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Como economizar tempo de gestão em marketplaces

Como economizar tempo de gestão em marketplaces

02.10.2020 por Melqui Sodre em Marketplace

Existem algumas formas de economizar seu tempo na hora de fazer a gestão dos marketplaces. Conheça algumas dicas da Venda Lá.

Um dos fatores cruciais que definem o sucesso nas vendas em marketplace é a agilidade de sua gestão. Uma das maneiras de encarar a gestão ágil é dividindo ela em 3 grandes categorias:

  • Produtos;
  • Pedidos / Expedição;
  • Pós-vendas.

Cada uma dessas categorias são, ao mesmo tempo, independentes e interligadas, por isso, a agilidade nos processos que são desenvolvidos prioritariamente dentro de uma dessas categorias, resulta também em um ganho de produtividade nas demais.

Produtos 

Os principais processos que envolvem produtos na gestão são os primeiros pelos quais os vendedores de marketplace passarão. Dentro deles, existem maneiras de torná-los mais ágeis e mais seguros.

Cadastro de Produtos

Para iniciar as vendas em marketplaces é necessário que você cadastre os produtos que pretende vender no canal. Se você realiza o cadastro de seus produtos diretamente pelo painel do marketplace, essa é a primeira dica: não faça isso. Utilize um sistema que possa te ajudar nesse e em todos os outros processos que serão citados.

Existem diferentes maneiras e necessidades quando pensamos em cadastrar produtos em marketplaces. Pensando em um cenário onde você possui mais de 50 produtos para cadastrar, você deve considerar algumas opções que agilizarão seu serviço:

1. Cadastro em massa: se você tiver a opção de cadastrar produtos em massa, essa opção sempre será mais ágil que cadastrar produtos unitários. Uma das grandes vantagens de cadastrar produtos em massa é iniciar ao mesmo tempo a venda de vários itens, ao invés de iniciar a venda produto a produto, a medida que forem sendo cadastrados. Se você está iniciando sua operação de vendas online, essa pode ser uma das melhores opções.

2. Cadastros novos com base em já existentes: essa é uma ótima opção para quem vai entrar em um novo marketplace. Cada marketplace possui características específicas para o cadastro de produtos. Contudo, se você já possui cadastros de produto em um marketplace, alguns sistemas possibilitam que você use esses cadastros como base para que você crie seus anúncios no novo marketplace. Esta opção te ajuda a ganhar muito tempo, uma vez que você precisará preencher apenas eventuais informações que sejam divergentes entre os marketplaces.

3. Copiar produtos de um marketplace para outro: essa é a melhor opção para quem vende em um marketplace está iniciando as vendas em outro. Alguns sistemas, como a Venda.la, possuem uma função que permite que você escolha todos os anúncios que você tem cadastrados em um marketplace e envie-os ao novo canal de vendas. Claro, essa não é uma opção facilmente disponível para todos os marketplaces. No caso da Venda.la, essa opção está disponível entre Mercado Livre e B2W Marketplace.

Edição / Atualização de Produtos

O cadastro, apesar de um ponto fundamental dentro da gestão de marketplaces, é um processo que demanda um investimento de tempo maior apenas no início. Já a edição e atualização de produtos nos marketplaces é um processo realizado constantemente.

Dentro das principais alterações necessárias no cadastro de produtos em marketplaces, estão as atualizações de preço.

Nesse ponto, uma grande facilidade que você deve procurar é a possibilidade de edição em massa de seus produtos. Principalmente em épocas como Black Friday, você conseguir editar o preço de vários produtos ao mesmo tempo é crucial para aproveitar oportunidades e evitar prejuízos.

Claro, para que a opção seja de fato útil, é necessário que hajam possibilidades distintas de alteração de preço, como por exemplo por variável ou por porcentagem. Desta forma, você pode atualizar a porcentagem de preço vários produtos para aproveitar uma oportunidade de venda. 

A opção de atualização do status do produto em massa também é de grande importância, pois você pode ativar ou desativar produtos com agilidade em eventuais imprevistos.

Controle de Estoque

Está é uma das opções mais importantes dentro de uma gestão ágil e segura de marketplaces. O controle de estoque é fundamental para aumentar sua agilidade e, principalmente, evitar grandes prejuízos.

Podemos citar 4 grandes dicas para ter controle de estoque em marketplaces:

  • Tenha SKU e EAN no cadastro dos produtos;
  • Não espere seu estoque estar 100% organizado para começar o controle. O importante é começar;
  • Automação de processos;
  • Não esqueça dos Kits.

Tanto O SKU quanto o EAN são códigos essenciais para que seu controle de estoque seja eficaz, além de já serem indispensáveis no cadastro de produtos de alguns marketplaces.

Se você possui uma grande gama de produtos, não espere seu estoque estar 100% organizado no seu sistema antes de ativar o controle de estoque do sistema que você utiliza. Alguns sistemas, como a Venda.la, permitem que você ative o controle de estoque em massa, ou apenas em alguns produtos. Nesse caso, você consegue priorizar esse ajuste e tornar sua gestão mais eficaz instantaneamente.

Automatizar o controle de estoque é o ponto chave para quem quer vender em marketplaces. Tornar esse processo automático não só agiliza muito o trabalho de sua equipe, como também torna ele muito mais seguro, evitando erros humanos.

Pensando em um cenário onde você vende em 2 ou mais marketplaces, é impensável que você não consiga gerenciar automaticamente as baixas de estoque que ocorram em um marketplace e enviá-las para outro. Se você não dá baixa no estoque de um produto em um marketplace pela venda que ocorreu em outro, você está fadado a ter prejuízo com a venda de produtos que já não possui mais.

Controle de estoque automático é a chave para tornar sua gestão ágil e segura.

Pedidos / Expedição

A gestão de pedidos em marketplaces é a que fará maior diferença na sua operação e onde você conseguirá economizar mais tempo e dinheiro ao torná-la eficaz.

Quando pensamos em gestão de pedidos e expedição, estamos falando em todos os processos tomados pelo vendedor do momento em que ocorre uma venda no marketplace, ao momento em que o pedido é enviado ao cliente.

Atualização de Status

Dentro de uma gestão eficaz, o status é o responsável não só por determinar o estágio em que o pedido se encontra, mas também as próximas etapas que serão efetuadas.

Cada lojista pode e deve personalizar seus status da forma que lhe for mais adequada para tornar sua gestão eficaz e segura. Contudo, para tornar seu processo mais ágil, esteja sempre atento às atualizações automáticas de status do sistema que você utiliza. Normalmente, elas já preveem as situações indispensáveis dentro da gestão.

Se você conseguir eliminar etapas do seu trabalho ao ajustar seu processo de acordo com as atualizações e conferências automáticas o sistema faz, você estará ganhando muito tempo.

Emissão de NF-e

Emitir NF-e é importante e, na maioria dos marketplaces, indispensável. Exatamente por isso, os processos envolvidos na emissão de nota fiscal devem ser de grande prioridade.

Se tratando de emissão de nota fiscal, se você possui o cadastro do produto correto e completo, conforme dito acima, você já estará com um passo dado nesta etapa.

Procure maneiras de minimizar o tempo demandado para essa tarefa. Com alguns sistemas, você conseguirá transformar o processo de emitir NFe para vários pedidos em apenas um clique. 

Com a Venda.la, você consegue automatizar a emissão de NFe em seu ERP, ou seja, deixar que o próprio sistema emita a nota fiscal automaticamente assim que o pedido é conferido. 

Além de emitir a NFe, na maioria das vendas em marketplaces você precisará também enviar os dados da nota para o canal de venda de origem do pedido. Se o seu sistema fizer essa devolução de dados automaticamente, você também estará economizando um grande tempo de gestão, já que em alguns marketplaces as etiquetas de envio só são liberadas após essa devolução.

Etiquetas de Envio

A malha logística do Brasil recebeu um grande investimento nos últimos anos. Atualmente, o lojista tem muitas opções para o envio de seus pedidos, mas, ao mesmo tempo, ele precisa estar atento e conectado a todas essas soluções.

Trata-se de um dos setores onde os marketplaces mais investiram e continuam investindo. Prova disso são os serviços de logísticas oferecidos pelos próprios canais de venda, como Mercado Envios, Magalu Entregas, B2W Entregas, etc.

Para economizar tempo com a gestão de etiquetas de envio, é essencial que você esteja utilizando as melhores opções que o marketplace te oferece e que seu sistema consiga, a exemplo das notas fiscais, minimizar seu trabalho nesse processo.

Alguns sistemas, como a Venda.la, podem fazer o processo de emissão de Etiquetas de Envio e PLP de forma automática. Dessa maneira, você consegue emitir as etiquetas rapidamente, resgatando elas do marketplace ou diretamente de seu contrato com os Correios ou com a transportadora.

Além disso, a Venda.la tem uma função que imprime as Etiquetas e as NFes automaticamente. O pedido chega, é conferido pelo sistema, a NFe é gerada em seu ERP, e já sai na impressora, junto à etiqueta de envio. É uma economia enorme do tempo investido para gestão em marketplaces.

Separação de Estoque

Se você conseguiu agilizar pelo menos 70% de tudo que foi dito até agora, sua separação de estoque naturalmente estará mais ágil. Isso porque sua expedição não precisa conferir se há de fato produto no estoque, pois seu sistema já fez o controle de estoque automático.

Sua expedição não precisará emitir e imprimir a NFe e a Etiqueta de Envio, porque o sistema já terá cuidado disso por você. O pedido estará no status correto também, restando à sua expedição de fato separar o produto no estoque, embalar e despachar.

Contudo, há processos que podem facilitar a separação de estoque, principalmente quando há um grande fluxo de pedidos. Como sua equipe faz essa separação? Levando as notas dos pedidos para o estoque e separando os produtos? Levando uma impressão do pedido?

Não são maneiras incorretas, pelo contrário. Contudo, uma dica para agilizar esse processo é fazer a impressão de uma folha de separação de estoque trazendo as informações necessárias para que sua equipe separe os produtos com agilidade e minimizando os erros possíveis.

Na Venda.la, por exemplo, essa impressão gera uma tabela com as principais informações do pedido, como código do pedido e do produto, imagem do produto, quantidade, variação, etc. Dessa forma, sua equipe fará a separação com maior agilidade e segurança.

Pós-vendas: o trabalho continua após o pedido ser enviado

Um erro comum entre muitos vendedores de marketplace é acreditar que seu trabalho está encerrado após o pedido ser despachado. Contudo, um pós-vendas bem feito pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

Mais uma vez, um sistema automatizado pode facilitar muito o seu pós-vendas. Os principais cuidados e as principais ações que você pode fazer em um pós-vendas com maior agilidade são:

  • E-mails transacionais de Pedido Entregue: se o sistema identifica que o pedido foi entregue e o marketplace permite que você envie e-mails transacionais, não deixe de enviar essa mensagem informando que o pedido foi entregue e perguntando se está tudo bem. Muitas vezes, essa pode ser a diferença entre uma troca e uma devolução;
  • Atenção às reclamações: fique atento às possíveis reclamações que seu consumidor pode fazer sobre o pedido no marketplace. Quanto mais rápido você identificá-las e respondê-las, maiores são as chances de minimizar os danos e prejuízos;
  • Atraso na Entrega: fique atento ao prazo de entrega do seu pedido. Se seu sistema conseguir lhe mostrar de maneira rápida esses atrasos, você tem a chance de ser ativo e informar isso ao seu cliente antes que ele entre em contato reclamando. Além disso, você pode identificar casos onde a encomenda voltou para o centro de distribuição responsável pela entrega e está aguardando que o cliente vá retirá-la. Nesses casos, seja ativo e informe seu cliente.
  • Cross-sell: existem técnicas para aumentar as vendas que podem ser usadas em alguns marketplaces. O Cross-sell é uma delas. Se você conseguir manter o contato com esse comprador após a venda, você tem a chance de oferecer a ele produtos complementares à compra anterior. Isso aumentará as chances de conversão, pois você estará oferecendo um produto com grandes chances de ser do interesse do consumidor, para a pessoa certa e em um momento certo.

Tornar sua gestão mais ágil é uma das maneiras mais seguras e sustentáveis de conquistar sucesso nos marketplaces e expandir seus canais de venda evitando prejuízos.

Faça uma análise de todo o seu processo de gestão hoje e trace todos os possíveis pontos de melhora.