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Confira as novidades da versão 3.19 do Tiny

Confira as novidades da versão 3.19 do Tiny

28.08.2020 por Daniela Borsoi em Nota de versão

Uma nova versão do Tiny ERP foi lançada. Confira as novidades que vão deixar sua rotina mais prática e ágil.

Todos os meses lançamos novidades no Tiny ERP. A ideia é proporcionar aos usuários novos recursos e funcionalidades para que suas rotinas sejam descomplicadas. 

A versão 3.19, lançada no dia 28 de agosto, trouxe 25 ideias implementadas, 192 votos no canal de ideias e 31 melhorias desenvolvidas. Com isso, simplificamos a rotina de envio de produtos para a B2W, desenvolvemos uma nova integração logística e trazemos outras novidades para facilitar o seu dia a dia.

Conheça quais foram as principais mudanças realizadas nesta nova versão no webinar:

Conecte os produtos com a B2W

Através da B2W, os sellers podem anunciar seus produtos no Submarino, na Americanas e também na Shoptime, alcançando mais consumidores para potencializar as vendas. 

Implementamos um novo recurso que vai facilitar o envio de produtos do Tiny para a B2W. Até esta versão, após enviar o produto para a Skyhub, era necessário acessar o painel da Skyhub para enviar os produtos para a B2W.

Deixamos este processo mais simples para o seller. Agora, devido a API liberada pela B2W, o usuário consegue conectar os produtos que estão na Skyhub com a B2W, sem sair do Tiny. Com isso, é eliminada uma etapa na criação de anúncios, melhorando a experiência obtida neste processo. 

Funciona da seguinte forma:

  1. Primeiramente, realize a integração com a Skyhub, caso ainda não tenha feito;
  2. Acesse o cadastro dos produtos do Tiny e envie os que desejar para a Skyhub através do botão “Enviar para o e-commerce”; 
  3. Quando os produtos estiverem na SkyHub o usuário poderá conectar direto na B2W. E esta é a novidade! Selecione os produtos que já foram enviados para a Skyhub, clique em “Mais ações” e escolha “Conectar com a B2W”; 
  4. Será exibida a seguinte mensagem: “Os produtos serão enviados para a B2W. Você receberá uma notificação assim que o processamento for finalizado.”;
  5. Quando aparecer a mensagem de sucesso, os produtos já vão estar na fila de sincronização da B2W e os não relacionados no Tiny aparecerão listados abaixo;
  6. O resultado desta conexão pode ser verificado através da notificação criada automaticamente ou então acessando Menu → Cadastro → Produtos → Mais ações → Consultar envio a B2W. É importante ressaltar que esta tarefa é executada a cada 5 minutos e a consulta de 10 em 10, portanto pode levar alguns minutos para atualização dos status;  
  7. Quando tudo estiver finalizado, são criados os anúncios nos canais que foram mapeados na configuração da Skyhub. 
Enviar os produtos do Tiny ERP para a B2W.

Número do pedido no canal de venda

Agora é possível localizar o pedido conforme o número do pedido no canal de venda. Para isso, foi criada uma alternativa em Menu → Configurações → E-commerce → Configurações gerais. Adicionamos uma parametrização para o preenchimento do campo “Nº do pedido no e-commerce ou Nº da ordem de compra”.

Você poderá escolher entre duas opções: 

  • Identificador do pedido no e-commerce;
  • Número do pedido no canal de vendas.

Assim, temos duas situações que podem acontecer com os pedidos recebidos no Tiny:

  • Se o número do pedido no canal de venda estiver preenchido, este é considerado no campo de número do pedido, nas observações da nota fiscal e também nas pesquisas realizadas no Tiny; 
  • Se não estiver preenchido, é considerado o número do pedido no e-commerce, assim como era feito até esta versão.

Para que fique clara a diferença, vamos ver um exemplo. Vamos utilizar a Skyhub:

Integrador – Skyhub
Número do pedido no integrador – 4534876

Canal de venda – Americanas
Número do pedido no canal de venda – 37981

Sendo assim, ao escolher “Identificador do pedido no e-commerce”, será importada a informação da Skyhub. Se preferir “Número do pedido no canal de vendas”, será importado o número do pedido na Americanas.

Integração com a Frete Rápido

A logística é uma das rotinas mais importantes para quem trabalha com e-commerce. Cuidar bem desta etapa é fundamental para que os pedidos sejam entregues aos clientes dentro do prazo. 

Temos uma novidade para facilitar a rotina de logística na sua empresa. Desenvolvemos a integração com a Frete Rápido, primeiro hub de transporte 100% cloud da América Latina. 

Os recursos disponíveis para esta integração estão listados abaixo:

  • Busca das formas de envio disponíveis na Frete Rápido, conforme contrato do seller;
  • Cotação de fretes;
  • Contratação de fretes;
  • Impressão de etiquetas de envio.
Integração do Tiny ERP com a Frete Rápido

Cotação de fretes com a Total Express

O Tiny já possui integração com a Total Express. Para esta versão, foi desenvolvido mais um recurso, que é a cotação de fretes.

Com isso, o usuário consegue verificar quanto vai custar o frete dos seus pedidos de venda, antes mesmo de contratar efetivamente o serviço.

É importante ressaltar que cada usuário poderá fazer a cotação apenas das formas de envio que estão em seu contrato com a Total Express. 

Pedidos de Venda

Lançamos uma melhoria que vai trazer mais facilidade no dia a dia das empresas quando for necessário editar algumas informações nos pedidos de venda. 

Até o momento, era necessário estornar contas e estoques para fazer qualquer tipo de edição, e depois efetuar novamente os lançamentos, o que causava movimentações financeiras e de estoque no Tiny.

Agora, é possível realizar a edição de algumas informações sem que seja feito estorno. São dados que não causam qualquer tipo de impacto em outros módulos. 

Para utilizar este recurso, acesse a tela de pedidos de venda, clique no menu de contexto e selecione “Editar alguns dados”, que são:

  • Data prevista;
  • Data de envio (somente se na situação enviado);
  • Observações;
  • Observações internas.

Após editar estas informações, é só salvar o pedido e este será atualizado.

Lançamento de estoques quando o pedido for enviado 

Implementamos uma nova ação para o lançamento automático de estoques, que ocorre quando um pedido for marcado como “Enviado”.

Neste caso, o estoque pode ser lançado de duas formas, dependendo se o pedido possui ou não uma nota fiscal vinculada. Sendo assim:

  • Se não possui nota fiscal emitida: o estoque será automaticamente lançado no pedido de venda, quando este for marcado como “Enviado”;
  • Se possui nota fiscal emitida vinculada: o estoque será automaticamente lançado na tela de notas fiscais quando o pedido for marcado como “Enviado”.

Para usar esta configuração, acesse Menu → Configurações → Suprimentos → Configurações de estoque. Na opção “Lançamento de estoque para saídas”, escolha “Automático ao marcar o pedido como enviado”.

Lote e validade na DANFE

Recentemente lançamos a possibilidade de controlar lotes e validades através do Tiny. Agora, seguimos com melhorias solicitadas por usuários do Tiny, que podem trazer benefícios para as empresas e também para seus clientes.

As informações de lote e validade passam a ser impressas abaixo da descrição do item, na nota fiscal. Vamos citar duas situações onde essa informação pode ser útil:

  • Para a empresa: Quando a empresa imprimir a DANFE, essa informação pode ser utilizada para conferir se os lotes e validades incluídos na nota são os mesmos que foram separados para o envio aos clientes;
  • Para o consumidor final: Ele sabe exatamente qual o lote e a validade do produto que está adquirindo, antes mesmo da mercadoria chegar em sua casa. A DANFE enviada por e-mail já contém estas informações.

Envio automático do código de rastreio

Agora existe a possibilidade de enviar o código de rastreamento para o cliente de forma automática após concluir uma expedição. Com mais praticidade e menos cliques, você mantém seu cliente atualizado sobre a situação de envio do pedido.

Para que isso comece a funcionar em sua conta, é preciso efetuar uma configuração. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e, no campo “Enviar código de rastreio por e-mail ao concluir a expedição”, escolha Sim.

Pequenas Melhorias

  • Campo para observações internas nas Ordens de Compra;
  • Informação de qual usuário alterou a situação de um pedido no Tiny;
  • Ordenação por código nos produtos, clientes e fornecedores; 
  • Impressão do nome fantasia nas ordens de produção;
  • O campo de observações nas Ordens de Serviço passa a ver enviado para a NFS-e;
  • Filtro de vendedor no Relatório Financeiro de Vendas;
  • Possibilidade de não importar da Tray os produtos que não tem SKU;
  • Possibilidade de preencher o SKU do produto com o código do fornecedor ao importar XML de Nota de Entrada;
  • Relatório de saldos em estoque, com opção de escolha para depósitos que consideram ou não os saldos;
  • Integração com Tecnos para NFS-e, disponível para diversas cidades.