Bem-vindo ao blog do Tiny

Separação dos pedidos do Mercado Livre

Separação dos pedidos do Mercado Livre

06.05.2020 por Daniela Borsoi em Marketplace

A separação dos produtos vendidos no Mercado Livre precisa ser organizada para evitar erros na hora do envio. Veja como o Tiny ERP pode te ajudar.

Aumentar as vendas no e-commerce é sempre um desafio. Junto ao crescimento do faturamento, é preciso manter a operação organizada. Cada pedido precisa ser enviado com agilidade e sem erros para garantir a satisfação do cliente.

Além disso, o envio correto das mercadorias evita erros de estoque, afinal, o produto vendido deve ser o mesmo produto que será enviado. 

Se você é um seller, vendedor do Mercado Livre, a realidade é a mesma. Quer saber como facilitar a separação dos produtos e evitar falhas? É o que vamos te explicar neste post.

Dificuldade do Seller X Solução do Tiny

Quem compra produtos online, quer receber o produto correto em sua casa, afinal é frustrante receber a mercadoria errada. A boa experiência de compra se vai, e com ela, a credibilidade que a loja tinha com o cliente.

Separar as mercadorias vendidas no Mercado Livre e em outros canais de venda é uma rotina que exige atenção. Por isso, processos de conferência podem fazer grande diferença.

Você pode apenas entregar um pedido, sem a certeza de que os produtos certos foram enviados, ou então entregar o pedido correto, com agilidade e exatidão, mantendo o prazo de entrega. No fim das contas, a lição é que o cliente quer comprar, receber e ficar feliz com sua compra. 

Além da compra frustrada, outro impacto que o envio incorreto dos produtos causa é a confusão no controle dos estoques.

Se um cliente comprou uma bola de basquete e a loja enviar uma bola de tênis, o estoque dos dois produtos ficará errado, visto que o item que saiu do depósito da loja é diferente do item lançado no sistema, necessitando de correção.

Estoques incorretos acabam impactando nas compras e a bola de neve só aumenta. Isso que nem falamos dos custos que serão envolvidos no processo de troca e até mesmo cancelamento do pedido.

Estas são algumas das dificuldade enfrentadas pelos sellers do Mercado Livre. Receber os pedidos do marketplace e separar os produtos de forma correta é um processo que exige a precisão oferecida pelo Tiny ERP.

O Tiny ERP ajuda os sellers através do módulo de separação, fazendo com que os processos de separação, conferência e embalagem dos pedidos se tornem mais eficazes e com margem mínima para erros.  

Agora vamos entender como funciona o módulo de separação no Tiny e como ele auxilia os sellers a organizarem suas vendas para melhor experiência de compra dos clientes.

Módulo de separação no Tiny

Para começar a utilizar o módulo de separação do Tiny, é preciso instalar a extensão, caso ainda não a tenha em sua conta. Esse recurso pode ser encontrada em Menu → Início → Extensões do Tiny, clique em instalar a extensão. O módulo de separação pode ser utilizado por qualquer plano do Tiny e não tem custo para o usuário. 

Após a instalação, você já pode começar a utilizar o módulo para organizar o processo de separação do que foi vendido no Mercado Livre ou em outros canais de venda.

Configurando o módulo de separação

Para dar início às configurações do módulo, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Separação

Nas configurações, você pode escolher as opções conforme a necessidade da sua empresa: 

  • Envio para a separação: Escolha como será realizado o envio das vendas para a separação, que poderá ser de forma manual, ou então de forma automática ao salvar o pedido, ao aprovar o pedido, ao salvar a nota fiscal ou ao autorizar a nota fiscal;
  • Imprimir observações internas da venda na separação: Se você marcar como Sim, sempre que o campo Observações internas estiver preenchido, elas serão impressas no módulo de separação;
  • Autorização da nota fiscal ao concluir embalagem: A nota fiscal será automaticamente autorizada ao finalizar a embalagem do pedido se você permitir;
  • Confirmar nº de volumes ao término da embalagem: Para validar o número de volumes ao finalizar o processo de embalagem, selecione a opção Sim. Lembramos que essa validação é realizada apenas para embalagem individual ou por pedido.

Utilizando o módulo de separação

O processo de separação indica quais são os pedidos de venda ou notas fiscais que precisam ter produtos separados para envio aos clientes. Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos, lembrando que cada operação é única, então realize as etapas conforme as necessidades do seu negócio:

Passo 1

Após receber os pedidos do Mercado Livre, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda ou Notas Fiscais → Selecione os pedidos ou notas que desejar → Mais ações → Enviar para separação. Quando você envia os pedidos ou notas para a separação, eles ficarão Identificados por seu marcador, um S na coluna integrações.

Depois, acesse Menu → Vendas → Separação para verificar a situação dos pedidos e notas fiscais dentro do módulo. Eles estarão separados em abas para facilitar o processo de identificação. 

  • Aguardando separação: serão listadas somente as vendas que não foram separadas;
  • Em separação: são listadas as vendas que estão em processo de separação no momento;
  • Separadas: são listadas as vendas que já foram separadas;
  • Embaladas (checkout): estão as vendas que foram separadas e que já passaram pelo processo de embalagem.
Tela de separação de mercadorias no Tiny
Tela de separação de mercadorias no Tiny

No menu de filtros, você poderá filtrar pela data em que os objetos foram enviados para separação ou pela data dos pedidos, ordenar por mais antigas ou mais recentes, ou ainda pela forma de envio.

Passo 2

Você pode escolher se deseja separar apenas alguns pedidos selecionados ou então todos de uma só vez. 

Dica:

Se você escolher separar por pedido ou nota fiscal, será necessário marcar os produtos das vendas conforme a separação ocorre fisicamente, para que você saiba quais pedidos já foram separados.

Se preferir separar por produto, conforme a separação física dos produtos for acontecendo, você deve ir marcando os itens separados até que complete um pedido.

Se quiser separar todos os pedidos de uma só vez, basta clicar no botão Separar pedidos (ctrl + s). Uma lista de opções aparecerá para você escolher entre:

  • Abrir lista de separação: você poderá escolher se a separação de mercadorias será por produtos ou por pedidos e notas. Com a conclusão, esta ação altera a situação dos pedidos para “em separação”;
  • Imprimir lista de separação: escolha entre imprimir de forma agrupada por pedidos/notas ou então por produtos. Esta ação altera a situação dos pedidos para “em separação”;
  • Marcar como separado: altera a situação dos pedidos para “separado”.
Separação de mercadorias no Tiny, por produtos ou por pedidos e notas
Separação de mercadorias, por produtos ou por pedidos e notas

Caso queira separar alguns pedidos específicos, selecione-os e escolha a ação seguinte, entre imprimir separação, separar pedidos e embalar pedidos.

Embalando os produtos

Com os produtos separados, é hora de embalar as mercadorias para poder enviar aos clientes. Este processo tem um papel fundamental, que é o de conferência dos itens que foram separados anteriormente. Esta é uma forma de garantir que os produtos certos estão sendo enviados aos clientes certos, evitando problemas com estoque e a insatisfação dos clientes.

No módulo de separação, na aba Separadas, você pode escolher entre embalar todos os pedidos de uma só vez, ou conforme a necessidade. 

Embalagem de produtos no Tiny ERP
Embalagem de produtos no Tiny ERP

Para embalar todos de uma vez, é só clicar no botão Embalar pedidos (ctrl + e). Assim como na separação de mercadorias, você pode optar por embalar por pedido ou por produto, já conferindo os produtos de cada pedido que recebeu no Mercado Livre.

  • Embalar por pedido: você pode escolher por número do pedido, número da nota fiscal ou pela chave de acesso. Quando for inserida a informação, começa o processo de embalagem. Conforme forem inseridos os itens na embalagem do pedido, o Tiny reconhece e confirma a existência deste item no pedido. Com todos os produtos do pedido inseridos na embalagem, o usuário pode imprimir as etiquetas, atualizar volumes ou partir para uma nova embalagem;
  • Embalar por produto: conforme os itens forem acrescentados na separação por produtos, os pedidos são liberados para embalagem. Quando todos os itens de um pedido forem reconhecidos, você poderá imprimir as etiquetas de volumes para poder enviar os pedidos.

Dica:

É muito legal abrir esta tela usando um tablet ou iPad, desta forma você não precisará imprimir a lista de separação, mas sim apenas marcará os checkboxs no Tiny. Ao final do processo físico, no mesmo momento, os produtos estarão separados no sistema também. 

Independente da forma de embalagem escolhida, se vai ser por pedido ou produto, você pode buscar os itens pela descrição, SKU, GTIN ou número de série.

Ao buscar por GTIN, você poderá utilizar um leitor de código de barras, desde que o código esteja corretamente cadastrado no Tiny ERP.

Para quem precisa buscar o produto pelo número de série, é importante ressaltar que o produto precisa ter recebido o Número de série na entrada da nota fiscal de compra, assim será possível localizar o produto corretamente.

Agora que você já separou os pedidos e realizou a conferência, está liberada a embalagem do pedido. Você pode até aproveitar este momento para enviar junto ao pedido algum mimo ou condições especiais para compras futuras. É uma forma de agradar o cliente e, quem sabe, incentivar uma compra futura. Seja criativo!

Dica da Dani, do time de marketing da Tiny

Quando você completar a separação dos itens, de forma automática o pedido finalizado é transferido para a aba Embaladas, e você poderá emitir as notas fiscais, imprimir as etiquetas de envio e também enviar os pedidos para a expedição. Se você escolheu embalar todos os pedidos da listagem, clicando em Embalar próximo pedido (ctrl + enter), o ciclo será reiniciado para uma nova conferência.

Concluindo

Os processos organizados de separação dos pedidos do Mercado Livre faz com que sua operação de backoffice seja ágil, com menor possibilidade de erros. Seguindo uma rotina, você garante maior controle em sua empresa e boas experiências para quem está comprando. Em resumo, a separação recomendada de pedidos do Mercado Livre passa pelas seguintes fases:

  • Recebimento dos pedidos do Mercado Livre;
  • Separação das mercadorias, por pedido ou por produto;
  • Embalagem por pedido ou por produto;

Nesta lista, não colocamos a emissão das notas fiscais, impressão de etiquetas de envio e expedição, pois tudo depende da forma com que sua empresa organiza os processos. Você já utiliza o módulo de separação do Tiny em sua empresa? Como ele ajuda a otimizar a rotina?