas zonas.

Picking por lote

Nesse formato, o operador espera um determinado volume de produtos ser acumulado para, então, iniciar a coleta. Ao recolher cada item, ele vai retirar a quantidade de produtos necessária para suprir todos os pedidos, realizando a distribuição posteriormente.

Caso haja pouca diversidade de itens armazenados, esse modelo aumenta a produtividade do operador. Por outro lado, o índice de erros tende a ser mais elevado.

Bucket Brigades

Outra estratégia de picking de produtos é o modelo Bucket Brigades, que visa compensar diferenças de produtividade entre os operadores. Nesse modelo, os operadores atuam em sincronia, de modo que haja uma sucessão de tarefas.

A vantagem desse modelo é tornar o processo auto balanceável, exigindo menor planejamento e administração.

Como escolher o melhor tipo de picking?

É importante entender quais são os elementos principais desse processo, que devem ser levados em consideração na escolha do melhor tipo de picking para sua empresa:

  1. Operadores: o número de funcionários envolvidos
  2. Número de produtos em cada pedido: para definir se haverá coleta de um ou mais pedidos em um ou mais deslocamentos
  3. Períodos para realização do processo: que são as janelas de tempo em que a coleta será feita, conciliando com outras atividades como o recebimento e a expedição dos itens

Como melhorar os processos de picking na logística?

Após avaliar e selecionar o melhor processo de picking para seu negócio, é preciso ajustar alguns pontos. O primeiro passo é criar uma cultura favorável ao picking. Para isso, é importante:

  • Estabelecer fluxos bem definidos
  • Criar processos de documentação claros e simples
  • Manter um ambiente limpo e organizado
  • Ser eficiente na recepção e conferência dos produtos
  • Usar a tecnologia a favor do processo
  • Definir responsáveis para cada etapa

A disposição dos itens no estoque também deve estar alinhada com o desempenho das vendas. Produtos com maior giro precisam estar visíveis e mais fáceis de serem coletados. Para isso, vale a pena utilizar ferramentas de diagnóstico como a Curva ABC.

Por fim, é essencial avaliar constantemente os custos e o rendimento do processo para identificar pontos de melhoria, que gerem menor esforço e gasto.

Para isso, ferramentas adequadas de tecnologia, como um sistema ERP, podem fazer toda a diferença.

O Tiny é um ERP completo para facilitar a gestão da sua empresa, e possui um módulo específico de separação. Essa área do sistema organiza seus pedidos e notas fiscais em uma mesma tela, facilitando seu processo de busca pelos itens no estoque, agilizando o envio dos produtos aos clientes. Você pode, também, usar o leitor de código de barras, e imprimir etiqueta e DANFE ao finalizar o processo. Confira:

Além disso, o Tiny oferece a extensão Curva ABC. O recurso mostra os produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento, facilitando a organização do seu estoque.

Dúvidas frequentes

 

  • É o processo logístico de localização, coleta e separação de um produto dentro do estoque após a venda deste item.
  • - Picking discreto - Picking por onda - Picking por zona - Picking por lote - Bucket Brigades
  • Podemos dividir o processo de picking em: localização do produto → coleta → movimentação → documentação do processo

👉 Agora que você já está por dentro do processo de picking, está na hora de conhecer o próximo passo no caminho do produto. Clique aqui e saiba mais sobre a etapa de packing.

    post anterior
    Devolução de produto e arrependimento de compra: guia completo
    próximo post
    Entenda o que é o mapa da jornada do cliente e por que ele é importante para as vendas na internet
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.