Bem-vindo ao blog do Tiny

Atributos do Mercado Livre –  o que são e quais os benefícios?

Atributos do Mercado Livre – o que são e quais os benefícios?

15.03.2019 por Daniela Borsoi em Marketplace

Os atributos do Mercado Livre são características dos produtos que melhoram sua exposição no marketplace. Preencha os atributos diretamente no Tiny.

Ao anunciar produtos no Mercado Livre, é possível que sejam utilizadas características específicas, a fim de melhorar a visibilidade do anúncio. São os atributos do Mercado Livre. Recentemente, o processo de catalogação de produtos foi modificado, com possibilidade de usar atributos opcionais no cadastro dos produtos anunciados.

O Tiny ERP tem integração direta com o Mercado Livre e permite o mapeamento dos atributos. Neste conteúdo, aprenda o que são atributos do Mercado Livre e ainda como fazer o mapeamento dentro do Tiny ERP.

O que são atributos do Mercado Livre?

Os atributos do Mercado Livre são características acrescentadas em cada produto, a fim de deixá-lo com mais informações para os compradores. Por exemplo: se você estiver vendendo roupas, poderá informar dados da ficha técnica, como tipo de manga, ocasião, gola, gênero, etc. Esta informação extra é um atributo.

O objetivo é tornar os cadastros dos produtos mais completos, para melhorar a experiência dos consumidores, que vão encontrar os produtos com mais facilidade e ainda com as informações necessárias para decisão de compra.

O Mercado Livre recomenda que sejam preenchidos o maior número de atributos, mesmo quando forem considerados opcionais, para otimização do cadastro e melhor posicionamento dos anúncios no marketplace.

Benefícios de usar atributos no Mercado Livre

Utilizar os atributos faz com que o anúncio de um produto seja mais completo. Se informações como código de barras, marca e MPN (Manufacturer Part Number – Número da peça do fabricante) estiverem preenchidas, os benefícios acabam sendo maiores. As principais vantagens são:

  • Melhor exposição do anúncio no Mercado Livre;
  • Melhor SEO, ou seja, otimização do anúncio;
  • Maior relevância do anúncio;
  • Cliente encontra com mais facilidade o que busca.

Como mapear os atributos do Mercado Livre no Tiny ERP?

O Tiny permite a utilização dos atributos para que os anúncios contenham mais informações e estes fiquem melhor posicionados no canal de venda. Se o seu produto estiver no topo das buscas, a chance de conversão em vendas é maior.

Para mapear os atributos no Tiny, realize os passos a seguir:

Passo 1

Acesse Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos e edite o mesmo. Na aba E-commerce, clique em adicionar anúncio.

Passo 2

No campo E-commerce, selecione a loja do Mercado Livre. Ao lado, em Identificador do produto no e-commerce, informe o código do produto e no campo Descrição, preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce. Em Descrição complementar informe as informações adicionais do produto.

Passo 3

Na aba Atributos, é possível informar os atributos que serão enviados para o e-commerce, e este é opcional. O campo Atributo no e-commerce é de maior importância, pois vai criar o vínculo do produto com o Mercado Livre. No campo Valor do atributo, é possível informar o valor conforme o atributo.

Passo 4

A ação Utilizar atributos do produto, utiliza os dados já informados na aba atributos do produto. Na ação Sugerir atributos do Mercado Livre, é possível verificar os que estão disponíveis para a categoria do produto. Selecione os desejados e clique em adicionar. Nas opções que possuem lupa, é possível pesquisar pelos valores disponíveis.

Tela de mapeamento dos atributos do Mercado Livre no Tiny
Mapeamento dos atributos do Mercado Livre no Tiny

Passo 5

Ao enviar este produto para o e-commerce, caso os atributos não estejam preenchidos, uma mensagem de erro será mostrada e eles poderão ser editados em Editar atributos.

Concluindo

Os atributos do Mercado Livre são as características do produto, e são importantes para que os anúncios sejam melhor posicionados dentro do marketplace.

Com o melhor posicionamento, os consumidores vão encontrar os produtos com mais facilidade, o que pode aumentar a conversão das vendas.

Se você utiliza o Tiny para anunciar um ou diversos produtos no Mercado Livre, pode realizar o mapeamento dos atributos com facilidade e melhorar seus anúncios.

Agora, se você quer começar a utilizar o Tiny para organizar suas vendas do Mercado Livre, veja abaixo como é fácil configurar sua conta:

Referências:
Developers Mercado Livre