Bem-vindo ao blog do Tiny

Perguntas do Mercado Livre e a reputação do seller no marketplace

Perguntas do Mercado Livre e a reputação do seller no marketplace

17.04.2020 por Daniela Borsoi em Marketplace

Responder as perguntas do Mercado Livre de forma ágil é fundamental para a reputação dos sellers do marketplace. Veja como o Tiny torna essa rotina organizada e eficiente.

Ao anunciar produtos no Mercado Livre, o seller (vendedor) precisa ter em mente que manter uma comunicação saudável com os possíveis compradores é fundamental para sua reputação no marketplace.

O Mercado Livre possui um recurso que permite que os compradores façam perguntas aos vendedores, com o intuito de sanar suas dúvidas sobre os itens anunciados.

As perguntas do Mercado Livre podem ser classificadas basicamente em três tipos:

Operacionais: quando o possível comprador tem dúvidas sobre a compra.

Exemplos:
Como faço para realizar a compra?
Quanto custa o frete para minha cidade?
Como você vai enviar os produtos?
Você tem estoque para este produto?

Técnicas: quando existem dúvidas sobre características dos produtos à venda.

Exemplos:
Qual a capacidade deste produto?
Qual o tipo de tecido?
Quais suas funcionalidades?
Como posso usar este produto?

Proposta: quando as dúvidas são referentes a negociações.

Exemplos:
Se eu comprar, posso retirar em mãos?
Fiz duas compras, você pode me enviar na mesma embalagem?
Consegue me enviar o produto hoje?

As perguntas recebidas podem ser usadas a favor de quem está vendendo no Mercado Livre. Faça uma planilha e organize colunas conforme as classificações acima. Para cada classificação, reúna as perguntas feitas pelos sellers.

As respostas para estas perguntas podem ser utilizadas como novas informações para o anúncio, tornando-o mais completo e auxiliando o cliente na decisão de compra. Quanto menos dúvidas o comprador tiver, maiores são as chances de conversão em vendas.

Dificuldade do seller X Solução no Tiny

A reputação no Mercado Livre é importante para o seller, já que ela é uma das responsáveis por classificar os anúncios dentro do marketplace. Quanto melhor for a reputação do seller, melhor será a posição dos seus anúncios nos resultados das buscas, o que pode aumentar a conversão de vendas. Uma das formas do Mercado Livre avaliar a reputação dos sellers, é através do tempo de resposta para as perguntas feitas pelos compradores.

A gestão destas perguntas pode ser realizada no Mercado Livre, ou então, no Tiny ERP. O intuito do Tiny é centralizar todos os processos de backoffice do e-commerce, para que as rotinas se tornem fluídas e organizadas. 

Por este motivo, o ERP conta com um recurso onde é possível receber as perguntas dos possíveis compradores e respondê-las de forma rápida, inclusive de múltiplas contas no marketplace. A comunicação entre seller e consumidor fica mais fácil e ainda contribui para a melhora da reputação.

Como responder as perguntas do Mercado Livre no Tiny

Para ter acesso às perguntas do Mercado Livre dentro do Tiny é preciso:

  1. Ter a integração com o Mercado Livre configurada no Tiny. Conecte quantas contas precisar;
  2. Instalar a extensão “Perguntas do Mercado Livre”. Ela se encontra em Menu > Extensões do Tiny.

Após a instalação, acesse Menu → Vendas → Perguntas do Mercado livre para verificar as perguntas recebidas.

Para facilitar, você pode utilizar os filtros para exibir as perguntas não respondidas ou as já respondidas. Caso possuir mais de uma conta Mercado Livre configurada no Tiny, poderá selecionar e visualizar as perguntas de todas as contas, ou então de uma conta específica.

As perguntas que precisam ser respondidas são exibidas na lateral esquerda. Para responder, é só clicar sobre a pergunta e escrever a resposta na caixa de texto localizada à direita.

Tem ainda perguntas para responder? Sem problemas. Com a solução do Tiny você pode continuar respondendo ao clicar em Próxima pergunta.

Central de notificações

Para você ficar sempre por dentro das novas perguntas, acompanhe a central de notificações, que pode ser configurada para que as notificações apareçam em tempo real em até dois dispositivos diferentes, não sendo IOS. 

Para usar este recurso, é preciso:

  1. configurar uma integração com o Mercado Livre no Tiny;
  2. instalar a extensão de OMS no Tiny, disponível para os planos Essencial e Grande;
  3. instalar a extensão Perguntas do Mercado Livre.

A configuração de notificações pode ser feita em Menu → Configurações → Aba Geral → Central de notificações. É preciso acessar cada dispositivo que deseja receber as notificações para configurar, por exemplo, um computador e um smartphone. Para cada dispositivo, vai poder escolher qual a melhor forma de receber as notificações:

  • Apenas no Tiny ERP: veja na central de notificações (sino do menu do usuário);
  • No navegador utilizado: receba um lembrete na tela; 
  • Em ambos os locais.

Com as configurações feitas, é só clicar em “Ativar dispositivo” e adicionar uma descrição para facilitar na hora de identificar o dispositivo.

Dica: as notificações serão informadas mesmo se você não estiver logado em sua conta no Tiny. 

Responda as perguntas sempre com agilidade, pois é importante para a sua reputação no Mercado Livre. Aproveite os recursos que o Tiny oferece e otimize o backoffice de todos os canais de venda.

Caso precisar, acesse a ajuda do Tiny e leia mais sobre as configurações da extensão Perguntas do Mercado Livre:

Responder perguntas do Mercado Livre no Tiny