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Por que a separação de pedidos é tão importante na logística?

Por que a separação de pedidos é tão importante na logística?

06.04.2020 por Laika em Logística

A economia de tempo e diminuição de erro são duas vantagens de organizar a separação de pedidos. Saiba mais sobre como essa rotina impacta o seu negócio.

O processo de separação de pedidos, também chamado de picking, tem papel de grande relevância nas atividades de um e-commerce. Ele atende ao fluxo do pedido de vendas e merece todo o cuidado para ser realizado da melhor forma possível.

O e-commerce continua em expansão e, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a previsão é de um crescimento em torno de 43% em 2020. Para quem planeja expandir e atuar também no mercado online, é fundamental oferecer excelência nessa etapa do processo.

Neste post, você vai aprender mais sobre o processo de separação de pedidos, toda a sua importância dentro da logística e como otimizar a rotina da operação para vender online. Boa leitura.

Como funciona o processo de separação de pedidos?

A separação de pedidos pode ser um processo simples, desde que todos os produtos estejam organizados em seus devidos lugares para facilitar o recebimento da demanda, identificação dos produtos e expedição da mercadoria.

Quando a operação é pequena, um funcionário consegue realizar todo o processo de backoffice. Ele receberá o pedido, emitirá as notas, fará a separação e em seguida a embalagem das mercadorias para despacho — um processo que mesmo em pequenas operações requer organização para cumprir os prazos mantendo a qualidade.

Porque é essencial saber mais sobre separação?

Para garantir que as operações sejam bem-sucedidas, quem trabalha no estoque deve saber onde os produtos estão armazenados, quais são os de maior giro e os que exigem cuidados especiais de manuseio.

Dica:

O Tiny ERP possui o relatório de giro de estoque, ideal para que você saiba quais são os produtos com menos vendas. Assim, fica fácil identificar itens que podem fazer parte de uma ação promocional, por exemplo.

Logo que o usuário realizar a compra online, a empresa receberá o pedido de venda com um prazo determinado de entrega, por isso, a disposição e organização dos produtos é necessária para facilitar a separação. Assim, cada etapa será atendida sem atrasos.

Se por um equívoco na hora do envio, o cliente receber um produto que não comprou e não está esperando, certamente a loja perderá credibilidade e terá custo para corrigir. Esse erro pode custar toda a lucratividade desta venda ou mesmo, trazer prejuízo para esta operação.

Além disso, o volume de vendas entregues dentro do prazo, deve estimular a recompra e melhorar o faturamento. Quanto mais eficiente o trabalho no estoque, mais aumentam as chances de satisfação e fidelização dos clientes. Ações que incrementam velocidade no seu processo interno podem ajudar a aumentar as vendas no seu e-commerce.

Tudo isso pode ser simples se todos se empenharem para a organização do processo de separação, mantendo os produtos em seus lugares, com espaços determinados e facilidades na movimentação interna.

Ter a certeza de que o produto despachado corresponde à lista do pedido, dá à equipe e à empresa o sentimento de dever cumprido. Quando o cliente receber sua mercadoria e se sentir feliz com a experiência de compra, todo esforço terá valido a pena.

Qual a importância do picking organizado para a logística da empresa?

Os motivos para dar total importância ao processo de separação de pedidos são diversos. O maior deles está na preocupação que a empresa deve ter em alinhar seus processos e operações para gerar satisfação aos clientes.

Com um processo bem mapeado, funcionários capacitados e operação otimizada, será possível perceber os benefícios para a logística do e-commerce. Confira algumas das principais vantagens.

Economiza tempo

Assim que a venda é realizada e o pedido for recebido no estoque, mesmo que apenas uma pessoa esteja trabalhando é possível simplificar e agilizar a operação, separando todos os itens da lista de uma só vez.

Dica:

Com o módulo de separação do Tiny, você pode organizar a separação por pedidos ou por produtos, para que cada item seja escolhido de forma correta para o envio, tudo sem perder a agilidade.

Em vez de acumular a separação na hora do despacho e gerar um gargalo na expedição, haverá uma margem de tempo para execução. Dessa forma, é possível melhorar o desempenho do funcionário ou da equipe que realizará mais atividades em menos tempo, colaborando para o aumento sistemático da produtividade.

Módulo de separação de mercadorias no Tiny ERP
Módulo de separação de mercadorias no Tiny ERP

Diminuição dos erros durante a expedição

Separar os pedidos na hora do despacho, ou seja, em cima da hora, pode impactar uma das etapas mais importantes na separação de pedidos: a conferência. O tempo empregado em um processo acelerado aumenta as chances de erros que podem causar retrabalho e a falta de confiança por parte do cliente.

Dica:

O Tiny permite a conferência dos itens separados, inclusive com leitor de código de barras. Dessa forma, os produtos são separados e enviados aos clientes com menor possibilidade de engano.

Com a separação organizada, o estado de urgência para entregar os pedidos na expedição dá lugar a um trabalho bem elaborado, organizado dentro da rotina e dos prazos, sem correria ou aquela sensação de que algo importante deixou de ser executado.

Conferência e embalagem dos produtos vendidos
Conferência e embalagem dos produtos vendidos

Aumento da satisfação do cliente

Qualquer empresa sabe que sua permanência no mercado depende de fatores importantes, entre eles a satisfação do cliente.

Sendo assim, ao separar os pedidos e entregar corretamente no tempo estipulado, os clientes se sentirão satisfeitos, aumentando o nível de encantamento e as chances de vê-lo comprar novamente.

O que pode ser feito para otimizar o processo de separação de pedidos?

Uma rotina otimizada deixará o processo mais redondo, ágil e transparente. Dessa forma, organizar o espaço físico, que possibilite uma sequência lógica de separação, trará eficiência e dinamismo dentro do estoque. Separamos algumas ideias que facilitam o processo de separação de pedidos:

  • ter um estoque organizado e identificado;
  • ordenar os produtos considerando o volume e frequência de venda;
  • ter uma mesa de trabalho limpa, ordenada com os itens que precisa a mão (com rápido acesso);
  • montar kits que mais giram para agilizar a separação;
  • padronizar as ações de separação.

Além disso, é essencial que o recebimento de mercadorias siga um padrão que viabilize e facilite a identificação de cada item para armazenamento correto, colocando em local estratégico aqueles produtos que saem com mais frequência.

De que forma a tecnologia pode auxiliar na separação?

A tecnologia tem papel importante na otimização da rotina de trabalho, sobretudo no recebimento do pedido, geração da lista de produtos, separação de itens, expedição e despacho.

Por isso, implementar um sistema ERP para gestão do e-commerce, como o Tiny, possibilita o processamento da venda e a comunicação imediata com o setor responsável pela separação do pedido, onde criará um processo padronizado, com menor incidência de erros e retrabalhos.

Um sistema que auxilie na separação de pedidos vai permitir o melhor gerenciamento dos recursos da sua empresa, como o aumento significativo da eficiência na operação, resultando em um negócio funcional e confiável, que são elementos essenciais para alcançar a vantagem competitiva no mercado.

Conheça mais sobre a separação no Tiny ERP

Agora que você entendeu o impacto da separação de pedidos para a eficiência da gestão de estoque, confira o artigo em que detalhamos os conceitos de picking e packing e sua importância para a logística.

Referências: 
Compextec
Lotus Logística
Senior.com