Bem-vindo ao blog do Tiny

Importância da conciliação financeira para um marketplace

Importância da conciliação financeira para um marketplace

19.03.2020 por Cesar Augusto Tonetti em Marketplace

Veja qual a importância da conciliação para as empresas e como ela torna a organização financeira mais prática.

Ter um negócio exige muita organização, afinal, sem ela, serão grandes as chances de que a empresa não sobreviva por muito tempo. Existem inúmeras soluções disponíveis para auxiliar na gestão do negócio.

Um grande desafio dos e-commerces é concentrar os recebíveis e pagamentos em um único lugar. Muito do tempo e energia que poderiam ser investidos no desenvolvimento e geração de valor para o negócio, são desperdiçados realizando a conciliação financeira manualmente. Portanto, ter todas essas informações concentradas em um só ambiente, pode ser um divisor de águas em seu negócio.

Importância da conciliação para marketplaces

O marketplace é um dos modelos de negócio que mais cresce, afinal, reúne centenas de lojistas e produtos em um mesmo espaço, o que possibilita que milhares de vendas sejam feitas todos os dias.

Em pesquisa divulgada pela UPS Pulse of the Online Shopper 2019, realizada pela PwC, informa que no Brasil, 95% dos consumidores compram em marketplaces e cerca de 44,1% pretendem comprar mais produtos por esse meio em 2020.

Para que os marketplaces consigam absorver este aumento de consumidores, devem estar munidos com boas ferramentas de gestão, principalmente de suas contas. É muito importante que os repasses sejam feitos da maneira correta, e é por isso que a conciliação financeira para marketplaces é indispensável.

Por que integrar um meio de pagamento ao ERP

A integração entre seu meio de pagamento e o ERP permite que as informações corram livremente entre os departamentos, sem interrupções.

Além disso, você terá um controle de contas otimizado, afinal, terá um sistema te auxiliando a organizar suas contas a pagar e seu fluxo de caixa. 

E por fim, emissão de boleto bancário se torna quase automático, afinal, a plataforma oferece uma ferramenta que funciona como um mediador com o banco, agilizando nesse processo.

A importância da conciliação financeira para o seu negócio

As empresas que realizam conciliação financeira têm um aumento de produtividade e controle de recebíveis eficaz, o que melhora a qualidade da tomada de decisões pelos gestores, pois as informações utilizadas são mais confiáveis.

Além disso, a conciliação busca manter a saúde financeira da empresa, e é necessária para qualquer negócio que atua com vendas e recebíveis, afinal dentro do processo é possível identificar as divergências monetárias e possíveis prejuízos ou lucros.

É na hora da conciliação de cartões que os e-commerces encontram alguns de seus principais problemas: vendas duplicadas, taxas indevidas e chargebacks e todos esses podem ser evitados com uma conciliação bem feita.

Como fazer a conciliação financeira para marketplace

Imagine que um marketplace contabilizou 100 vendas realizadas por um seller, porém ao fazer sua própria conferência, o lojista percebeu que, na verdade, efetuou 105 vendas no período e que não recebeu o valor correto de algumas dessas transações.

Se o lojista fizer a conciliação manualmente, será preciso conferir cada pedido e verificar se foram pagos, se houve chargeback, de quem é a responsabilidade pelo frete e pela transação realizada pelo meio de pagamentos online, entre outros serviços. Também é necessário analisar a comissão do lojista e, então é feito o repasse, repetindo o processo para cada venda.

Com esse exemplo, podemos notar que a conciliação financeira feita de forma manual, além de tornar o processo mais suscetível a erros, pode ser um trabalho exaustivo quando existe um grande volume de transações.

A tecnologia como aliada da conciliação financeira

A boa notícia é que já existem ferramentas capazes de tornar todo esse processo muito mais rápido e prático. Tudo começa com o split de pagamento para marketplaces, ferramenta que permite a divisão dos valores e comissões de cada lojista automaticamente.

Imagine que um cliente comprou 5 produtos de diferentes sellers. Com o split de pagamento, ele não precisa pagar por cada um deles separadamente, o que já é um grande benefício capaz de aumentar a conversão de vendas. Mas o melhor é que essa ferramenta também divide os valores relacionados a cada seller automaticamente, evitando o trabalho manual de separar cada transação por lojista.

Ainda de forma automática, o split payment, como também é chamado, recolhe o percentual destinado ao marketplace e repassa o valor excedente a cada loja, conforme comissões e taxas estabelecidas para cada transação e seller. Assim, reduz-se a possibilidade de erros e as partes ganham mais segurança para gerenciar os seus recursos.

Na Wirecard, por exemplo, o marketplace pode conciliar a conta recebedora e pagadora de forma independente e os lojistas têm total controle sobre os pedidos, pagamentos e lançamentos feitos pelo marketplace. Tudo isso com segurança e atualizações em tempo real.